O trabalho em home office entrou de vez para a rotina dos profissionais e se tornou uma opção vantajosa para quem está começando um negócio. Esse novo comportamento tem até transformado o mercado imobiliário e de decoração, já que as pessoas passaram a se preocupar em ter um espaço de trabalho confortável em casa.
Esta é uma solução que pode tornar mais simples o início de um novo negócio, por exemplo, para profissionais prestadores de serviços que precisam de pouco espaço como contadores, advogados, jornalistas, profissionais de TI, influenciadores digitais produtores de conteúdo, vendedores, psicólogos, professores de idiomas, entre diversas atividades em muitos setores.
No entanto, quando tomamos o caminho do empreendedorismo, compartilhamos todos um sonho em comum, que é fazer nossa empresa crescer. Então, chega o momento que para seguir adiante precisamos de mais espaço e, para isso, definir qual estratégia melhor se encaixa em nosso perfil de negócio.
Qual o melhor ambiente para o seu negócio crescer?
Ao chegar a esse momento extremamente importante na trajetória de uma empresa, uma dúvida também se torna comum: levar sua equipe para uma sala comercial ou para um coworking?
Para tomar a melhor decisão, antes de qualquer coisa é preciso entender como sua empresa pode equilibrar suas possibilidades financeiras com o perfil e as necessidades da equipe e do negócio.
Por exemplo, alguns empresários sonham com um escritório próprio, espaçoso, ter sua própria sala em um ambiente muito bem decorado, etc. Contudo, essa é uma alternativa que exige investimentos muito altos.
Um escritório é um ecossistema vivo. Isso significa que ele demanda muito dinheiro, não apenas para preparar um espaço do zero, como também para mantê-lo em funcionamento e sua manutenção, principalmente se for uma equipe grande.
Agora, imagine um cenário hipotético no qual o dinheiro não seja o problema: você se tornou muito bem-sucedido rapidamente e não pretende se preocupar em economizar para realizar o seu sonho de uma sede em um condomínio empresarial incrível para a sua empresa.
No entanto, você conta com um time ainda pequeno, jovem e que trabalha com a criatividade, ou seja, alcançando resultados melhores em um ambiente mais pulsante e propício à troca de ideias e networking. Será que, mesmo tendo dinheiro à disposição, investir numa sala comercial própria é a melhor opção do ponto de vista estratégico?
O que você deve levar em consideração para fazer a melhor escolha?
Você já conseguiu perceber como é importante encontrar onde está esse ponto de equilíbrio do seu modelo de negócio e que tomar essa decisão não se trata apenas de uma questão financeira?
Então, agora, veja os fatores que você deve observar e colocar nessa balança:
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Custos
Fizemos o alerta de que a questão financeira não é o único detalhe que vai guiar sua escolha, ainda assim, ela é algo muito importante, principalmente para quem está começando. Gastos em excesso e sem estratégia podem definir se o seu negócio terá um futuro tranquilo ou difícil, e se será um sucesso ou uma dor de cabeça.
Ao alugar ou comprar uma sala comercial própria, você precisa considerar todos os custos envolvidos, que não são poucos: obras de adequação, mobiliário garantindo a ergonomia e saúde de seus colaboradores, água, luz, energia elétrica, internet, dispositivos eletrônicos como computadores e ainda o reparo e a reposição de tudo isso em caso de necessidade.
Você não pode esquecer nem do cafezinho das pausas e a equipe de apoio em atividades que, na verdade, não são essenciais ao seu modelo de negócio e não fazem parte da atividade fim da empresa, como recepcionista, faxineira, copeira, segurança, etc.
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Localização
Escolher a localização do seu escritório tem reflexo direto na sua qualidade de vida, e também no bem-estar dos seus colaboradores. Avalie a situação e a facilidade do transporte público que atende à região, a oferta de vagas de estacionamento para quem utiliza carro, os restaurantes para as refeições, a segurança, etc.
Lembre-se sempre que de nada adianta encontrar uma sala comercial que cabe no seu orçamento, se ela trouxer problemas e um efeito altamente negativo em seus resultados. E atenção: tome cuidado ao querer ostentar um endereço em uma área nobre que vai representar uma parcela muito grande dos gastos de seu caixa.
E, o mais importante de tudo, se você encontrar um espaço em uma região tradicionalmente cara por um preço muito abaixo do mercado, desconfie, pesquise e preste atenção ao seu feeling de empresário antes de tomar qualquer decisão. Afinal, quem nunca ouviu falar no famoso ditado de que “o barato sai caro”?
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Estrutura do espaço
Apesar de, a essa altura, você já estar um pouco mais consciente do que deve entrar no cálculo dos seus custos, a estrutura que um espaço de trabalho oferece é um fator que precisa estar destacado nessa lista e merece um cuidado especial.
Tudo o que compõem o ambiente merece atenção. Trata-se de uma grande lista de elementos que precisam ser avaliados: Iluminação, ventilação, conforto climático artificial e qualidade do ar por meio de ar-condicionado portátil ou central, acesso, facilidade de circulação e para o bom andamento da comunicação durante as atividades e processos de trabalho, entre outros detalhes.
Para entender um pouco mais sobre como a estrutura de um ambiente influencia nos seus resultados, você também pode ler a matéria “Ambiente de trabalho: layout dos escritórios reflete na criatividade, na produtividade e nos resultados financeiros da empresa”, que já postamos anteriormente aqui no blog da Mango.
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Perfil da sua equipe
Quando sua empresa começa a crescer e você escolhe um novo local para trabalhar, pode ser que você ainda esteja sozinho e, mesmo assim, deve ter atenção ao seu perfil profissional e onde se sente melhor para produzir. E, se já começou a montar uma equipe, entender ainda mais qual é o perfil pessoal e profissional de seus colaboradores.
A cara do seu escritório, a localização e a estrutura – alguns dos itens que vimos acima – precisam refletir os valores, os propósitos e a cultura corporativa da empresa. Sua equipe precisa interagir para executar uma atividade ou o melhor é garantir privacidade? Precisam de um ambiente que estimule a criação e o brainstorming ou concentração plena?
Sobre esse tema, também já nos aprofundamos um pouco mais aqui no blog em uma matéria muito interessante que pode te ajudar e recomendamos a leitura: “Cultura Corporativa: por que isso é importante para o empreendedor?”
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Modelo de negócio
Por fim, mas não menos importante, está o seu modelo de negócio. Observe se o local escolhido atende a todas as necessidades para se alcançar a melhor performance, os melhores resultados e se suportará o crescimento sustentável da empresa.
Por exemplo, se você dá aulas de idiomas, o local precisa ser silencioso e confortável para receber seus alunos. Pense no seu dia a dia e faça perguntas, como: “se um aluno chegar enquanto ainda estou na aula anterior, quem vai atendê-lo na porta, onde ele poderá esperar o seu horário?”
No caso de um advogado, existe espaço para guardar todo o material impresso necessário para a execução da profissão como os livros para consultas ou processos dos clientes? E uma sala para reuniões? A partir do momento que você se coloca essas questões, você cria o seu check list do que precisa realmente no seu local de trabalho.
Coworking oferece versatilidade para se adequar ao que seu negócio precisa
Quando iniciamos esse texto questionando entre uma sala comercial e um coworking e qual seria o melhor para o crescimento do seu negócio, a princípio você pode ter imaginado que se trata de uma escolha entre apenas duas opções.
Na verdade, com a diversidade de formatos oferecida por um espaço de trabalho compartilhado, a lista de opções, na verdade, é muito maior!
Por exemplo, observando nossa estrutura da Mango Tree, um coworking no Centro de São Paulo, é possível entender como facilmente podemos ajudar a solucionar questões como as de orçamento, da localização e da estrutura, independente do perfil de sua equipe e do modelo de negócio.
É por isso que, cada vez mais, espaços como o nosso são considerados na hora de empreender ou ampliar um negócio. Saiba mais sobre como a Mango pode ser uma aliada na estratégia de sua empresa na matéria “Como um coworking pode te ajudar a tirar os projetos do papel”.
Ou você pode fazer ainda melhor! Venha nos fazer uma visita, tome um café com a gente ou passe um dia trabalhando aqui como cortesia e entenda na prática tudo isso que acabou de aprender! 😊