A forma de trabalhar e a dinâmica das organizações sofreram uma profunda mudança com o advento da pandemia de Covid-19 no Brasil e no mundo. No auge da crise, o jeito foi fechar escritórios físicos, entregar a sala comercial e se adaptar ao trabalho remoto em regime de home office. Agora, com a retomada, é hora de sair de casa. Mas qual a melhor maneira de fazer isso?
Voltar ao ambiente físico exige que empresários, empreendedores e gestores de negócio analisem as tendências do mercado. A decisão de ter um escritório precisa ser avaliada dentro das diversas possibilidades, entendendo que compra ou aluguel de sala comercial não são as únicas opções. Aderir a um espaço de coworking, que oferece desde salas privativas até mesas compartilhadas, pode ser uma ótima saída.
Como, então, avaliar as oportunidades do mercado nesse contexto pós-pandemia? O que decidir nesse momento ainda de incertezas e risco? O primeiro passo é avaliar os contextos dos micro e macroambiente da empresa a fim de saber se está na hora de se comprometer com a compra ou contrato de aluguel de uma sala comercial.
O Boletim Focus, do Banco Central, estima que a taxa Selic fique estável em 13,25% em 2022. Já a projeção para inflação aumentou para 8,89%. Ao mesmo tempo, 85% dos empresários pretendem alternar entre as atividades presenciais e o trabalho a distância – conforme mostra a 6ª edição da pesquisa “Covid-19: como será o seu retorno aos escritórios”, feita KPMG no Brasil, entre julho e agosto de 2021.
A alta da inflação impacta diretamente os aluguéis e financiamentos imobiliários, que encarecem devido aos juros. Já a tendência do trabalho híbrido pede maior flexibilidade das empresas, afinal, será preciso aderir ao modelo caso queira estar atualizada, atrair e manter talentos.
Nesse cenário, surge o coworking. Trata-se de espaços modernos de trabalho compartilhados, que oferecem diferentes ambientes, contratação sem burocracia e com muita flexibilidade, eles se tornam a principal opção para quem deseja ter um escritório físico. A seguir, você confere algumas das principais vantagens dessa solução.
Por que o espaço em coworking pode ser mais vantajoso do que a sala comercial?
Boa localização e estrutura com baixo custo
O retorno ao trabalho presencial está sendo marcado por novas necessidades, dentre elas, a preferência por espaços mais amplos e pela conveniência. Sendo assim, é importante analisar com atenção não só a estrutura do escritório, mas a área ao redor e suas facilidades: comércio, ônibus, transportes, estacionamentos, restaurantes e outros.
Além disso, o endereço comercial de uma empresa transmite credibilidade aos clientes e parceiros. Em outras palavras, a escolha da localização precisa ser muito bem pensada, mas muitas vezes os valores dos principais centros comerciais são um entrave.
Ao optar por um coworking, além de contar com um endereço privilegiado, você não terá que investir muito, tampouco terá que enfrentar toda a burocracia dos contratos de aluguel neste momento de transição e incertezas.
Mais, você não precisará se preocupar com reforma e manutenção, afinal, o espaço já está montado e mobiliado – o que facilita muito o início de qualquer empreendimento.
A Mango Tree, por exemplo, é um coworking localizado no centro de São Paulo que oferece flexibilidade no contrato e opções de espaços que vão desde salas privativas até mesa de trabalho compartilhada. Salas de reunião, auditório, copa e biblioteca são outras facilidades disponíveis para os coworkers.
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Possibilidade de networking e interação com outros profissionais
Ao se estabelecer em um coworking, além de bem localizada, a empresa estará dentro de um ambiente de inovação, que fomenta a troca de experiências e possibilita novas parcerias que podem ajudar no crescimento do negócio. Dentro de um ambiente dinâmico como este, ganha-se força para conquistar clientes e ultrapassar metas.
Você pode aproveitar aquela pausa para o bom e velho cafezinho e convidar um colega para compartilhar esse momento com você. Esse simples ato gentil, abre portas, acredite! Nem que dure apenas alguns minutos, você fará networking com rapidez e praticidade. Unindo o útil ao agradável.
O coworking também possui espaços interativos para confraternização, convivência e diversão. São ambientes pensados para aquele happy hour com o pessoal, ou quem sabe para você oferecer um workshop, um curso ou qualquer ação que seja valiosa para conseguir se conectar com as pessoas e mostrar o que você faz, com estilo e descontração.
Transmite segurança, confiabilidade e reforça a imagem da sua marca
Você já se perguntou como as pessoas percebem a sua marca? Foi pensando nisso que os espaços de coworking foram idealizados. Uma vez que, o ambiente corporativo é o espaço certo para uma empresa exibir seus produtos, serviços e, principalmente, a própria marca.
No coworking você consegue exibir a sua marca para todas as pessoas que circulam pelos diferentes ambientes, sem precisar arcar com grandes custos em campanhas de marketing e propagandas. Mesmo em um espaço compartilhado, você pode aplicar a sua identidade visual e ter a sua marca valorizada e inserida na decoração do ambiente. E, o mais importante, sem ter que gastar muito.
Além disso, estar em um espaço de coworking pode passar a mensagem de que a empresa é moderna, está em conformidade com o novo estilo de vida que o consumidor deseja ter: mais dinâmico, inteligente, valorizando o tempo e os contatos.
Com uma estrutura física adequada e uma localização privilegiada, você construirá uma imagem profissional para a sua empresa. A Mango Tree oferece tudo isso, para que você tenha uma sala comercial em uma área nobre de São Paulo, e passe maior segurança, confiança e profissionalismo para os seus clientes e parceiros de negócios.