Você já deve ter ouvido falar em “networking” e o quanto ele é importante para um empreendedor. Trata-se de uma das ferramentas estratégicas mais importantes que você tem à disposição para ganhar mais clientes e fechar negócios.
Observando pelo ponto de vista do negócio, o networking é a forma como você aciona a sua rede de contatos em uma constante troca de informações, recomendações e indicações de possíveis clientes que estejam em busca do que você oferece. A essência dessa ferramenta é a ajuda mútua.
Para saber um pouco mais sobre essa prática, suas técnicas e como ela pode ser útil, você também pode ler a nossa matéria “Como fazer networking vai ajudar no seu desenvolvimento pessoal e profissional”.
Estratégia de negócio e networking
Alguns empresários levam o networking tão a sério nas estratégias de crescimento de seu negócio que profissionalizaram essas conexões e interações entre eles. São grupos de empreendedores que se reúnem com um mesmo propósito. Um deles é o BNI, que conta com quase 300 mil membros ao redor do mundo.
Pertencer a coletivos como estes, de apoio recíproco, é algo muito importante, por exemplo, em momentos de crise como a que passados durante a pandemia do coronavírus. E, este, é apenas um dos motivos que comprovam a importância de construir uma rede sólida e muito ampla de contatos.
A boa notícia é que, ao mesmo tempo em que o networking é uma das ferramentas mais importantes para o crescimento do seu negócio, ela também é uma das mais acessíveis.
E, agora, nós vamos te ensinar uma forma pela qual você poderá aumentar muito sua rede de contatos ao mesmo tempo em que corta gastos fazendo sua empresa economizar.
Gastos com seu local de trabalho
Antes de te mostrar como economizar, vamos começar relembrando onde estão os seus maiores gastos. Para quem tem um escritório próprio, com certeza é nessa estrutura onde vai boa parte do caixa da empresa.
Não é raro empresários partirem para uma sala comercial sem o devido planejamento e terem surpresas. Muitas vezes, infelizmente, essa falta de controle dos grandes gastos é que faz um novo negócio não dar certo.
Para montar um escritório do zero, antes de qualquer coisa, devemos levar em consideração os gastos iniciais: obras, mobiliários, ar-condicionado, equipamento de tecnologia e até eletrodomésticos como geladeira, forno de micro-ondas e cafeteira na copa.
Depois disso, que muitos empresários viabilizam com empréstimos, chegam as contas fixas: a própria parcela do empréstimo realizado, água, luz, telefone, internet, contabilidade, salário de colaboradores operacionais como faxineira e recepcionista. Não esqueça nem de colocar o cafezinho nessa lista.
Caso queria entender melhor todos os gastos envolvidos para dar início a uma nova empresa, leia também aqui no blog “Investimentos para um novo negócio que você não pode abrir mão”.
E, agora que já identificamos para onde vai o seu dinheiro, vamos a uma alternativa para reduzir tantos custos.
Opção por um espaço de trabalho compartilhado
Você já ouviu falar sobre os “coworking”? Espaços de trabalho compartilhado que já contam com uma estrutura pronta que atender a todas as suas necessidades. Seja para começar um negócio ou para reduzir os custos de uma empresa já em atividade.
Um coworking permite que você deixe de lado aquele trabalho de “gerente de prédio”. Isso significa que você não precisa desviar seu foco cuidado de detalhes do escritório. Assim, você pode se concentrar apenas nas atividades que realmente trazem resultados para a empresa.
A Mango Tree, um espaço de coworking no Centro de São Paulo, é um exemplo de como o local de trabalho compartilhado pode atender suas necessidades, seja qual for seu tamanho ou área de atuação.
Para conhecer tudo o que um coworking como a Mango pode te oferecer e como ele pode te ajudar a crescer, dê uma olhada na matéria “Entenda a melhor opção para o seu negócio em um coworking”, aqui no blog.
E você deve estar se perguntando “o que isso tem a ver com o networking?”. Pois a resposta é simples: tudo a ver!
Construindo sua rede de networking no coworking
Além da economia, entre as vantagens de um coworking para o seu negócio está o estímulo à criatividade, à inovação, à metodologia ágil, ao trabalho colaborativo e, tudo isso junto, potencializa o seu networking.
Sim, o coworking é um ambiente que ajuda empresários a ampliarem de forma qualificada a sua rede de contatos com outros profissionais.
Na Mango Tree, por exemplo, além do próprio layout ter sido desenvolvido com esse propósito, a essência da empresa atua para que isso efetivamente aconteça entre os empreendedores e suas equipes que trabalham no local.
Por aqui, os coworkers estão em constante interação, se ajudando e até mesmo realizando negócios entre si.
Contudo, a melhor forma de se entender como isso realmente acontece é viver essa experiência na prática. Por isso, o espaço está sempre de portas abertas oferecendo uma diária cortesia para quem quer conhecer como é a rotina em um dos melhores coworking da cidade.
Venha tomar um café e fazer networking com a gente!