Em todo início de um novo ano é sempre a mesma história. Fazemos listas, planos, promessas que, de novo, ficam só no papel. Não é verdade? Quem nunca passou por isso que atire a primeira pedra. Por que será que é tão difícil cumprir compromissos que, muitas vezes, fazemos com nós mesmos, para nosso benefício próprio? Essa resistência em desempenhar uma tarefa, ficar adiando algo constantemente (sabe, aquele “empurrar com a barriga?) ou deixar tudo sempre para a última hora tem um nome: procrastinação.
O comportamento de procrastinar é mais comum do que imaginamos e não se limita à nossa vida pessoal. Nós também procrastinamos em nossa vida profissional e até mesmo ao gerir nosso próprio negócio. E isso tem efeitos negativos em nossa performance e nossos resultados.
Por isso, para nos ajudar a entender um pouco mais esse tema e encontrar meios de evitar a procrastinação, conversamos com Rodolfo Ribeiro, fundador e CEO da 7Waves. Um aplicativo que ajuda pessoas ao redor do mundo a descobrirem, planejarem e conquistarem seus objetivos pessoais e profissionais.
Por que procrastinamos?
Para Ribeiro, são dois os principais motivos que nos levam a esse comportamento. “Entendo que a procrastinação acontece em dois pilares: falta de planejamento ou falta de motivação. Ambos nos levam para um mesmo caminho, o da insatisfação e o da frustração”.
Planejamento
De acordo com o CEO da 7Waves, o pilar do planejamento se desdobra em muitas coisas. “Ouvimos muitas desculpas, de todo tipo, sempre justificando não termos realizado algo. E, assim, desejos como aprender um novo idioma, fazer uma pós-graduação ou um curso qualquer de aperfeiçoamento profissional vão sendo adiados”.
Esses desejos não realizados nos levam à uma frustração que apenas reforça esse comportamento. “Estamos sempre em busca de algo para a vida da gente, temos nossas ambições, mas sempre parece faltar alguma coisa, sempre haverá uma barreira, nos impedindo de uma determinada conquista”, destaca.
Motivação
“Quando não estamos motivados a realizar algo, isso significa que ainda não compreendemos e não internalizamos o porquê aquilo ser realmente importante para nós. Muitas vezes, para conseguir criar essa conexão, é necessário um processo um pouco mais profundo e precisamos até de uma ajuda profissional”, alerta Ribeiro.
O executivo ainda acrescenta que “os motivos, e consequentemente as soluções, do problema não serão encontradas com uma receita de bolo, não estamos falando de uma ciência exata, para cada pessoa e para cada tipo de objetivo a procrastinação vai se manifestar de uma forma diferente”.
Efeitos negativos da procrastinação na vida do empreendedor
Quando não realizamos algo, além da frustração e da insatisfação com nós mesmos, passamos solidificar em nossa mente o pensamento de que não somos capazes ou não merecemos. “Sabemos que determinada tarefa é importante para nós, mas não somos capazes de vincular aquela ação ao nosso real propósito”.
Na rotina de um empreendedor é muito comum encontrarmos empresários que perdem o seu foco no negócio priorizando sempre as atividades mais fáceis, rápidas ou prazerosas e vão sempre deixando para depois as mais complexas e desafiadoras.
“Deixar coisas importantes sempre para depois ou para a última hora diminui muito as oportunidades de uma abordagem mais inovadora, incluir novas ideias ou encontrar novos caminhos em um projeto”, diz Ribeiro. A consequência, é a estagnação do negócio refletindo a estagnação do dono ou de suas lideranças.
Dicas para evitar a procrastinação
Veja abaixo dicas do CEO da 7Waves:
Estudo
Resolver um problema de organização pode parecer fácil, mas para a grande maioria das pessoas não é bem assim. Para elas, que encontram mais dificuldade, uma alternativa é buscar materiais de estudo para aprender e se aperfeiçoar sobre o tema.
Existem muitas leituras na internet, cursos interessantes como o “Gestão do Tempo e Produtividade”, na plataforma Dojo Future, da revista Exame. Dois executivos da 7Waves ajudaram a preparar o conteúdo que orienta os alunos sobre a procrastinação.
Metas menores evitam a procrastinação
Uma das dicas que Ribeiro considera mais importante é quebrarmos um objetivo maior em metas menores, em pequenos degraus que serão conquistados um a um.
Por exemplo, dentro do aplicativo 7Waves, um dos objetivos mais comuns é o emagrecimento e a média do brasileiro é o desejo de perder seis quilos. Porém, é importante lembrar que para chegar lá, na realização final, será preciso perder o primeiro quilo, e esta pode ser a primeira meta.
Para preparar um projeto, cada passo pode ser planejado. Se temos 15 dias até a apresentação, no primeiro programamos uma pesquisa e organização da fonte dos materiais, depois a redação dos textos, preparação dos slides e assim por diante. Isso é uma boa dica também para evitar acabar deixando tudo para a última hora e não conseguir o seu melhor resultado.
Autorreflexão
Principalmente quando o problema for a falta de motivação, uma autorreflexão questionando-se “por que isso é importante para mim?” pode ajudar a vincular a atividade ao seu real propósito. Tentar entender o real motivo de ter se colocado determinado objetivo.
A ideia é nos colocar cada vez mais perguntas, tentando entender cada vez mais profundamente cada por quê. Talvez, você chegue à conclusão que o desejo não era real e esse era o objetivo da procrastinação.
Contudo, também é possível que esteja certo de algo, que você queira muito, precise muito e, mesmo assim, não consiga prosseguir. Neste caso, Ribeiro aconselha a procurar uma ajuda profissional, por exemplo, de um psicólogo, um mentou ou um coach.
Ambiente
O ambiente no qual uma atividade será realizada também pode ajudar a enfrentar a procrastinação. Quem nunca se sentiu mais motivado após limpar e organizar sua mesa ou ferramentas de trabalho?
Um escritório que estimule a troca de ideias, uma cultura colaborativa também é um elemento importante para evitar o problema entre os profissionais de seu time ou seus colaboradores.
Contudo, não se preocupe, pois preparar um ambiente motivador não precisa ser um investimento alto, você pode optar, por exemplo, por um espaço de trabalho compartilhado como a Mango Tree, um coworking no Centro de São Paulo que é preparado para receber e ajudar o desenvolvimento de empresas inovadoras e colaborativas.
Você não está só quando o assunto é procrastinar
Além de ter essa consciência e assumir que você tem um comportamento procrastinador, seja uma rotina ou em uma situação específica, outra detalhe que nos ajuda a tentar melhorar é saber que não estamos sós.
“Atualmente, temos 400 mil usuários no aplicativo 7Waves e mais de 4 milhões de tipos de objetivos cadastrados em todas as áreas. E de todo esse universo, 6 em cada 10 objetivos programados não são realizados”, conta Ribeiro.
Você também pode baixar o 7Waves na sua loja de aplicativos. O download e o uso da plataforma são gratuitos. Ele pode ser mais um aliado na sua luta contra a procrastinação.
E para conhecer um ambiente dinâmico que pode estimular à sua equipe, faça uma visita à Mango Tree. O coworking fica pertinho do Metrô República e oferecemos uma diária cortesia para quem tiver interesse em experimentar como é um dia de trabalho por aqui.
Mãos à obra e vamos tirar todos esses projetos do papel!