Neste mundo cada vez mais acelerado que vivemos, cada vez mais as pessoas descobrem os benefícios das práticas meditativas em busca do bem-estar mental e emocional. Uma dessas práticas, que tem ganhado grande popularidade também no mundo corporativo, é o mindfulness. Vindo da língua inglesa, a palavra “mindfulness” pode ser traduzida para o português como “atenção plena”, e isso já nos dá uma ideia do que essa prática significa e qual é o seu propósito.
Foco no momento presente
Manter o nosso foco no momento presente é uma habilidade natural de nossa mente. Contudo, da forma que levamos nossa vida agitada, vamos deixando isso de lado e não desenvolvendo essa capacidade.
De acordo com um estudo da Universidade de Harvard publicado na revista Science, 47% do tempo em que estamos acordados estamos pensando em algo que não está acontecendo.
Temos muita dificuldade, por exemplo, em realizar qualquer atividade totalmente concentrados e conectados apenas naquilo que estamos fazendo, sem interferências de lembranças do passado e da ansiedade com o futuro.
São essas interferências que têm um efeito negativo em nossa performance. A prática do mindfulness tenta nos desconectar desse hábito que acabou se transformando em nosso estado comum.
O mindfulness nos ajuda a ver a realidade do momento como ela realmente é.
Por que a atenção plena é importante?
“A mente humana é uma mente errante, e uma mente errante é uma mente infeliz”, afirmaram os psicólogos de Harvard Matthew A. Killingsworth e Daniel T. Gilbert, responsáveis pela pesquisa que citamos mais acima.
Como os únicos seres vivos racionais, passamos boa parte do nosso tempo pensando sobre o que não está acontecendo ao nosso redor, sobre o que não temos controle naquele momento. E, de acordo com os pesquisadores, isso é o que nos traz a infelicidade.
Quando estamos em estado de atenção plena, conseguimos reconhecer nossas sensações, emoções, pensamentos e impulsos. Isso nos ajuda a reduzir o estresse, praticar verdadeiramente a empatia em nossas relações pessoais, termos uma vida mais feliz e sermos muito mais produtivos em nosso trabalho.
Benefícios do mindfulness na vida corporativa
O estado de atenção plena traz benefícios em diversas áreas de nossa vida, entre elas estão ganhos importantes em nossa performance no ambiente de trabalho.
Há algum tempo, as empresas mais admiradas do mundo já descobriram esses benefícios e utilizam a prática mindfulness oficialmente em programas internos com seus colaboradores.
O programa do Google, chamado “Search Inside Yourself”, foi tão bem estruturado que se transformou em um modelo que inspira outras companhias como P&G, 3M, Ford, Netflix e até a ONU, e se transformou em um livro.
No trabalho, a prática do mindfulness nos ajuda e pensar e fazer escolhas antes de agir com impulsividade. Conseguimos ter uma escuta mais consciente e tomamos decisões mais precisas. Isso diminui muito as possibilidades de erros, problemas de comunicação e de interpretação, e potencializa a produtividade e, consequentemente, os resultados.
Dicas para incluir o mindfulness em sua rotina de trabalho
Selecionamos algumas dicas simples para incluir o mindfulness em seu dia a dia. São algumas mudanças de atitude, após as quais você sentirá a diferença em seus resultados.
-
Uma coisa de cada vez
Hoje em dia, é muito comum ouvirmos as vantagens de ser um profissional multitarefas, ou seja, que tenha a habilidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo. Este é um comportamento que pode se tornar viciante, difícil de modificar e um problema.
Tente planejar e categorizar as suas tarefas para poder se dedicar uma a uma, começando pelas mais importantes. E, quando estiver realizando cada uma delas, elimine qualquer distração externa como alertas sonoros de mensagens de Whatsapp ou e-mail, ligações, conversas paralelas, etc.
Entre cada uma das tarefas, levante-se, alongue-se, caminhe, tome um café!
-
Separe a vida pessoal e profissional
Se para estar em estado de atenção plena você precisa de desligar totalmente de outros pensamentos, é nítido que não podemos levar problemas da vida pessoal para o trabalho e vice-versa.
No início, essa não é uma tarefa fácil, mas você vai perceber como o seu bem-estar nesses dois lados de sua vida vão melhorar muito.
-
Encontre momentos de prazer
Em momentos de prazer, como os de contemplação, conseguimos nos desconectar do que acontece ao nosso entorno. Quem nunca ficou observando uma paisagem pela janela e se viu totalmente concentrado naquele momento, sem pensar em nada?
Saber apreciar pequenos momentos em seu ambiente de trabalho é uma grande ajuda para treinar a sua mente na atenção plena. Afinal, é muito mais fácil começarmos com as atividades que gostamos e que nos dão felicidade.
-
Concentre-se na sua respiração
Se perceber que sua mente começou a dispersar, tente se reconectar concentrando-se em sua respiração. E, se mesmo assim, estiver com dificuldade em manter o foco, mude de atividade e retorne a essa depois.
-
Pratique com exercícios guiados
Você pode praticar o mindfulness de forma mais profunda por meio de um exercício guiado. Você pode encontrar várias fontes gratuitas, como esta playlist no Spotify.
Ambiente de trabalho estimula a concentração
Você sabia que o seu ambiente de trabalho tem um papel importantíssimo na sua capacidade de concentração com um reflexo direto em sua performance e resultados?
Aqui no blog, já falamos um pouco mais sobre como o ambiente influencia em sua rotina de trabalho em duas matérias que você pode ler acessando os links abaixo:
- Ambiente de trabalho: disposição do escritório pode despertar bem-estar
- Ambiente de trabalho: Layout dos escritórios reflete na criatividade, na produtividade e nos resultados financeiros da empresa
Para que o ambiente seja assim positivo em seu trabalho, ele precisa ser confortável e acolhedor, por exemplo, o cuidado com a ergonomia de sua mesa e cadeira. Afinal, qualquer desconforto ou incômodo é um gatilho para tirar a sua concentração.
Uma solução para profissionais e empreendedores que não tenham acesso a um ambiente favorável à atenção plena é optar por um coworking, como a Mango Tree, um espaço de trabalho compartilhado no Centro de São Paulo. Locais como este já estão preparados para atender a qualquer necessidade de um escritório que estimule a sua performance com investimento acessível.
E se quiser passar pela experiência de trabalhar em um local assim, a Mango Tree oferece uma diária cortesia. São salas privativas, espaços de trabalho compartilhado, diversas salas de reunião com diferentes configurações para diferentes perfis de empresas, clientes e encontros profissionais.
Agende uma visita!