Uma pessoa com mentalidade negativa atrai problemas, está sempre estressada e ansiosa. Essa afirmação está relacionada à Lei da atração, crença que afirma que a mente e o universo estão conectados por meio da força do pensamento. Apesar de não comprovada cientificamente, o dia a dia é capaz de mostrar a veracidade da teoria, principalmente quando se experimenta o poder da gratidão.
A partir do momento que uma pessoa passa a ser grata por tudo aquilo que possui ou acontece em sua vida, adquirindo uma mentalidade positiva, ela se torna mais feliz. Na prática, trata-se de, por exemplo, agradecer o carro que possui e não ficar triste por não ser o modelo novo cobiçado; ou de ser grato por ter que acordar cedo porque precisa trabalhar em vez de reclamar do salário baixo. Isso é comprovado em diversas pesquisas, como uma pesquisa realizada por psicólogos Ph.Ds da Universidade de Indiana.
Joshua Brown e Joel Wong reuniram 300 adultos, a maioria que buscava aconselhamento de saúde mental, e os separaram em três grupos. O primeiro foi instruído a escrever uma carta de gratidão por semana, durante três semanas. O segundo, escreveu sobre os pensamentos e sentimentos mais profundos de experiências negativas. O terceiro não escreveu nada. O resultado foi que, ao final do experimento, o primeiro grupo apresentava uma saúde mental muito melhor em relação aos outros, algo que perdurou por 12 semanas depois.
Assim é o reflexo do sentimento de gratidão no dia a dia das pessoas. Ele é capaz de alterar a forma como a realidade é vista, aumentando o otimismo e transformando erros em aprendizado, imprevistos em resiliência e problemas em oportunidades de fazer diferente e melhor.
Como afirma o psiquiatra e escritor Augusto Curry: “Ser feliz não é ter uma vida perfeita. Mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância. Usar as perdas para refinar a paciência. Usar as falhas para esculpir a serenidade. Usar a dor para lapidar o prazer. Usar os obstáculos para abrir janelas da inteligência”.
O poder da gratidão para o empreendedor
Colocando a gratidão e o pensamento positivo em prática, o empreendedor fica mais próximo do sucesso. Isso porque os benefícios trazidos por essa mentalidade, como alívio do estresse, melhora da saúde mental e física, bem como o fortalecimento da autoestima, mantêm ele no foco para alcançar os objetivos desejados.
Afinal, a empreitada de empreender não é fácil. Muitas vezes, as falhas fazem parte do processo para encontrar um modelo que funciona de fato, e não desistir faz parte da jornada. Ao pensar positivamente, o empreendedor passa a acreditar mais nas suas estratégias e procurar formas de aperfeiçoá-las.
Em paralelo, cada pequena conquista se torna um motivo para comemorar. O resultado esperado pode ser demorado, mas, a partir da mentalidade da gratidão, a trajetória até ele se torna mais leve e prazerosa.
Outros efeitos e insights por trás dos benefícios psicológicos da gratidão são listados na pesquisa de Brown e Wong:
- Liberdade das emoções tóxicas. Os participantes do estudo que escreveram cartas de gratidão utilizaram uma porcentagem muito maior de palavras com emoções positivas e termos coletivos, como “nós”. As expressões negativas diminuíram consideravelmente. O exercício fez com que a atenção em emoções tóxicas fosse desviada, o que torna as experiências ruins fáceis de serem superadas.
- A gratidão não precisa ser compartilhada. Os efeitos de escrever uma carta em tom de agradecimento não dependem de ela ser compartilhada com alguém. Apenas o fato de escrever tem a capacidade de mudar os sentimentos e espantar os pensamentos negativos.
- Os benefícios vêm com a prática. Os bons resultados para o bem-estar físico e mental são percebidos com o tempo. No estudo, o auge dos participantes que escreveram cartas positivas ocorreu 12 semanas após o início da prática. Por isso, para surtir efeito no dia a dia do empreendedor, a positividade deve ser uma constante.
- Os efeitos no cérebro são duradouros. Os pesquisadores também descobriram que, quando gratas, as pessoas mostram maior sensibilidade neural no córtex pré-frontal medial, uma área do cérebro associada à tomada de decisões e ao aprendizado. Além disso, ao longo do tempo, a saúde mental melhora consideravelmente e a pessoa é induzida a ser ainda mais grata.
Como se tornar uma pessoa grata
Diante de tantos benefícios, como, então, incluir a gratidão no dia a dia? Como dito anteriormente, trata-se de um sentimento, ou seja, vai muito além de agradecer alguém ou algo que tenha acontecido. Ser grato é ter um pensamento positivo, mesmo que a situação não seja a melhor, afinal, há o otimismo de transformar tal momento em algo bom.
Algumas ações podem ser realizadas para a adoção deste mindset. São elas:
-
Escreva cartas de gratidão semanalmente
Seguindo a pesquisa de Brown e Wong, escrever cartas sobre as coisas boas que acontecem no dia a dia gera melhora psicológica, bem como na saúde mental e física. Assim, o exercício pode ser um bom começo, mesmo que o texto não seja enviado para ninguém.
-
Celebre o presente com gratidão
Como afirmou Dalai Lama: “Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã. Portanto, hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e, principalmente, viver”.
Ter gratidão pelo que acontece no presente e se preocupar menos com o passado ou com o futuro permite aproveitar mais a vida e as oportunidades que surgem. Um dos principais efeitos dessa atitude é a redução da ansiedade, considerada o mal do século.
-
Valorize
As grandes conquistas são feitas de pequenas conquistas anteriores, por isso, valorizar os momentos simples da vida também faz parte do mindset da gratidão. Ser grato por ter conseguido ir à academia um dia ajuda a voltar no outro, por exemplo. As ações acabam se tornando uma “bola de neve”.
-
Não reclame, agradeça
A expressão “copo meio cheio ou meio vazio” explica essa perspectiva. Ou seja, uma pessoa pode escolher ser otimista e ver um copo pela metade como meio cheio, ou ser pessimista e ver o mesmo copo como meio vazio. Ao ter gratidão, a água que falta para completar esse copo não se torna uma questão determinante para a vida como um todo, afinal, já se tem metade do copo cheio.
Em outras palavras, apesar de um âmbito da vida não estar como o desejado, há outras questão para agradecer. É preciso focar nelas e agradecer mais do que reclamar.
-
Mantenha a conexão com pessoas
O ser humano é um ser social e estar em contato com outras pessoas é essencial para o bem-estar dele. Mas, para um empreendedor, a conexão com outras pessoas vai muito além disso. Em uma carreira muitas vezes solitária, ter alguém para conversar, compartilhar ideias de negócio, planejar parcerias ou apenas desestressar pode fazer toda a diferença.
Nesse sentido, surgem os coworkings, escritórios compartilhados que unem diferentes perfis de profissionais em um só lugar e fomentam a construção de um networking valioso. Além de oferecer uma estrutura pronta para o trabalho, alguns locais ainda trazem outras vantagens para os coworkers, como a Mango Tree, que oferece também mentoria de carreira e negócios.
Esses são os locais perfeitos para, além de conhecer novas pessoas, colocar em prática a gratidão por uma boa conversa, um novo aprendizado ou pela possibilidade de ter um escritório de alto padrão para trabalhar todos os dias. Venha visitar a Mango tree, um coworking no centro de São Paulo, e entenda mais sobre isso.