O planejamento empresarial é um processo que pode assustar muitos empreendedores. Afinal, esse é um daqueles termos que sabemos o que significa, mas muitas vezes não entendemos como aplicar da maneira correta. Mas não podemos nos deixar intimidar. É na etapa de planejamento que você irá definir a estratégia da sua empresa, objetivos e como alcançá-los. Sem isso, você pode estar colocando sua produtividade e retorno financeiro em jogo.
Entretanto, planejamento empresarial não é o suficiente, é preciso fazê-lo com foco em resultados. Não encaramos essa afirmação como uma analogia ao maquiavelismo. Quando falamos de negócios, a mentalidade de que os fins justificam os meios não se aplicam. Você pode atingir seu faturamento desejado enquanto compromete a integridade do seu negócio, a saúde de suas equipes e a satisfação dos seus clientes. Uma hora ou outra, o resultado sempre será o mesmo: o fracasso.
Não existe uma fórmula mágica para conduzir esse processo. Gestores precisam ser capacitados o suficiente para conhecerem o embasamento teórico que fundamenta o planejamento estratégico. Por outro lado, caso você não possua esse repertório, as esperanças não estão perdidas. Existem profissionais especializados que podem te ajudar a conduzir essa etapa tão importante.
A Mango Tree, por exemplo, dispõe de um programa de mentoria especializado para pequenos e médios empreendedores – justamente aqueles que muitas vezes possuem mais dificuldades para pensar em seus negócios. Em encontros de 1h30, conteúdos avançados de gestão de empresas, autoconhecimento e empreendedorismo são transmitidos dentro do contexto de cada negócio. Afinal, a individualidade é essencial para cada empreendimento. Para conhecer um pouco mais do serviço, basta clicar aqui.
Mas de antemão, algumas dicas podem te dar um “norte” de quais pontos prestar atenção durante o processo de planejamento empresarial. Vamos lá?
Faça uso de ferramentas já existentes de planejamento empresarial
Primeiramente é necessário conhecer a sua empresa. Felizmente, os teóricos nos agraciaram com algumas ferramentas que podem te ajudar nesse processo. Acima de tudo, elas te darão a base de onde olhar no momento de pensar no seu negócio.
Dentre elas, podemos destacar as seguintes:
Análise SWOT (ou FOFA)
Também conhecida como FOFA (sigla para Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), a análise SWOT é uma técnica simples que ajuda os gestores a conhecerem melhor seu negócio.
Ao analisar quatro aspectos, é possível ter uma ideia geral dos pontos fortes e fracos do seu negócio – coisa que ajuda muito na hora de fazer seu planejamento empresarial. São eles:
- Força: quais são os pontos fortes do seu negócio? Pense nos facilitadores do seu negócio. Podem ir desde um produto exclusivo, clientes-fornecedores competentes, custo de produção competitivo, etc.
- Fraquezas: esses são os pontos que precisam ser melhorados. Existe algum gargalo na sua cadeia produtiva? Algum diferencial negativo no seu produto? Considere essas coisas no momento de analisar suas fraquezas.
- Oportunidades: o que o mercado pode oferecer para sua empresa? Existe alguma lacuna esperando para ser preenchida? Imagine os potenciais clientes, as oportunidades de desenvolvimento do produto e os pontos fracos dos seus concorrentes.
- Ameaças: por outro lado, quais aspectos do mercado podem ameaçar seu modelo de negócios? Um bom exemplo é o comportamento dos consumidores, que podem se mostrar mais resistentes para a solução que você está oferecendo.
Portanto, imagine como você pode tirar o máximo dos pontos fortes de forma que reforce seu produto e minimize as fraquezas. Também pense como as oportunidades podem ser aproveitadas e quais estratégias seriam eficazes no momento de mitigar suas ameaças.
As forças de Porter
Elaborada pelo pesquisador da Havard Business School, Michael Porter, o conceito das 5 Forças de Porter tem como objetivo estudar as forças que influenciam na capacidade de uma empresa em prover valor para seus clientes ao mesmo tempo que gera lucro.
Para isso, é necessário considerar 5 aspectos:
- A possibilidade de seu cliente trocar seu produto por algum equivalente substituto: afinal, sua solução precisa ser única e indispensável;
- A possibilidade de novos concorrentes aparecerem no mercado: acima de tudo, o que eles oferecem que sua empresa não consegue?
- A capacidade de negociar com os clientes: qual é o poder de barganha da sua empresa?
- A capacidade de negociar com fornecedores: seus fornecedores oferecem o melhor custo-benefício do mercado? O que você pode fazer em relação a isso?
- A rivalidade entre os concorrentes: o mercado é uma disputa constante, e você precisa ter certeza de que pode ganhá-la.
Embora pareçam simples, a aplicação de ambas técnicas é um passo importante para começar seu planejamento empresarial. Antes de tudo, elas te darão a a base para, futuramente, determinar como você irá operar e quais devem ser suas prioridades.
Saiba qual é sua situação atual
O uso das ferramentas citadas acima devem te ajudar nesse processo. Mas tenha certeza que essas informações estarão presentes a todo momento na sua rotina corporativa.
Além disso, é importante saber em qual passo os negócios estão caminhando. Para que isso seja possível, procure o feedback de clientes e da sua equipe. Os clientes te informarão quais problemas existem dentro dessa relação comercial. Por outro lado, as equipes poderão contar quais são as dificuldades que estão impedindo que tais problemas sejam solucionados.
Além disso, sempre mantenha o balanço financeiro da sua empresa em mente. Essa é a forma mais simples de mensurar o sucesso da sua empreitada. As contas estão positivas? Por quê? A mesma pergunta vale caso estejam negativas.
Oriente seu planejamento empresarial por meio de metas
Sem objetivos, você estará andando no escuro. São eles que te guiam na direção certa para o sucesso. Mas atenção: até mesmo seus objetivos precisam ter uma razão para existirem. E você precisa aprender a separar suas motivações pessoais daquelas da sua empresa.
Você não pode querer faturar determinada quantia mensalmente pelo simples fato de querer enriquecer. Isso não adicionaria nada na sua empresa. Até mesmo ganhar dinheiro precisa ter uma motivação estratégica. Por exemplo, um faturamento X pode ser o necessário para você investir na sofisticação das suas operações. Essas, por sua vez, podem ser necessárias para suprir um gargalo na sua cadeia produtiva e entregar mais para os clientes.
Outra dica importante é separar seus objetivos em pequenas metas. Pense nelas como um passo-a-passo para atingir o “prêmio final”. Além disso, defina prazos realistas para cada uma, dentro da sua capacidade de produzir e o dia a dia das equipes.
Otimize processos
Já ouviu falar na transformação digital? Esse é o nome dado para o processo onde a tecnologia é utilizada para solucionar problemas das organizações de maneira mais rápida e prática. Logo, adotar essa estratégia é especialmente importante para seu planejamento empresarial, visto que as equipes não conseguirão produzir se estiverem presas em burocracias e tentando solucionar problemas.
Contudo, não são necessários grandes investimentos para conseguir implementar esse processo. Essas ferramentas gratuitas são um bom primeiro passo para a transformação digital.
- Asana: a plataforma permite que você crie equipes e atribua tarefas. Além disso, outras funções incluem gerenciamento de calendário, monitoramento do progresso e organização de rotina.
- Trello: para aqueles que querem mais controle no gerenciamento dos seus projetos, o Trello pode ser uma boa opção. Ele permite que você crie colunas personalizadas, com tarefas, ideias ou etapas de um trabalho. Além disso, o Trello se destaca ao trazer uma forte referência visual para os projetos, o que ajuda seus colaboradores a se situar sobre o andamento das coisas.
- Microsoft Teams: a solução gratuita é uma forma de simplificar a comunicação entre suas equipes. Um dos pontos fortes é que, quando uma “sala de conversa” é criada, não existe a necessidade de gerar um novo link para cada reunião. Basta o colaborador acessar o aplicativo e pedir para participar da conversa. A plataforma também simplifica a transferência de arquivos, sendo um bom canal para a entrega de projetos, por exemplo.
Outras opções pagas também podem otimizar sua rotina de trabalho. O Escala, por exemplo, é uma tecnologia de RH que otimiza a divisão de escalas de trabalho (assim como a ocupação de mesas). Quer conhecer mais opções? Preparamos uma lista de ferramentas que podem te ajudar a turbinar seu negócio. Confira.