O home office não é ideal para todo mundo, e, até quem gostava pode estar mudando de ideia. Por conta disso, a busca por alternativas começa a aparecer e o coworking se torna uma ótima opção. Chamativo para empresas que querem diminuir gastos e para profissionais autônomos que buscam um espaço para realizar seus projetos, os escritórios compartilhados podem trazer inúmeras vantagens, mas será que é adequado para você?
Apesar de os escritórios compartilhados terem características muito parecidas de um escritório normal, foi pensado especificamente para atender diversas demandas de trabalho, oferecendo um ambiente dinâmico e colaborativo, com o intuito de reunir pessoas de diferentes áreas, portanto, há a possibilidade de criar networking (rede de contatos de trabalho), compartilhar ideias e experiências com outros profissionais, e, com isso, aumentar o desempenho.
Se interessou, mas ainda não tem certeza? Vamos analisar as principais dúvidas sobre o modelo de escritórios compartilhados.
Os espaços de coworking são barulhentos?
É uma dúvida muito comum quando se trata do assunto. Estar em um espaço com várias pessoas trabalhando ao mesmo tempo nos faz pensar que seria um ambiente ruidoso, certo? Porém, os escritórios compartilhados não são mais barulhentos que os escritórios comuns.
Os diálogos, ligações telefônicas, digitações no teclado do notebook, entre outros, fazem parte de qualquer empresa, e no coworking não é diferente.
Terei privacidade no escritório compartilhado?
No coworking todos entendem que o espaço é de trabalho e que existem momentos para tudo. Qualquer ponto fora disso pode ser resolvido por uma administração eficiente. Além disso, para os casos mais específicos, além da mesa compartilhada, existem espaços mais reservados, como a sala privativa, de reunião ou a cabine telefônica.
O ambiente é realmente seguro?
Todo coworking pensa na segurança dos coworkers. De modo geral, o acesso é feito por sistemas de identificação, como a biometria. Para receber convidados, boa parte desses espaços também oferecem recepcionistas. No fim, o sistema é muito parecido com os escritórios tradicionais.
Preciso ter uma área de atuação específica para trabalhar em coworking?
O coworking não se limita a nenhuma profissão, a não ser os coworkings de nicho. Acolhendo profissionais de diferentes perfis e ramos, os coworkers se adaptam com facilidade ao encontrarem pessoas que possam acrescentar conhecimento e experiências para os projetos dos seus vizinhos de mesa, independente da área de atuação.
Os planos são financeiramente vantajosos?
Oferecendo um ambiente de trabalho, salas de reunião, internet, luz, ar-condicionado, entre outras vantagens, a economia mensal chega a até 20%, se comparada a um escritório tradicional.
Além de ser financeiramente mais vantajoso, o coworking traz facilidade administrativa ao empresário, ou seja, ao invés de ter que pagar diversas contas, paga-se apenas o valor do plano. Também não é necessário se preocupar com outras contratações, como de internet, mão de obra para recepção e limpeza (CLT ou terceirizada).
Há muita burocracia para adquirir meu plano?
A burocracia é mínima para adquirir seu plano: assim que o contrato é assinado e o pagamento efetuado, você já passa a ter um espaço para realizar seus projetos, receber seus clientes, tudo isso sem ter que se preocupar com todos os processos de um aluguel – avalista, seguro fiança, etc – e custos adicionais que um escritório tradicional traz. No caso da Mango Tree, por exemplo, o contrato é assinado virtualmente.
O que resta é você colocar no papel suas necessidades e analisar todas as vantagens que o escritório compartilhado pode trazer para você ou para sua empresa. Lembre-se, tudo que você precisa #NaMangoTem.