Rede de contatos e sucesso nos negócios andam juntos, afinal, não basta conhecer muitas pessoas, é preciso se relacionar com elas. Só assim é possível fechar negócios importantes, conquistar novos clientes e ter o insumo necessário para inovar. E nada melhor do que um espaço de coworking para criar comunidades participativas, com interesses semelhantes e qualificados para nutrir a rede. O networking no coworking é cotidiano.
Estar em um ambiente que favorece a interatividade, a conexão e o relacionamento entre pessoas é o primeiro passo. O segundo é estar disponível e fazer a sua parte para que as conversas, formais ou não, fluam e possam até gerar novas oportunidades profissionais e pessoais. Sendo assim, é preciso aproveitar a proximidade para conhecer possíveis parceiros.
Além disso, o ideal é buscar explorar ao máximo a flexibilidade, o dinamismo e o acolhimento do ambiente de intercâmbio de ideias que o coworking proporciona.
Leia também: 7 aprendizados de empreendedores do centro de São Paulo
Para te ajudar a tirar o máximo proveito, listamos algumas atitudes que potencializam o networking no coworking e ajudam a ampliar a rede de contatos pessoais ou profissionais.
Ser simpático e prestativo: ajuda a quebrar o gelo
Em ambientes profissionais, a comunicação é de extrema relevância. No entanto, para os mais tímidos e introspectivos, iniciar uma conversa com alguém que ainda não conhece é um grande desafio. Pensando nisso, trouxemos algumas características que demonstram simpatia, facilitam o diálogo e fazem com que a comunicação flua de forma agradável e natural.
Quebre o gelo:
- Sendo autêntico: isso transmite confiança. É muito mais fácil se relacionar com pessoas sinceras, que se apresentam do jeito delas e com simplicidade. Comece apresentando-se, simples assim!
- Usando bem a linguagem corporal: ela complementa a linguagem verbal. Mostre-se simpático e positivo. A postura deve transmitir, ao mesmo tempo, confiança e abertura. Prefira um tom de voz mais suave, aja com naturalidade e mantenha sempre o contato visual. Dependendo do tom da conversa, sorria ao falar.
- Chamando a pessoa pelo nome: sempre que falar com alguém que você ainda não conhece, procure saber o nome da pessoa. Afinal, usar o nome dela durante a conversa é uma ótima forma de obter simpatia e manter a conversa agradável.
- Estando disponível para escutar: é uma das melhores formas de mostrar simpatia com quem se está dialogando. Escutar o que outro tem a dizer, com atenção, gera empatia e cativa a outra pessoa. Jamais interrompa a fala do outro.
- Sendo prestativo: esteja sempre pronto a ajudar, aproveite a oportunidade para fazer networking no coworking. Para isso, busque sempre dividir conhecimentos, ofereça e peça orientações e conselhos. Essa colaboração acaba se transformando em uma troca rica para todos os envolvidos. Até mesmo, no futuro, a perspectiva de novas parcerias e negócios.
- Deixando o celular de lado: existe atitude mais antipática do que o hábito de estar olhando ou mexendo no celular enquanto conversa com alguém? Pois é, principalmente quando se está conversando com alguém com quem ainda não se tem intimidade. O ideal é deixar o celular de lado e, de preferência, no silencioso.
- Tendo iniciativa: isso faz toda a diferença. De nada adianta estar no coworking e se fechar na sua mesa com o seu computador. Lembre-se: em um ambiente como esse, a pessoa ao seu lado, tomando um cafezinho, pode ser um potencial parceiro, fornecedor ou cliente.
Frequentar áreas comuns: incentiva o diálogo
As empresas que optam por trabalhar no coworking, buscam muito mais do que um simples espaço para trabalhar. Elas percebem, que a própria estrutura do local é pensada para promover a interação e aprimorar o networking enquanto desenvolvem seus negócios.
Há espaços onde os encontros acontecem e os diálogos surgem naturalmente. Por exemplo, a Mango Tree, além de uma maravilhosa vista do centro de São Paulo, oferece espaços como: hall de entrada decorado e elegante, mesas compartilhadas, copa e minimercado, auditório, salas de reunião e, até mesmo uma área de lazer com uma mesa de pebolim.
São locais projetados para você ficar à vontade, bater um papo, trocar cartões de visita, divulgar a sua marca e, até fazer um happy hour com os colegas no final do expediente. Ou ainda, quem sabe, encontrar uma companhia para almoçar. Afinal, as melhores ideias surgem nos momentos de descontração, entre um cafezinho e outro, não é mesmo?
Participar ou promover eventos: agrega mais pessoas
Coworkings, normalmente estão bem localizados e possuem espaço bem estruturado e propício para a realização de eventos. Sem contar o público potencial que já frequenta o local, o que contribui para a construção da marca.
Por serem ambientes criativos, os coworkings são espaços propícios para a promoção de eventos, para compartilhar expertises e se aproximar do mercado de uma forma mais dinâmica. O local em si já foi pensado com essa intenção: agregar pessoas de diferentes perfis profissionais para a troca de ideias e experiências. Por que não em um evento?
Esses espaços compartilhados possuem redes de comunicação bem estruturadas, que associadas a um evento, fará com que ele ganhe muito mais visibilidade. Além disso, as chances de atingir e atrair um número maior de participantes qualificados aumenta consideravelmente quando se tem disponível uma comunicação segmentada e direcionada para o público desejado.
Além dos workshops e palestras, o coworking comporta outros formatos de eventos, tais como: meetup, rodas de conversa, debates ou mentorias.
Compartilhar ideias: desperta a criatividade
Qualquer situação que exija solução de problemas envolve criatividade, em diferentes graus. Pode-se dizer que, ser criativo impulsiona a capacidade de inovação e melhora a habilidade de tomar decisões. E não é só isso, estimular a criatividade é um fator importante para a vida profissional e pessoal, já que aumenta o bem-estar e diminui o estresse e a ansiedade.
A boa notícia é que qualquer um pode aprender como ser mais criativo. Uma característica marcante das pessoas criativas é a curiosidade: elas estão sempre fazendo perguntas e propondo soluções para os problemas. Além disso, elas se comportam de maneira lúdica e têm sensibilidade emocional acentuada.
Percebe como o perfil criativo se encaixa perfeitamente nos espaços de coworking? Profissionais de diversas áreas e diferentes perfis interagindo diariamente, vivenciando a cada dia novas situações e tendo a oportunidade de compartilhar suas ideias e experiências em um ambiente criativo e acolhedor.
Alguns hábitos estimulam o cérebro a ter novas ideias e, um deles é: estar sempre buscando por conteúdos inspiradores. E, quando se trabalha em um ambiente compartilhado, fica muito mais fácil encontrar pessoas inspiradoras que podem ajudar a ver além da perspectiva pessoal.
O que você está esperando para começar a desenvolver a sua criatividade e o seu networking no coworking? Venha conhecer a Mango Tree. Estamos na República, no coração de São Paulo, e oferecemos uma diária cortesia para que você conheça o nosso espaço e saiba como funciona a rotina de um coworking.