Possuir uma boa rede de contatos é determinante para o sucesso de profissionais e empresas. A nutrição e manutenção desses relacionamentos é conhecida por networking, palavra em inglês que representa o compartilhamento de informações para criar conexões capazes de gerar boas oportunidades de crescimento.
Trata-se de algo semelhante ao marketing, porém voltado para o pessoal. Como afirma Philip Kotler: “Marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros”. O networking nada mais é do que uma ferramenta de promoção e conexão para que uma pessoa ou empresa seja lembrada, estreite relações importantes ou encontre melhores oportunidades profissionais/ de negócios.
Dessa forma, o networking é tão importante quanto fazer marketing. E, assim como este, deve ser realizado de uma forma organizada e inteligente para que traga bons resultados. Em outras palavras: a rede de relacionamento eficiente não está relacionada à quantidade (quantas pessoas você conhece), mas sim à qualidade (quem você conhece).
Exemplo disso é o LinkedIn. A rede social de negócios possui mais de 56 milhões de usuários apenas no Brasil. Se uma pessoa cria seu perfil na plataforma e não interage ou realiza publicações, ela não será notada. Ao mesmo tempo, se sair adicionando todo mundo sem nutrir os contatos, não verá nenhum efeito positivo.
Como, então, criar um networking bom de verdade para que tanto a carreira profissional quanto os negócios sejam impulsionados? A Mango Tree, um coworking no centro de São Paulo, separou algumas dicas que podem fazer toda a diferença. Confira!
Passos para um networking bom de verdade
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Conexões estratégicas
Uma rede de contatos precisa ser nutrida constantemente, por isso, é importante buscar conexão com pessoas que ofereçam um bom potencial de relacionamento. Assim como o marketing cria personas para entender os perfis com os quais as campanhas e comunicações das empresas irão falar, é possível definir quem é mais interessante para construir relacionamento.
O fato é que a força do networking depende muito mais do tipo de conexão que é criada, ou seja, quanto mais forte for, maiores são as chances de encontrar bons negócios ou oportunidades de emprego.
Entre as boas personas para buscar conexões estão potenciais fornecedores, parceiros de negócios ou colegas de trabalho. Para criar relações duradouras com elas, é preciso contribuir de forma genuína, sem cobrar nada em troca, para que os laços comecem a ser criados.
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Seja notado
Só é lembrado quem se faz presente. Manter os perfis atualizados nas redes sociais, compartilhar conteúdos interessantes e manter contato próximo com as pessoas de maior interesse é necessário para manter um networking de boa qualidade.
Outro caminho interessante para manter-se em evidência é a participação em eventos, palestras, conferências e outros. Essas ocasiões são convidativas para bons diálogos e, consequentemente, aproximações.
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Transparência e verdade
Nada que pareça forçado ou irreal tem valor atualmente. Uma equipe de marketing, por exemplo, tem a preocupação de divulgar apenas o que a empresa realmente faz. Falar sobre ações sociais ou preocupação com o meio ambiente sem que isso faça parte do dia a dia das organizações pode causar efeitos negativos para a marca. No networking isso também é uma verdade.
Nesse sentido, mostrar autenticidade e naturalidade nos contatos presenciais e nas publicações em redes sociais é uma forma de ganhar destaque entre os demais e cultivar o desejo de outras pessoas em criar uma conexão. Fazer diferente, ser verdadeiro e convincente são bons ingredientes para construir uma boa rede de contatos.
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Demonstre interesse
Como citado, o networking é uma troca. As partes envolvidas sempre reconhecem alguma vantagem na conexão – seja para obter conhecimentos, seja para fechar novos negócios ou receber indicação para uma vaga de emprego. Por isso, falar apenas de si afasta as pessoas. Demonstre interesse pelo que os outros estão dizendo, busque aprender e contribuir. Essa troca de conhecimentos pode, inclusive, fazer a diferença no dia a dia.
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Esteja no lugar certo para criar conexões
Além de saber o que falar e com quem falar, é preciso estar no lugar certo para ser ouvido. Uma pessoa que trabalha em home office, não frequenta eventos ou participa de conferências é facilmente esquecida. Assim, buscar um ambiente que fomente o networking é outro passo importante.
Os coworkings são ótimas opções nesse sentido. Espaço compartilhado de trabalho, eles possuem estrutura que favorece a concentração individual ao mesmo tempo que proporcionar interação entre pessoas de diferentes ramos e empresas. Na Mango Tree, por exemplo, os coworkers possuem à disposição desde salas privativas e espaço de descontração, até mentorias e workshops.
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Entenda a importância do networking
Manter os contatos profissionais em dia pode parecer cansativo, mas a partir do momento que a importância disso é compreendida, a manutenção de relacionamentos acaba tornando-se algo natural. Afinal, se o sucesso está ligado à rede de contatos construída, é um esforço que vale a pena investir.
O primeiro passo desse investimento pode ser a adesão ao coworking, local onde todo plano de crescimento profissional ou empresarial recebe apoio. Marque uma visita e venha conhecer a Mango Tree, na República, centro de São Paulo.