Promover a mudança de mindset no ambiente corporativo a fim de manter a atualidade das estratégias é a realidade imposta por um mercado globalizado e cada vez mais competitivo. Para se destacar nos dias atuais, uma empresa precisa investir em seu capital humano, um dos ativos mais importantes para o crescimento. Afinal, as empresas não existem sem as pessoas, não é mesmo?
Esse investimento no capital humano, atualmente, é sinônimo de acreditar no potencial dos colaboradores, incentivar o crescimento pessoal e profissional deles, bem como permitir a participação nos processos da empresa. Dessa forma, estabelecer fluxos de comunicação e ambientes que integrem áreas e fomentem a colaboração é uma transformação de mentalidade que começa na alta gestão e contamina a empresa como um todo, de forma a melhorar o clima institucional, a produtividade e, consequentemente, a competitividade diante do mercado.
Ao implementar essa mudança de mindset, os gestores mostram que entendem a nova dinâmica do mercado. Sabem que, sem colaboradores capacitados, engajados e satisfeitos com o trabalho, jamais chegarão ao máximo desempenho.
Por que a mudança de mindset deve ser constante?
Mindset significa “mentalidade” ou “configuração mental”. Trata-se da forma como se encara a vida, os padrões de pensamentos, ideias, valores e crenças. Enfim, é a visão de mundo que influencia na capacidade de fazer escolhas e tomar boas decisões.
Existem dois tipos de mindset: o fixo (fixed mindset), quando a pessoa acredita que suas qualidades são imutáveis, o que as leva a querer provar, o tempo todo, que estão certas, em vez de aprender com os erros; e o de crescimento (growth mindset), quando a pessoa acredita que suas qualidades e habilidades podem sempre melhorar, focam em criar novas habilidades e estão sempre em busca do sucesso individual e profissional.
Para a psicóloga Carol S. Dweck, especialista sobre o tema e autora do livro “Mindset – A Nova Psicologia do Sucesso”, o sucesso não está ligado às habilidades técnicas, mas ao mindset. De maneira que, no contexto profissional, se as empresas não atualizarem constantemente a mentalidade em relação às formas de trabalho e estratégias de crescimento, a empresa perde a competitividade.
Relacionado à cultura da empresa, o mindset inovador precisa ser disseminado em todos os âmbitos. A nível organizacional, isso impacta na confiança dos funcionários na organização, no comprometimento de cada um e no nível de colaboração, inovação e comportamento ético adotados.
Assim, ter um mindset atual é fundamental para implementar uma gestão mais horizontal e com o objetivo de encorajar o desenvolvimento de um ambiente mais colaborativo e criativo, para então, facilitar mudanças, reduzir obstáculos e inspirar novos comportamentos. O mindset de crescimento favorece a colaboração e promove a inovação.
O ambiente colaborativo e a competitividade
Pode-se dizer que a colaboração é catalisadora das inovações, proporcionadoras de vantagem competitiva às empresas. Ou seja, a colaboração no ambiente de trabalho forma equipes integradas, que trabalham juntas para pensar em novas ideias, concluir projetos ambiciosos e atingir metas. Em conjunto, fazem mais do que cada um poderia fazer individualmente.
Além disso, a colaboração no ambiente de trabalho estimula a interação, aumenta a produtividade e eleva o nível de satisfação da equipe. Tal ambiente só é possível com a criação de espaços que fomentem esse comportamento, sejam eles físicos, com escritórios flexíveis e confortável, virtuais, como os escritórios virtuais, ou híbridos, na junção do que cada modelo tem de melhor.
As empresas engajadas e comprometidas em desenvolver a colaboração, entendem que, independente do tipo de espaço, o ambiente deve levar à conexão em qualquer momento para aprimorar ainda mais a colaboração, melhorar a produtividade e a competitividade. Encontram tudo isso nos coworkings, espaços compartilhados de trabalho que incentivam a troca entre empresas e levam esse espírito para dentro de cada uma, seja no físico ou no digital.
A Mango Tree, um coworking no Centro de São Paulo, é um espaço colaborativo, flexível, estruturado e preparado para oferecer às empresas os caminhos de mudança de mindset para a colaboração e inovação. Lembre-se, o ambiente de trabalho é peça-chave na construção de estratégias que geram competitividade.