Você é produtivo ou está sempre ocupado e com tarefas acumuladas? Por muito tempo, considerou-se a quantidade de tempo dedicado ao trabalho como sinônimo de sucesso. Esse comportamento pode até trazer bons resultados, mas, a longo prazo, provoca esgotamento físico e mental do profissional e faz com que seu rendimento caia. Por isso, a questão-chave está em melhorar a produtividade para realizar as tarefas com eficiência.
Os avanços na tecnologia transformaram a forma como as empresas e os colaboradores trabalham. Estamos falando do Smart Work, que tem como premissa básica a satisfação profissional aliada à qualidade de vida dos profissionais.
Uma pesquisa com mais de 1.650 profissionais de Recursos Humanos, realizada pela Robert Walters, uma consultoria multinacional, descobriu várias vantagens e benefícios que um ambiente tecnológico e moderno traz para o dia a dia dos colaboradores e, ainda, como esse espaço pode contribuir para o Smart Work, motivar os profissionais e atrair novos talentos.
É nesse contexto que surge a ideia do escritório virtual e dos espaços compartilhados, ou seja, dos coworkings, como uma alternativa para gerir o trabalho de forma inteligente, utilizando melhor o bom planejamento dos ambientes e das tecnologias disponíveis para reduzir o desgaste físico e mental e melhorar a produtividade.
Por que mudar para um espaço de trabalho inteligente?
Até aqui, você já percebeu que a ideia principal é facilitar a reorganização das empresas para que estas possam, em pouco tempo e sem ter que investir muito, se adaptar à nova realidade do mundo do trabalho, cada vez mais virtual e flexível, com eficácia focada na produtividade.
Por isso, as empresas têm apostado em novos cenários, tais como: trabalho colaborativo, digitalização e automação dos processos. Diante disso, o coworking tem sido uma ótima resposta, fazendo com que grandes empresas, como Itaú, iFood e Uber, mudem, pelo menos algumas equipes, para esses espaços.
Modernos, digitais e com estrutura voltada para o trabalho colaborativo, os coworkings por si só já são um estímulo para melhorar a produtividade, afinal, o ambiente ajuda a manter o foco e as relações estabelecidas nele a motivação. E, ainda, para os que não desejam contratar um espaço físico, há também a solução do escritório virtual, que leva todas essas características para o trabalho remoto.
Dentre muitas, as principais razões que levam as empresas a optar por um espaço de trabalho inteligente, segundo a pesquisa citada anteriormente, são:
- Melhorar o fluxo de trabalho e a produtividade da equipe;
- Fortalecer a colaboração da equipe e melhorar a comunicação;
- Dar continuidade aos resultados e agilizar a tomada de decisões;
- Atrair e manter talentos;
A transformação digital é uma tendência global, mas sozinha, ela não é suficiente para criar um espaço de trabalho inteligente. Daí, a importância de espaços como os coworkings, que oferecem vantagens, benefícios e características necessárias para complementar e consolidar essa transição.
O que um coworking oferece para melhorar a produtividade?
Quando o assunto é produtividade, existem dois fatores que são essenciais: o foco e o ambiente de trabalho. Os dois caminham juntos, porque até mesmo o mais focado dos indivíduos, certamente, encontrará dificuldades para se manter concentrado em um ambiente desorganizado e desconfortável.
Nada como trabalhar em um local aconchegante, onde cada detalhe foi estrategicamente pensado para se trabalhar de forma eficiente e produtiva. Assim, um ambiente de trabalho voltado para melhorar a produtividade deve ter:
- Harmonia, estética e organização: que afetam diretamente o desempenho das atividades profissionais. A organização do espaço físico e a decoração precisam ser pensadas visando o bem-estar dos profissionais. Detalhes como as cores, a luz ambiente e a ergonomia dos móveis, quando bem elaborados, proporcionam sensações e estímulos que geram conforto e motivação.
- Infraestrutura: para que os profissionais possam se concentrar totalmente no trabalho e obter um melhor resultado, é preciso contar com uma estrutura moderna e preparada para as atividades profissionais. Entre elas, internet, telefone, suporte operacional, local para reuniões, equipamentos etc.
- Atmosfera amigável, networking e socialização: além dos aspectos físicos que contribuem para a produtividade, é preciso prestar atenção na atmosfera do local de trabalho. Um ambiente inovador e colaborativo, que fomenta a troca de experiências é outro motivo de motivação.
- Localização privilegiada, flexibilidade e autonomia: são essenciais quando nos referimos ao conceito de trabalho inteligente. Ter o conforto de trabalhar em um local estratégico, com todas as facilidades (comércio, transporte, alimentação) nas proximidades, e ainda poder fazer o próprio horário ajuda na otimização do tempo.
Tudo isso é encontrado na Mango Tree, um coworking no Centro de São Paulo. O espaço permite a convivência com empreendedores e profissionais que estão sempre buscando crescer de forma inteligente, dispostos a apoiar uns aos outros.
É inegável que a produtividade e o sucesso de um profissional dependem de muitos fatores para serem alcançados, mas não restam dúvidas: a maneira como o trabalho é executado e o local onde ele é realizado são fundamentais quando se busca trabalhar com equilíbrio e qualidade de vida.
A Mango Tree é um coworking na República, no coração de São Paulo, que está pronto para te ajudar a melhorar a produtividade. Venha nos conhecer!