A vida é linear. Não à toa existe a recomendação de aproveitar cada momento. Mas, tanto o passado quanto o presente influenciam no que acontecerá no futuro, por isso planejar os passos futuros também é importante. Nesse sentido, é necessário um equilíbrio na hora de investir energia no momento presente e no futuro.
Isso vale também para as empresas. O negócio que se sente confortável porque lançou um produto ou serviço de sucesso, que possui uma boa clientela ou que está com o fluxo de caixa saudável não pode relaxar. Caso contrário, em pouco tempo pode tornar-se obsoleto e ver o bom momento indo embora.
Pensar somente no presente impossibilita que as empresas estejam preparadas para as disrupções cada vez mais frequentes no mundo BANI – acrônimo para frágil, ansioso, não linear e incompreensível. Preocupar-se com as rápidas mudanças de comportamento do consumidor e do mercado, olhando para o futuro, é o que garante a sobrevivência das empresas.
Nesse sentido, inovação tem sido a palavra de ordem para todos os setores do mercado. Isso não significa que a empresa terá que lançar um produto ou serviço inédito com frequência, mas sim que será necessário melhorar constantemente processos, experiência, produtos, entre outros, para seguir evoluindo.
Na teoria parece simples, mas encontrar o equilíbrio para investir energia no presente e no futuro de forma que as estratégias se conversem e contribuam para o crescimento constante do negócio é um desafio. Sabendo disso, a Mango Tree, um coworking no centro de São Paulo, separou algumas dicas.
Como investir energia no presente e no futuro da sua empresa
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Estipule metas e objetivos para a empresa
Saber onde deseja chegar é o primeiro passo para agir no presente com foco no futuro. O cumprimento de metas hoje fará com que os objetivos sejam alcançados dentro do prazo estipulado.
Em outras palavras, é preciso definir o propósito do trabalho da empresa e planejar o passo a passo, ou seja, as metas para alcançá-lo. No dia a dia, isso envolve planejamento, projetos, KPIs, medição de resultados, investimentos, inovação, entre outras ações que tornarão possível alcançar os objetivos.
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Faça gerenciamento de riscos
Como foi dito, o mercado está mudando cada vez mais rápido e as empresas precisam estar preparadas para acompanhá-lo. Entra em cena o gerenciamento de riscos, que nada mais é do que um processo de avaliação da empresa internamente e do mercado como um todo para conhecer riscos e ameaças, colocando-os no radar.
Assim, caso um evento afete a empresa, ela estará preparada para lidar com a questão rapidamente, evitando grandes perdas – sejam financeiras, de imagem da marca ou de capital humano.
Trata-se de mais um exemplo de como uma ação do presente, no caso a gestão de riscos envolvendo pessoas, processos e tecnologia, pode impactar positivamente no futuro da empresa.
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Crie equipes de alto desempenho
Se a palavra de ordem é inovação, as equipes precisam estar voltadas para a criatividade, com diálogos abertos e cooperação. Essas são características das equipes de alto desemprenho, conhecidas por trabalharem com foco em metas e objetivos, entregando resultados superiores com maior frequência.
A curto prazo, o investimento – financeiro e de tempo – para criar equipes de alto desempenho pode ser maior, mas é preciso lembrar sempre que o presente terá papel fundamental no futuro, ou seja, no sucesso dos negócios.
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Atente-se às finanças da empresa, mas também ao mercado financeiro
Não é à toa que todo empreendedor precisa entender de gestão financeira, afinal, essa área é um dos motores mais importantes da empresa. Manter o fluxo de caixa saudável e preocupar-se com a segurança do capital de giro são ações diárias imprescindíveis.
Mas também é preciso pensar a longo prazo, buscando entender os movimentos do mercado e adequar a empresa para o que está por vir. Mesmo que a empresa seja de pequeno porte, os rumos da economia brasileira e da mundial podem afetá-la em diversos sentidos, como na cadeia de fornecimento, no poder aquisitivo dos clientes, entre outros.
Por isso, a tarefa de atualizar-se em relação ao mercado financeiro deve virar rotina para empresários, empreendedores e C-levels.
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Esteja por dentro das tendências
Não são apenas as movimentações financeiras que podem afetar uma empresa. Numa realidade em que cada vez mais as relações são digitalizadas e novas tecnologias surgem a cada minuto, estar atento às tendências de mercado e do comportamento de consumo também é essencial.
Bons insights podem drivar a inovação e tornar ações mais assertivas. Para isso, vale acompanhar estudos que são lançados por consultorias como McKinsey, Accenture, KPMG, PwC, Consumoteca, Kantar, entre outras. Noticiários de negócios e política também são importantes.
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Tenha um bom planejamento do tempo
Para investir energia em ações do presente que podem mudar o futuro da empresa, é necessária uma boa gestão do tempo. Numa rotina onde tudo é acelerado, é preciso permitir que o cérebro tenha calma para captar informações importantes, raciocinar, desenvolver insights e colocá-los em prática.
Isso é possível a partir do momento em que se deixa de gastar tempo com atividades que não são tão impactantes a longo prazo ou que podem ser terceirizadas. Por exemplo, o empreendedor que precisa dedicar-se a pagar contas de luz, água, internet, aluguel, IPTU e ainda preocupar-se com limpeza do escritório, pó de café para a copa e outras ações periféricas, terá dificuldade para focar em inovação, metas e objetivos.
Nesse sentido surgem os coworkings, espaços de trabalho compartilhados que oferecem toda a estrutura necessária para que você foque nas ações do presente que podem fazer toda a diferença no futuro. O pagamento da mensalidade – definida por tempo e tipo de contrato – já dá direito ao espaço de trabalho, internet, impressora, limpeza, sala de reunião, entre outros.
Está esperando o que? Marque uma visita e saiba como a Mango Tree, um coworking na República, no centro de São Paulo, pode te ajudar a encontrar o equilíbrio para investir energia no presente e no futuro da sua empresa.