Se você tem uma ideia, está pensando em empreender, ou quer expandir o seu negócio para atender os clientes com excelência, informar um endereço comercial é fundamental. Sendo assim, considerar a localização da empresa desde o início ajuda a dimensionar os processos e capitalizar as oportunidades de crescimento.
O ponto de partida para isso é pensar na natureza do negócio. Qual é o foco? Comercializar produtos, oferecer serviços, atender pessoas? Que tipo de público você deseja atrair? Qual é a disponibilidade financeira? Outra pergunta importante: posso trabalhar em regime de home office ou preciso ter um escritório externo?
Tudo isso auxilia no momento da escolha do local adequado. E entre as opções disponíveis no mercado, os espaços de coworking têm se destacado. Além de possuírem estrutura planejada e flexível para diferentes tipos de negócio, os coworkings são a forma mais desburocratizada e acessível de ter um endereço comercial em local privilegiado.
A Mango Tree, por exemplo, é um coworking na República, no centro de São Paulo, região que possui uma rica malha de transportes, bem como restaurantes e atrações culturais. O espaço oferece mesas compartilhadas, salas privativas, salas de reunião, além de promover networking e integração entre os coworkers.
O principal é entender a importância de ter um bom endereço e uma boa estrutura para a empresa, mesmo que ela esteja no início. Isso fará com que você tenha menos preocupações no dia a dia, além de mais tempo para focar em questões que realmente importam. Para isso, selecionamos algumas dicas de como vencer o desafio de escolher uma localização estratégica para a empresa. Confira.
Qual a importância do endereço comercial?
O endereço comercial nada mais é do que a localização física da sua empresa, aquele pontinho no Google Maps onde você pode ser encontrado. É o espaço físico onde a empresa efetivamente opera – seja um espaço próprio, alugado ou um coworking.
Lembre-se que, atualmente, é comum que um cliente em potencial ou futuro parceiro verifique o endereço da empresa com o objetivo de avaliar a seriedade e as oportunidades que ela pode oferecer. Assim, ter uma boa vizinhança, cercada de comodidades, é um fator decisivo para passar credibilidade.
Assim, além de servir para estabelecer uma comunicação com os clientes e fornecedores, o endereço comercial viabiliza algumas operações do negócio, tais como: abertura de contas bancárias, registro do nome do domínio comercial, abertura de contas com fornecedores, recebimento de documentos, faturas, contas, listagem da empresa em sites de buscas, entre outras.
Fatores determinantes para a escolha do endereço comercial
São muitos os fatores que devem ser considerados ao escolher o endereço comercial, pois a localização da empresa conta muito. Como diz o próprio ditado, “a primeira impressão é a que fica!”
Além disso, o endereço comercial contribui bastante para demonstrar autoridade no mercado. Portanto, quando mal escolhido, os riscos do negócio são maiores, e pode até levar a empresa a fechar as portas nos primeiros meses. Sendo assim, o empreendedor precisa estar bastante atento aos seguintes detalhes:
- Evitar locais perigosos ou áreas muito isoladas;
- Escolher pontos comerciais em locais de fácil acesso;
- Opte por pontos comerciais conhecidos e próximos ao transporte público.
Outros aspectos que devem ser observados com cuidado para uma boa escolha são conhecer o perfil dos clientes e observar a infraestrutura do local.
O melhor lugar será sempre aquele que estiver mais próximo do maior número de pessoas com potencial para adquirir os produtos e serviços oferecidos. O empreendedor que conhece bem o perfil do cliente em potencial está um passo à frente dos concorrentes.
Já a estrutura física da empresa deve ser compatível com o tipo de negócio a ser executado no local. É importante que o valor a ser pago apresente um custo-benefício favorável, que a documentação necessária para que a empresa comece a funcionar legalmente esteja em dia e que a atividade seja permitida nessa área da cidade, conforme o PDU (Plano de Desenvolvimento Urbano).
Caso o negócio prospere, em algum momento você terá que expandir as atividades, comprar novas máquinas, contratar mais pessoas e, para isso, é necessário que a infraestrutura do local esteja preparada.
Leia também: O trabalho da Subprefeitura Sé em prol do centro de São Paulo
O endereço comercial pode ser virtual
Pequenas empresas nem sempre precisam ou têm interesse em um local físico de trabalho. Nesse caso, uma boa opção de endereço comercial é o virtual. Com ele, a empresa não precisa ter um local físico propriamente dito, mas, mesmo assim, pode desfrutar de inúmeras vantagens.
Ao contratar um endereço comercial virtual, passa a ser possível ter um endereço comercial em uma localização privilegiada que aparece nas mídias sociais, site, folders e cartões de visita, com toda a infraestrutura necessária e por um valor que cabe no seu bolso.
Essa é outra opção oferecida pelos espaços de coworking, que além do escritório virtual, incluem coleta de correspondência, secretária virtual e um sistema online, que oferece consultoria, networking e interação com outras empresas.
Enfim, o objetivo de todo negócio é construir confiança e credibilidade e, a escolha do endereço comercial é parte importante nessa jornada. A Mango Tree está preparada para te receber e te ajudar nessa decisão tão importante.