Como um estilo de vida, nos grandes centros urbanos do Brasil, o skate sempre teve o seu espaço bastante consolidado. Por exemplo, basta um passeio pela Galeria do Rock, na região central de São Paulo, para perceber como o local que outrora foi um hotspot apenas para apreciadores da música, hoje tem seus corredores compartilhados com dezenas de lojas especializadas e visitantes com seus shapes de baixo do braço.
Agora, a prancha com rodinhas ganhou um novo e importante papel como esporte. Um fenômeno que tem atraído ainda mais interesse em deslizar sobre rodas pelas ruas, calçadas, praças e parques.
Se já não fosse um estímulo suficientemente forte o fato de o skate ter se tornado um esporte olímpico nos jogos de Tóquio, Rayssa Leal, nossa fadinha com apenas 13 anos, ainda trouxe para casa uma das primeiras medalhas de ouro olímpica na categoria.
Seja como um estilo de vida ou como um esporte, uma coisa é certa, os empreendedores têm muito o que a aprender e se inspirar com o mundo do skate.
Em qual modalidade do skate está o seu negócio?
Na prática do skate existem diferentes modalidades que, se observadas com atenção, podem representar cada uma das fases de uma nova empresa quando estamos empreendendo.
Quais habilidades seu negócio tem exigido de você e qual o seu momento nessa trajetória?
Freestyle Skate
Na modalidade freestyle são realizadas as manobras flat (no chão). Movimentos realizados em sequência que, muitas vezes, são aperfeiçoados e acabam se tornando a marca registrada dos melhores e mais reconhecidos skatistas do mundo.
O freestyle foi sendo aprimorado de acordo com as habilidades de improvisação desses atletas. E isso é exatamente o que acontece com quem dá o primeiro passo em um novo negócio.
Começamos observando e imitando o que os outros fazem e, rapidamente, conforme conquistamos segurança, começamos a improvisar e a inovar para nos diferenciar em nosso setor. Você consegue se lembrar qual foi a sua primeira manobra de improviso e que talvez tenha se tornado o DNA de sua empresa?
Downhill Skate
Dessa vez, o que importa mesmo é a velocidade. No downhill o skatista desce uma ladeira na maior velocidade possível. Contam os apreciadores do skate que, essa foi a primeira modalidade oficializada.
O downhill é mais arriscado que o Fresstyle e pode deixar aflito a quem assiste, apesar de que os praticantes sabem muito bem o que estão fazendo. Assim como o seu negócio começa a entrar numa fase de crescimento acelerado e você precisa aumentar a velocidade de seus esforços. Quem vê de fora, muitas vezes tenta te desestimular por não confiarem no seu potencial.
Clientes e vendas crescem, suas habilidades como empreendedor já foram testadas, então, chega o momento de um novo ritmo em sua rotina como empresário.
Downhill Slide
Como você pode perceber pelo nome, essa modalidade também envolve a descida de ladeiras sobre o skate em alta velocidade. Contudo, agora não é só isso, você precisa fazer manobras de derrapagem.
A experiência sobre rodas ficou um pouco mais complexa e mais arriscada. Afinal, não podemos nos acomodar com os bons ventos, é preciso continuar inovando e improvisando sempre para ser competitivo.
Para enfrentar a concorrência, não podemos deixar que nossos clientes percam o interesse pela novidade. Que tal umas novas manobras de vez em quando, mesmo quando o negócio já encontrou seu ritmo de crescimento, com novos produtos, serviços e soluções?
Street Style
Na modalidade street style o desafio são os obstáculos. Elementos que simulam os que são encontrados pelas ruas das cidades, como degraus, bancos, corrimãos, etc.
Mais do que nunca, são essenciais as habilidades de concentração, equilíbrio, resistência e resiliência.
Faça como os skatistas e veja os obstáculos como algo positivo. Por exemplo, sem esses desafios, o street style não teria nenhuma diversão. E, também como esses atletas, quando cair, levante-se e tente novamente até conseguir.
Vertical
Chamado popularmente de “vert”, a modalidade é praticada em estruturas verticalizadas como os half-pipes (pistas em forma de “U”), bowls (que parecem piscinas) ou mini-rampas. Assim como todas as outras, exige muito preparo e habilidade do atleta.
No vert, as melhores manobras e que recebem mais aplausos são as realizadas no ar, já, no caso de um erro o praticante escorrega direto para o fundo da pista. Encontrou alguma semelhança com o seu dia a dia e seus momentos de altos e baixos?
Aqui, é quando chega o momento de suas manobras aéreas, de levantar voo e receber os aplausos. De receber o retorno de todo a sua dedicação como empreendedor e de todo o seu talento.
Equipamentos de segurança são indispensáveis para a prática do skate
Se você também quer viver a experiência de entrar para o mundo do skate e está começando, uma boa dica é a própria Galeria do Rock que já citamos no início desse texto como exemplo.
Lá, você encontra lojas especializadas e vendedores que vão te ajudar a escolher o equipamento ideal para o seu perfil e seu objetivo com o esporte.
Contudo, não se esqueça dos acessórios de segurança, como capacete, luvas, cotoveleiras e joelheiras. Tudo isso você também encontra na galeria, além dos calçados e looks cheios de estilo e específicos para a prática.
E já que estará passeando pela região, o que acha de dar um pulo aqui na Mango Tree para tomar um café com a gente? Somos um coworking no centro de São Paulo, um espaço de trabalho compartilhado moderno e teremos o maior prazer em te receber e ter um local para estacionar o seu skate por aqui. 😉
E você sabia que a Mango Tree e a Galeria do Rock são parceiras no apoio à economia criativa? Então, clique aqui que a gente te conta sobre essa novidade.