Empreender é uma tarefa árdua que pede dedicação, perseverança e muita criatividade. Ainda mais quando se trata do mercado brasileiro, que está cada vez mais competitivo: em 2021 foi registrado um recorde de abertura de micro e pequenas empresas. Ao todo, foram 3,9 milhões de novos empreendimentos, um aumento de 19,8% de acordo com dados levantados pelo Sebrae.
Nesse cenário, todo esforço é pouco para conquistar um lugar de destaque no mercado. Mas também é possível aprender em momentos de entretenimento e diversão. Por isso, selecionamos 7 séries e filmes da Netflix para empreendedores terem fontes de inspiração mais descontraídas. Confira!
Séries e filmes da Netflix para empreendedores
1. Jobs
A cinebiografia conta a história de Steve Jobs, desde a forma despreocupada como ele levava os estudos na faculdade até se tornar o líder da Apple e reescrever o mercado e a relação das pessoas com a tecnologia.
Para os empreendedores que estão dando os primeiros passos, o longa traz um pensamento que sempre esteve intrínseco no dia a dia de Jobs: não se trata de fazer melhor do que o concorrente, mas sim de fazer diferente. A inovação é essencial para conquistar o topo e, durante o processo, não se pode olhar apenas para o orçamento. É preciso buscar o que é inédito e o que irá encantar o consumidor, sempre com a preocupação de o produto ou serviço estar ao alcance dele.
2. O Dilema das Redes Sociais
As redes sociais passaram a fazer parte do dia a dia das empresas como canais importantes para o marketing e para o relacionamento com o cliente. Mas questionar o funcionamento do Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e entender como essas mídias afetam o comportamento das pessoas é muito importante para saber utilizá-las dentro da estratégia de comunicação.
“O Dilema das Redes Sociais” é um documentário dirigido por Jeff Orlowsk e disponibilizado na Netflix que aborda o modelo de negócios das mídias sociais, mostrando como as pessoas são o produto. Nomes conhecidos no mercado como Tristan Harris, ex-designer ético do Google, e Tim Kendall, ex-diretor de monetização do Facebook, discutem sobre qual exatamente é o problema das redes sociais, como elas têm a capacidade de construir dependência, manipular e influenciar emoções.
3. Fome de Poder
Outro importante título na lista de filmes da Netflix para empreendedores se inspirarem é o “Fome de Poder”, longa que traz a história da concepção e ascensão do McDonald’s. O ponto alto do filme é entender a inovação trazida pelos irmãos Richard e Maurice McDonald para o setor de alimentação dos Estados Unidos na época. Diante de uma realidade onde o atendimento das lanchonetes era demorado e pouco acolhedor, foi criado um sistema de fast food que envolveu processos e padrões pensando na experiência do cliente.
Também é interessante analisar as exigências do mercado para crescer e como pode funcionar a busca pelo sucesso através das ações de Raymond Kroc, empreendedor que se associa aos irmãos e acaba tomando a empresa deles.
4. Emily em Paris
A série “Emily em Paris” pode ser considerada por muitos uma história clichê e até “boba”, mas traz bons insights sobre marketing digital, além de ensinar sobre resiliência e convivência no ambiente de trabalho.
Emily Cooper é americana e se muda para Paris após a companhia de marketing em que trabalha adquirir uma empresa francesa. Ela passa a ter o desafio de transformar processos antiquados ao mesmo tempo em que não fala francês e enfrenta dificuldades para ser bem aceita no novo ambiente de trabalho. Aos poucos, com o pensamento de nativa digital e desenvolvendo ações de marketing sempre focadas nas redes sociais, Cooper começa a conquistar a confiança de clientes e colegas de trabalho.
5. The Playbook: estratégias para vencer
Para os empreendedores que gostam de esporte, a série “The Playbook: estratégias para vencer” será uma grande inspiração. Em 5 episódios de cerca de meia hora cada, treinadores prestigiados contam estratégias de vida e de jogo para superar obstáculos e se tornarem campeões com os times que comandam.
São lições de liderança, coletividade e estratégia trazidas por nomes como Doc Rivers, técnico da NBA; Jill Ellis e José Mourinho, técnicos de futebol; Patrick Mouratoglou, técnico de tênis; e Dawn Staley, técnica de basquete em um ambiente predominantemente masculino.
6. O Código Bill Gates
Você já se perguntou o que passa na cabeça de uma pessoa com Bill Gates? Esta série de apenas 3 episódios mostra quais são as influências e como funciona o cérebro do milionário fundador de uma das empresas mais importantes do mundo, a Microsoft.
O documentário revela como Gates busca incessantemente por conhecido, trata problemas de uma forma lógica e dá atenção especial para causas sociais. É um exemplo de liderança e equilíbrio entre o que mais importa na vida para os empreendedores.
7. A Vida e a História de Madam C.J Walker
A minisérie baseada em fatos reais conta a história de Sarah Breedlove, a primeira mulher negra a se tornar milionária nos Estados Unidos por meio do próprio trabalho. Os quatro episódios mostram a dura vida que Sarah levava sendo lavadeira e ganhando pouco pelo trabalho árduo, até que ela começa a perder o cabelo e um conhece a vendedora de um produto capilar que faria as madeixas crescerem novamente. Pensando em mudar de vida, ela tenta começar a vender o produto também, mas é duramente reprimida. Apesar disso, a determinação fez com que ela criasse e expandisse sua própria linha de cosméticos, se tornando a Madam C.J. Walker.
Indo além das séries e filmes da Netflix para empreendedores, o dia a dia do mercado de trabalho pode te fazer cruzar com histórias de superação encantadoras, experiências de vida únicas e muitas ideias inovadoras que estão saindo do papel e, quem sabe, podem se tornar uma produção cinematográfica futuramente. Estar disponível para trocas diárias e construir networking também é uma forma de aprendizado e inspiração.
Espaços de trabalho compartilhados, como coworkings, permitem conviver diariamente com novas histórias, projetos e superações. As possíveis trocas nesses ambientes podem te ajudar a ter motivação e ir além nos projetos de empreendedorismo. Não perca tempo, agende uma visita na Mango Tree e venha fazer parte desse grupo que só cresce.