a gestãoOs desafios de gerir uma empresa tornaram-se ainda maiores com a pandemia da Covid-19. Diante de um mundo BANI – acrônimo em inglês que busca retratar a nova realidade frágil, ansiosa, não-linear e incompreensível –, empresários precisam ter flexibilidade, agilidade e visão de futuro para ganhar destaque diante da concorrência. E não são quaisquer dicas de gestão que tornarão essas características uma realidade.
A chave do sucesso atualmente inclui muito mais do que teorias de gestão: é necessário entender pessoas, reconhecer a importância da colaboração e identificar tendências reais. Nesse sentido, um bom líder, além do conhecimento técnico, é empático, inspirador, sabe se comunicar com a equipe e, acima de tudo, possui curiosidade e vontade de fazer diferente.
Como afirmou Peter Drucker, o pai da gestão moderna, “Administração é fazer as coisas direito. Liderança é fazer as coisas certas” – e ambas são importantes para uma empresa. Afinal, um dos grandes legados do autor foi acabar com a ideia de que organizações existem apenas para o lucro, e mostrar que estas possuem como maior objetivo a entrega de valor para a sociedade.
Isso se torna ainda mais verdade em um momento no qual o consumidor passa a valorizar muito mais atitudes, como responsabilidade ESG (com o meio ambiente, a sociedade e a governança), do que produtos e serviços em si.
Quais os caminhos, então, para ter uma boa gestão e alcançar os resultados esperados para a empresa em 2023? A Mango Tree, um coworking no centro de São Paulo, elencou algumas dicas. Confira!
Dicas de gestão para 2023
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Saber lidar e realizar a gestão de pessoas
Esse é um dos principais desafios para gestores atualmente. Os colaboradores são determinantes para os resultados da empresa, mas engajá-los e saber lidar com os diferentes perfis é cada vez mais difícil.
Pessoas de diferentes gerações estão ativas no mercado atualmente. Enquanto a Geração X (nascidos entre 1965 e 1981) é atraída por estabilidade e um bom salário, as novas gerações Y (nascidos entre 1982 e 1994) e Z (nascidos entre 1995 e 2010) buscam um propósito maior com o trabalho. Além disso, com a globalização e a digitalização, a concorrência por profissionais se intensificou e reter talentos se tornou um obstáculo.
As empresas, então, precisam criar mecanismos para gerar conexões com pessoas, ser empáticas e entendê-las de forma a entregar o valor que elas esperam. Gerir a equipe está relacionado ao mindset adotado pela organização, ao employee experience, mas também ao que é apresentado e entregue para o mercado como um todo.
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Padronizar processos de gestão e dividir responsabilidades
São muitas as atividades e demandas do dia a dia de uma empresa. Organizá-las e padronizar os processos para realizá-las é importante para que o tempo seja otimizado e a gestão e as tomadas de decisão sejam facilitadas. Atualmente, softwares disponíveis gratuitamente ou a um baixo custo podem ajudar nessa tarefa.
Isso permite, inclusive, que as pessoas ganhem autonomia e se sintam mais importantes dentro da empresa. Afinal, delegar também faz parte das atividades de um líder, que precisa motivar a equipe e ter tempo para pensar nas questões estratégicas.
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Ter objetivos bem definidos e manter o foco melhora a gestão
Steve Jobs dizia: “Algumas pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa em que você irá se focar. Mas não é isso. Significa dizer não às centenas de outras boas ideias que existem. É preciso selecionar cuidadosamente”.
Para construir um ambiente de trabalho saudável e uma solução que realmente entregue valor para os clientes, é preciso definir os objetivos do negócio e ser fiel a eles, mantendo sempre uma boa gestão. Manter o foco é acreditar na estratégia e segui-la, mesmo que ela falhe uma ou duas vezes. Os fracassos fazem parte de todo sucesso, basta aprender e melhorar a partir deles.
Um bom mindset a ser adotado nesse sentido é o minimalismo. Ele faz um convite para repensar crenças, sair do piloto automático e simplificar. Ao conquistar plena consciência dos valores e objetivos da empresa, ganha-se disciplina e foco para alcançar os resultados desejados. Tudo isso sem que a equipe e o próprio empreendedor fiquem sobrecarregados e sofram de doenças como ansiedade e burnout.
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Entregar a melhor experiência para o cliente
A jornada de experiência oferecida ao cliente durante o relacionamento dele com a empresa é determinante para aumentar o Lifetime Value (LTV) e reduzir o custo de aquisição de clientes. Isso porque um consumidor satisfeito volta a fazer negócio, além de indicar a empresa.
Mas, para isso, é preciso estar atento às tendências. Durante a pandemia, por exemplo, o contato com o cliente se digitalizou por completo. Com isso, a empresa que não possui canais digitais para se comunicar com o consumidor e, mais do que isso, atendê-lo na velocidade que o online pede, fica para trás.
Dessa forma, entender o comportamento do consumidor, que muda cada vez mais rápido, e as tecnologias que estão chegando no mercado é fundamental para manter a empresa atualizada e entregar uma boa experiência. Atualmente, as companhias já estão olhando para o metaverso, nova dimensão da realidade que promete revolucionar o relacionamento com o cliente.
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Manter o networking vivo
Além de olhar para dentro da empresa e para os clientes, as dicas de gestão também precisam incluir o relacionamento com o mercado como um todo, ou seja, o networking. Ter uma boa rede de contatos é determinante para o sucesso de uma empresa, que passa a se fazer presente em boas discussões, eventos e outras situações – ganhando notoriedade.
O networking também pode funcionar como um ótimo catalisador de ideias. Afinal, estar em contato e trocar ideia com diferentes profissionais e pessoas é um exercício que traz novos pontos de vista, muitas vezes necessários para inovar.
Dentro de um ambiente de coworking, seguir todas essas dicas de gestão se torna muito menos desafiador. Os espaços compartilhados voltados para o trabalho oferecem às empresas as estruturas necessárias para que as pessoas foquem apenas no que irá gerar resultado para o negócio. Além disso, ao unir diferentes perfis de empresa e profissionais em um só lugar, fomenta um networking bom de verdade.
Marque uma visita e venha conhecer a Mango Tree, um coworking localizado no centro de São Paulo, na República, que oferece todos os ingredientes para uma empresa prosperar – desde mentorias de gestão e crescimento até áreas de reunião de descontração.