A criatividade está entre as habilidades mais importantes do empreendedor. Em um mercado cada vez mais mutável, imprevisível e competitivo, ter a capacidade de inovar ou oferecer soluções diferenciadas para dores do cliente é o que coloca uma empresa em destaque. E engana-se quem pensa que isso é um dom para poucos.
Ser criativo está muito mais relacionado à hábitos e mindset, ou seja, é uma característica que pode ser estimulada e conquistada – sempre com muito estudo, paciência, troca e experimentação, afinal, uma boa ideia não nasce da noite para o dia.
Comemorado no dia 21 de abril, o Dia Mundial da Criatividade traz exatamente essa mensagem: a criatividade é importante para revolucionar a vida humana, mas não é algo que flui com facilidade. Conectar-se com temas que não são de interesse pessoal, com outros empreendedores e com os objetivos principais da empresa são os primeiros passos para liberar a imaginação.
Mas o processo vai muito além. Edwin Catmull, presidente da Pixar e da Walt Disney Animation Studios, traz em seu livro “Criatividade S.A” alguns segredos por trás do processo de criação de filmes de sucesso como “Toy Story” e “Procurando Nemo”. E eles estão relacionados à gestão.
Catmull vê falhas como inevitáveis durante o processo criativo, ou seja, para criar é preciso, antes, tentar. Além disso, valoriza pessoas acima de boas ideias, entende que a convivência da equipe deve ser linear (independente de hierarquia) e que a criatividade é construída por todos.
Não à toa, atualmente, empresas usam métodos ágeis como o sprint, para que profissionais desenvolvam juntos soluções a partir de ideias individuais, e o design thinking, que estimula ideação e perspicácia para questões latentes.
A busca pela criatividade no dia a dia
Mesmo que tudo isso faça sentido, você deve estar se perguntando: como eu implemento os hábitos e adquiro o mindset para ser criativo? Alguns comportamentos importantes precisam começar a fazer parte do dia a dia.
Consuma conteúdos diversos, mesmo que não seja de interesse pessoal
Conhecimento é o primeiro passo para ter ideias criativas. Para antecipar tendência, antes é preciso conhecer pessoas, ou seja, entender o que cada uma pensa, acredita, necessita. Isso só é possível quando o empreendedor se permite sair da área de conforto e busca construir empatia com os outros.
Anote todos os insights
Qualquer ideia pode ser boa, por isso, anote tudo. Depois de um tempo, revendo as anotações, algo que parecia não fazer sentido na época pode ser o que estava faltando para colocar uma solução em prática.
Tenha coragem de tentar e não desanime com erros
Como disse Pablo Picasso, “O maior inimigo da criatividade é o bom senso”. Por isso, mesmo que uma ideia pareça loucura, vale a pena testá-la. Para inovar, revolucionar e diferenciar-se no mercado é preciso, antes, arriscar.
Claro que toda tentativa pode acabar em erro, mas esse não é o momento de desanimar ou desistir. Buscar aprender para melhorar da próxima vez é o caminho para criar algo realmente diferente e único.
Foque no propósito
Apostar em várias frentes ao mesmo tempo tira o foco e atrapalha os resultados. Além da sobrecarga no trabalho, a falta de um propósito definido impede uma dedicação maior a determinado projeto. Quando se trata de criatividade, ter o mindset minimalista na gestão da empresa faz toda a diferença. Na entrevista com o especialista Gianini Coziche é possível entender mais sobre isso.
Relacione-se com pessoas, troque ideias
Ninguém tem uma ideia brilhante sozinho. Tudo começa a partir de conversas, leituras de conteúdos produzidos por outras pessoas ou observação de comportamentos, por exemplo, nas redes sociais. Assim, quanto mais contato com o mundo e com pessoas, mais chance de ter a capacidade de inovar o empreendedor tem.
O papel do coworking na criatividade
Espaço de trabalho compartilhado, o coworking “abriga” empresas de diversos setores e profissionais com características variadas. A arquitetura desses locais está voltada para a interação, networking, entre os coworkers. Além disso, mentorias e eventos de empreendedorismo são comuns nesses espaços.
Outro ponto importante é a contribuição para a manutenção do foco. Ao contratar um plano em coworking flexível e sem burocracias, preocupações como contratação de serviços e pagamento de contas (água, luz, internet, limpeza, recepcionista) são terceirizados. O tempo, então, pode ser totalmente dedicado ao que trará resultados aos negócios.
Está precisando de um empurrãozinho para melhorar a criatividade? Venha conhecer a Mango Tree, um coworking no centro de São Paulo, na República.