Hoje em dia, o mundo corporativo está passando por diversas mudanças em razão da Covid-19. O home office já é uma realidade para muitas empresas e os escritórios fixos já não são uma das melhores opções, principalmente pelo alto custo de locação por este motivo indicamos o coworking.
Para cada um dos modelos de espaços corporativos disponíveis, existem vantagens e desvantagens que devem ser levadas em consideração na hora de escolher o espaço mais adequado para a sua empresa.
Hoje vamos descobrir como funciona e quais os benefícios da modalidade do espaço de trabalho compartilhado, também conhecido como coworking.
Afinal, o que é coworking?
É um espaço compartilhado que oferece aos usuários uma infraestrutura moderna, tecnológica e privativa, atém de uma ampla possibilidade de conexões de networking.
Essa opção chegou para revolucionar a forma como as empresas se estabelecem fisicamente no mundo dos negócios.
Os espaços possuem salas de diversos tamanhos, além de outros ambientes que criam uma atmosfera agradável e descontraída para os usuários.
A estrutura perfeita para um ambiente de trabalho compartilhado em um coworking é que ele possua:
- Salas privativas com diferentes tamanhos, possibilitando que as equipes se reúnam no mesmo ambiente para trabalharem juntas, independentemente de serem duas, três ou mais pessoas;
- Salas com diferentes formatos e tamanhos destinadas às reuniões;
- Auditório com foco em palestras, webinars e seminários. Reuniões mais importantes ou atividades que envolvam um quadro maior de funcionários demandam, consequentemente, um espaço maior para comportar a todos;
- Salas de atendimento para atividades que não necessitem de equipamentos eletrônicos. Ideal para psicólogos, professores, consultores e outros profissionais;
- Cabines individuais. Aqui no coworking é você com você mesmo. Mais privacidade para chamadas de vídeo, telefônicas ou apenas quando o momento exigir um foco extraordinário.
- Hall com mesas compartilhadas, puffs, cadeiras, mesas para as refeições e copa. Um ambiente configurado desta maneira estimula o convívio social e possibilita a realização de networkings.
A versatilidade do espaço e seus diferentes ambientes tornam o local de trabalho uma segunda casa.
Quais as vantagens de se alugar um espaço coworking?
Vários aspectos devem ser levados em consideração na hora de alugar um escritório para a empresa.
O bom do coworking é que o usuário consegue ter tudo concentrado em apenas um espaço, além da redução de custos. A pessoa fica totalmente focada naquilo que lhe interessa, sem se preocupar com a infra-estrutura.
Portanto, pode-se locar os ambientes conforme a sua necessidade, não se prendendo em um valor fixo estabelecido por contratos burocráticos e de longo prazo.
Além disso, um trabalho totalmente remoto faz com que a produtividade entre em declínio. Ao trabalhar em casa, somos expostos aos mais variados tipos de estímulos.
Em contrapartida, no coworking, não é necessário lidar com esses problemas, já que o espaço é feito para aumentar a produtividade.
De acordo com estudo realizado pelo Censo Coworking Brasil 2018, 68% dos usuários afirmaram que seu foco é melhor em um ambiente de trabalho compartilhado.
Outro fator para se levar em consideração é a possibilidade de combinar dias e horários com os funcionários, permitindo uma rotina de trabalho híbrida e leve.
Gostei da ideia! Como faço para alugar um espaço coworking?
Por fim, procure um local que ofereça uma estrutura completa.
Localizada no coração de São Paulo, a Mango Tree Coworking dispõe de uma ampla variedade de serviços que se adequam a cada tipo específico de situação. Ela está próxima a estações de metrô, shoppings, restaurantes e estabelecimentos.
Na Mango Tree Coworking você pode escolher o que mais se encaixa nas necessidades da sua empresa e do seu perfil profissional.
Se você gostou desse conteúdo, inscreva-se em nossa newsletter para receber artigos como este diretamente na sua caixa de entrada.