Em uma empresa, a cultura organizacional molda as formas de agir, os valores, crenças, comportamentos, etc.
E por que ela é importante? Porque tem reflexo direto nos resultados do negócio.
Por isso, as empresas mais maduras atuam na promoção de sua cultura. Lembrando sempre que ela é a soma das culturas e valores de cada uma das pessoas que faz parte da empresa.
Métodos que apoiam esse processo são cada vez mais populares. Entre eles, estão as chamadas terapias corporativas. Por exemplo, como a psicoterapia que é uma das práticas pioneiras e mais comuns.
Outro exemplo muito popular é a Constelação Sistêmica Empresarial. Um método criado pelo alemão Bert Hellinger que trabalha com emoções e energias acumuladas em nossa trajetória, que podem ser conscientes ou inconscientes.
Nesta matéria, nos concentraremos nela e contaremos com a ajuda de um especialista.
Afinal, por que o nome Constelação Sistêmica?
Antes de tudo, Paulo Galvão, constelador da empresa Vida Sistêmica, nos ajuda a definir a palavra “sistêmica”.
“É a forma pela qual vemos a influência os fatos. Este olhar é um dos mais efetivos em terapias. Ele nos ajuda a entender, vivenciar e nos relacionar com elementos do passado que não identificamos de forma natural. Afinal, conhecer a realidade permite que ela se transforme”.
Galvão também nos ajuda a definir a palavra “constelação”.
“Ao constelar, vemos o lugar que uma pessoa ocupa no sistema. Por exemplo, em sua família. No caso das empresas, podemos dizer que é a função que cada elemento ocupa naquele sistema”.
Constelação Sistêmica Familiar
O nome Constelação Sistêmica Familiar já é muito conhecida e sua fama cresce a cada dia no Brasil. Além disso, somos um dos países que, reconhecidamente, conta com grandes consteladores.
No entanto, muita gente já ouviu falar a respeito, mas não sabe como esse método de terapia sistêmica funciona ou que ele já é aceito por órgãos governamentais da área da saúde e do direito.
Durante essa prática, em primeiro lugar, são identificados os sintomas que precisam ser solucionados. Então, o objetivo será encontrar na história e relações familiares quais são as causas desses problemas, também chamados de desordens. Estas podem ser crenças limitantes e até mesmo doenças psicossomáticas.
“Para montar um quadro representando visualmente como o sistema se comporta, utilizamos bonecos, pedaços de papel ou até mesmo outras pessoas dispostas pela sala, nos casos de atendimentos em grupo. Por meio de perguntas diretas verificamos como estão essas relações emocionais entre os elementos”, explica Galvão.
Constelação Sistêmica Empresarial
Atualmente, ela é uma solução para desordens no sistema da empresa. No entanto, a Constelação Sistêmica Empresarial não se trata de uma prática desassociada da Familiar. Na verdade, estão muito ligadas.
“Problemas no trabalho podem ter origem no passado. Por exemplo, um filho de pais que vivem em conflito, pode desenvolver uma personalidade mais conciliadora. Uma característica levada para a vida adulta e para o seu trabalho”, explica.
Empresas são ecossistemas vivos
É possível aplicar as terapias sistêmicas nas empresas pois elas também são ecossistemas vivos e em constante mudança.
“Para Hellinger, existem três pontos que ele chama de ‘Ordens do Amor’. Eles se aplicam a todas as organizações humanas, inclusive nas empresas. São elas, o direito ao pertencimento, o valor da hierarquia e o equilíbrio na ação de dar e receber”, destaca Galvão.
Além da identificação e avaliação desses sintomas, durante o processo ainda é possível interferir e interagir no sistema, solucionando problemas e conflitos.
Como a Constelação pode ajudar a sua empresa
Para Galvão, são duas as formas que a prática pode ajudar uma empresa:
-
Sintoma claro e objetivo
Ele realiza um estudo sobre o sintoma e os sistemas envolvidos. As origens podem estar na família e serem muito antigas. Como alguém que seguiu a profissão dos pais e se tornou um profissional infeliz. Contudo, também em desordens mais recentes na própria instituição, como a fidelidade a um chefe que foi substituído.
-
Sintomas diversos
Fatos ocultos têm chances de gerar grandes crises e danos à empresa. Por isso, é importante realizar um trabalho a longo prazo em diversos subsistemas ao mesmo tempo. Assim, criando movimentos de transformação.
Essas desordens geram uma cultura organizacional tóxica. Para entender um pouco melhor, você também pode ler aqui no blog:
– Cultura corporativa: por que isso é importante para o empreendedor?
“A Constelação também é muito útil na formação de líderes para uma gestão de pessoas mais eficiente. Também prepara as pessoas para uma relação mais saudável com os clientes. Ela ainda pode ser importante até na hora de rever o plano estratégico da empresa”, conclui Galvão.
Diferentes culturas no mesmo ambiente
Uma forma de entender como diferentes histórias de vida e culturas podem conviver de forma positiva são os locais de trabalho compartilhado, os coworking.
Um exemplo é a Mango Tree. Um coworking no Centro de São Paulo. Lá, convivem empresas de diferentes setores e culturas, e pessoas com diferentes bagagens.
Além disso, espaços como os da Mango Tree oferecem uma agenda de encontros e workshops. Eventos que trazem atualizações e novidades sobre o mundo empresarial e do trabalho.
Você também pode ler aqui no blog:
– Dois anos de Mango Tree: conheça a essência que a faz um dos melhores coworking de São Paulo.
Para conhecer, você pode agendar uma diária cortesia e passar um dia trabalhando na Mango Tree.