Se você é um empreendedor que atua no comércio ou presta serviços para empresas deste setor, já deve saber que datas comemorativas são oportunidades imperdíveis para aumentar as vendas. Algumas dessas datas mais importantes chegam com o fim do ano, são elas a Black Friday e o Natal, que acontecem em novembro e dezembro, respectivamente.
Além de ser uma chance de mais vendas, é muito importante estar atento a elas por outro motivo: a sua concorrência também está de olho nessas mesmas oportunidades.
De acordo com um monitoramento da Sem Rush, o interesse pela Black Friday no Brasil é o que mais cresceu entre todos os países, em 2020. As buscas pelo tema na internet aumentaram 48%, ficando à frente até mesmo dos Estados Unidos, país que criou a data.
Por isso, se você ainda não começou a se preparar, estamos aqui para te ajudar. Elencamos algumas dicas que vão turbinar seus resultados.
Como se preparar para vender mais nas datas comemorativas
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Definir com quais produtos vai trabalhar
O primeiro passo é saber com quais produtos você vai trabalhar, algo essencial principalmente durante a Black Friday, quando seu público-alvo está em busca das promoções e melhores condições de pagamento.
Por exemplo, você pode selecionar produtos ou serviços que mais atendam às necessidades de seus consumidores, aqueles que oferecem maior rentabilidade ou margem de lucro.
Antes de ir para os próximos passos, certifique-se de que possui estoque suficiente dos itens selecionados. Criar uma demanda sobre um produto ou serviço que você não pode entregar só vai causar uma experiência ruim do seu consumidor com o seu negócio.
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Preparar estratégia de marketing e divulgação
Agora, chegou o momento em que você precisa pensar em como atrair o consumidor até a sua loja, seja ela física ou digital. Como criar nesse público o interesse pelos seus produtos ou serviços.
Seu público precisa saber o que você oferece, quais as condições e o que o diferencia da concorrência. O consumidor precisa lembrar de você quando surgir a intenção de compra daquilo que você vende.
Para isso, você pode criar campanhas em redes sociais, ações promocionais com descontos, do tipo “compre um, leve dois”, ou mesmo criar uma experiência diferenciada na loja, que é exatamente o que os shopping centers fazem quando realizam sorteios e decoram seus corredores para o Natal.
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Treinar sua equipe
Toda a sua equipe precisa estar alinhada no mesmo propósito que você, que é oferecer o melhor atendimento, a melhor experiência, para aumentar as vendas. Afinal, um cliente bem atendido se torna fiel e compra muito mais.
Deixe bastante claro quais são suas ideias e objetivos, o que você espera deles, e crie campanhas que motivem seus colaboradores. Mais do que nunca, é o momento que o trabalho bem feito deve ser reconhecido.
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Planejamento
E para você dar conta de todos esses passos de forma eficiente para colher os resultados desejados, o segredo é o planejamento.
A preparação com antecedência vai te ajudar a ter um maior controle sobre as ações promocionais, investimentos e resultados esperados. Você terá mais tempo, por exemplo, para negociar melhores condições com fornecedores e parceiros.
Black Friday no Brasil
Ninguém tem dúvidas sobre porque o Natal é uma data importante para o comércio devido à tradição de troca de presentes. Contudo, a Black Friday ainda pode deixar dúvidas sobre como agir, principalmente por ser algo recente no Brasil.
Trata-se de uma data muito tradicional no calendário do varejo americano e que acabou sendo exportada para outros países. Aqui no Brasil, a primeira Black Friday oficial foi realizada em 2012 e, desde então, se torna cada vez mais popular.
Os americanos criaram a data com o objetivo de esvaziar seus estoques com preços especiais liberando espaço para os preparativos para o Natal.
São promoções com grandes descontos em lojas físicas e online que acontecem sempre na quarta sexta-feira do ano, um dia após ao feriado do Dia de Ação de Graças.
No Brasil, não celebramos o Dia de Ação de Graças e, por isso, não temos esse compromisso com uma data exata para criarmos as nossas campanhas de desconto. E como somos um povo muito criativo, sabemos como ninguém utilizar isso a nosso favor.
Você já deve ter visto que, por aqui, em alguns lugares a Black Friday dura o mês de novembro inteiro ou, pelo menos, boa parte dele.
Compras via e-commerce serão prioridade dos consumidores na Black Friday
Se você ainda não conta com uma loja online, já está mais do que na hora de começar a avaliar essa possibilidade. Estes canais crescem demais a cada ano, principalmente nas datas especiais. Em 2021, devido a pandemia, serão a prioridade dos consumidores em seu comportamento de compra.
A boa notícia é que, dessa vez, não estaremos navegando no escuro, sem saber como os consumidores se comportarão em um cenário desafiador como a pandemia. Já temos o histórico do ano passado para nos inspirar e guiar!
Como um coworking também pode te ajudar
Temos uma última dica principalmente para quem atua 100% com vendas online e, muitas vezes, não conta com escritório e mantém a equipe 100% em home office. Se você precisar de um espaço para reunir sua equipe presencialmente para um treinamento ou reuniões de planejamento, você pode utilizar um espaço de trabalho compartilhado como a Mango, um coworking no Centro de São Paulo.
Além de um espaço de trabalho compartilhado, a Mango conta com várias salas de reunião ou formato auditório em diversas configurações que você pode alugar por hora ou por diária. Além de ser um ambiente que estimula a criatividade e a economia colaborativa.
Agora é com você, comece a se preparar e boas vendas!