De acordo com um levantamento do IBGE, até julho de 2020 mais de 700 mil negócios haviam fechado as portas devido a pandemia – e esse número tende a continuar crescendo. As medidas de isolamento social, necessárias para conter o alastramento da Covid-19, e a consequente mudança de hábitos de consumo são alguns dos fatores que deverão impactar o mercado ainda por muito tempo. Para os gestores, esse cenário deve acender sinais de alerta, pois sem o devido planejamento estratégico as possibilidades de seus negócios entrarem nessa estatística aumenta muito.
Mas como fazer esse planejamento estratégico? É preciso que esse processo seja ajustado de acordo com a realidade de cada empresa. Entretanto, alguns pontos precisam ser alvo de atenção dos líderes. São eles:
Reveja metas e prazos no seu planejamento estratégico
Esse é um processo que envolve diversos aspectos. Do lado operacional, é necessário se certificar quais é a velocidade e performance das suas equipes durante esse período. O novo modelo de trabalho acarretou em alguma perda de produtividade? Suas equipes ainda conseguem acompanhar suas metas?
Por outro lado, essa também é uma oportunidade para modernizar operações, transformando digitalmente sua empresa. Existem diversas ferramentas digitais que podem auxiliar nessa empreitada. Assim, se torna possível otimizar processos que muitas vezes tomam muito tempo das suas equipes. Atividades de recepção, por exemplo, podem ser otimizadas com a contratação de um escritório virtual durante períodos de home office.
Rever as prioridades do negócio é outra forma de identificar possíveis alterações em metas e prazos no seu planejamento estratégico. Qual é a maior deficiência dos seus projetos, considerando as limitações da pandemia e a postura da concorrência?
Reduza seus custos operacionais
Nesse caso, olhar para gastos em infraestrutura é o primeiro caminho que deve ser considerado. Empresas que esteja no modelo de home office, mas que precisem de um espaço físico de prontidão, devem estar prontas para alternativas mais baratas.
Coworkings como a Mango Tree podem ser uma boa opção para empresas de pequeno e médio porte. Com planos variados, esses espaços garantem qualidade da infraestrutura com corte de gastos. Sem contar que trabalhos como recepção, e manutenções são completamente automatizados.
O marketing deve fazer parte do seu planejamento estratégico
É preciso achar novas formas de atingir seus consumidores. Hoje, eles estão em suas casas, onde a penetração de estratégias de marketing tradicionais podem perder a força. Como fechar negócio com alguém tão distante? A resposta para essa pergunta deve estar no seu planejamento estratégico.
Para negócios, isso significa adotar uma postura mais digital e apostar nas tendências. A omnicalização de canais, por exemplo, é uma alternativa de diferencial no atendimento ao cliente. Redes sociais, como o Facebook e o LinkedIn, são boas formas de alastrar de gerar leads para um público direcionado.
Pense no pós-crise
Não jogue todas suas cartas durante esse período. Também é necessário considerar as mudanças que o período pós-crise irá trazer para o mercado. De acordo com um relatório publicado pelo Itaú a expectativa é que a retomada econômica será acompanhada por uma volta do consumo no ambiente físico.
Entretanto, os ambientes digitais ainda terão grande importância. Empresas precisam estar preparadas para atender essa demanda híbrida, achando formas de transformar o presencial e o digital como operações complementares.
Esse movimento irá se estender para os modelos de trabalho. A importância do escritório físico continua, mas reduzida. Empresas estão tendendo a priorizar modelos híbridos, em que seus funcionários alternam o home office com as visitas ao escritório. Portanto, esteja preparado para possuir a infraestrutura para atender em ambos modelos.
Considere o bem-estar dos trabalhadores
Seu planejamento estratégico deve suprir as necessidades da sua empresa durante o período. Entretanto, isso não deve ser feito às custas dos seus colaboradores. Eles são o alicerce da sua empresa e, se algo vai mal com eles, as coisas costumam desandar na rotina da sua corporação.
Considere isso em cada ponto. Se for readequar sua infraestrutura, por exemplo, dê prioridade para ambientes que favoreçam a produtividade. Também dê a atenção necessária à saúde dos colaboradores, garantindo que problemas como a síndrome de burnout não impactem suas equipes.
Suporte especializado também deve fazer parte de seu planejamento estratégico
Em um mundo ideal, esse processo de planejamento estratégico seria acompanhado por um consultor. Esse especialista iria analisar seu negócio, fazendo apontamentos de quais fatores precisam ser embarcados nessa nova fase.
Entretanto, não são todas as empresas que contam com o suporte desse tipo de especialista. Felizmente, existem formas de se fazer isso com custos mínimos. A Mango Tree, por exemplo, oferece um programa de mentoria acessível para empreendedores durante essa período de crise.