O Marketing Digital é uma das principais áreas de atuação nos dias de hoje. O motivo? É um conjunto de táticas voltadas para o ambiente digital, que ajuda negócios (ou mesmo pessoas) para atingir objetos como atrair clientes, construir reputação de marca, se conectar com o público-alvo e, claro, vender!
Porém, o marketing digital vai além. Ele cria laços importantes com o consumidor, aproximando o seu produto com os desejos e necessidades dos indivíduos. Quanto mais feito sob medida, melhor. Personalizar, então, ganha a bola da vez. Nesse cenário, não há como “fugir” da estratégia digital.
Agora, como aproveitar os pontos altos do marketing digital no seu negócio? É o que te contamos logo abaixo. Confira!
Tenha seu próprio site, o primeiro passo para o marketing digital
Sabia que existem mais de 1 bilhão de sites no mundo? Só para ter uma ideia, em janeiro de 2020 o número de sites registrados pela Netcraft mostrava a incrível marca de 1.295.973.827 — contra 255 milhões há dez anos. Ou seja: o endereço na web se tornou indispensável para ser a vitrine da sua marca e o primeiro passo para o marketing digital.
Seja engajado nas redes sociais
Ter um perfil no Instagram e Facebook, por exemplo, já não é algo tão novo para as empresas. A questão é como ser “A” marca que marca presença no marketing digital, garante interação com os seguidores, responde rapidamente as mensagens, e fala na linguagem certa do público-alvo.
Para isso, é importante fazer um estudo de campo antes. Definir exatamente quem você quer impactar, de que forma e criar uma estratégia única nas redes sociais. É bom reforçar ainda que não basta apenas postar com frequência, é necessário engajar a audiência!
Sem contar que, de acordo com o relatório Digital 2020: Global Digital Overview, feito pela We Are Social e Hootsuite, a média global que as pessoas passam na internet é de 6 horas e 43 minutos por dia. Além de 100 dias por ano conectadas. Tudo isso reforça que estamos em massa nas redes sociais.
Alimente um blog
As pessoas gostam de saber dos bastidores, de pegar dicas, de “conversar” com alguém que esteja no mesmo ramo de negócio. Que tal, então, criar um blog e ir compartilhando conteúdo por lá?
Uma dica que faz diferença é, por exemplo, se você trabalha em um coworking. É possível fazer engajamento em seu marketing digital por meio de uma série de postagens sobre o dia a dia de ser empreendedor, os desafios, como é ter um escritório compartilhado, o que as pessoas podem fazer para terem sucesso na carreira e muitos outros temas.
Depois, é unir o útil ao agradável: divulgar o conteúdo diretamente nas redes sociais. Ao mesmo tempo, investir em post patrocinado para chamar o público e se fazer presente na rede.
Viu só como o Marketing Digital é fundamental para qualquer negócio, principalmente no momento atual? Não hesite em começar o quanto antes a apostar nisso, você notará em pouco tempo que com planejamento e estratégia digital certas a sua marca ganhará muitos fãs (e clientes!).
O que achou do artigo? Conte para gente se já investe em Marketing Digital ou se tem dúvidas de como fazê-lo!