A natureza sempre foi uma grande inspiração para a inovação. Essa forma que a indústria tem de buscar aprendizado nos elementos do meio ambiente e da biologia tem um nome: biomimetismo.
Um pomar de inspirações
Imagine se fosse possível plantar um pomar ou uma horta de ideias que poderiam ser colhidas quando você precisasse de inspiração. Pois é assim que funciona a biomimética, com a diferença que o plantio e o cultivo já foram realizados pela natureza, pela evolução das espécies. Você só precisa colher!
Fonte de inspiração infinita, a biodiversidade tem sido objeto de estudo para invenções no decorrer da história.
Inspiração na simplicidade e na complexidade
Coisas simples como o velcro, inspirado nos carrapichos presos à calça, que é utilizado das roupas comuns até em foguetes para fixar objetos em gravidade zero. E mais complexas como um fluxo de bactérias que ajudou a estudar soluções para o trânsito de uma cidade chinesa.
Essa é uma tendência que apenas cresce, principalmente na busca por iniciativas mais sustentáveis. Por isso, os biólogos passaram a ser profissionais requisitados em mercados até então inimagináveis. Janine Benyus, pesquisadora e autora de um livro sobre o tema, se tornou consultora de marcas como Natura, Nike e Boeing.
Contudo, não são apenas produtos que são inspirados pela observação da natureza, o comportamento de organismos e ecossistemas também podem apontar para novas soluções intangíveis, como estratégias na gestão dos negócios e nos processos.
Como a natureza pode inspirar os negócios
Em seus estudos, Janine recomenda dois principais caminhos para de se utilizar a biomimética nos negócios.
- Observação de dentro para fora: encontrar um desafio e investigar como a natureza solucionou o mesmo problema, como filtrar água e economizar energia.
- Observação de fora para dentro: analisar como organismos e ecossistemas naturais organizam determinadas funções que podem ser copiadas nos processos de sua empresa.
Biomimetismo como estratégia de negócio
A multinacional alemã Festo, uma indústria de pneumáticos e hidráulicos, é uma referência na utilização da natureza em todas as frentes, sejam inovações em novos produtos, tecnologias ou estratégias de gestão.
A empresa foi matéria de um estudo da Universidade Federal do ABC, por contar com biólogos consultores em suas equipes e terem criado um departamento chamado “Bionic Learning Network” que já atua desde os anos 90.
Um dos projetos destacados na pesquisa partiu da observação da organização e comportamento cooperativo das formigas na natureza que deu origem a algoritmos complexos utilizados em tecnologias de controle.
Para os pesquisadores, para que o biomimetismo seja incorporado em uma empresa de forma eficiente, é essencial que ela já tenha a inovação presente em seu DNA.
Gestão bioinspirada
No que diz respeito à gestão, um dos primeiros princípios do que chamam de gestão bioinspirada é ter uma visão do colaborador como ser humano e não como um recurso.
Apenas quando o líder ou o empreendedor tiverem essa consciência, a observação da inteligência da natureza será realmente eficiente na adoção dos princípios da biologia em seus processos.
Por exemplo, é possível encontrar formas mais orgânicas de interação nos processos de trabalho. Criar espaços colaborativos, que estimulem a criatividade para solução de problemas e que usem a diversidade como uma equipe que se completem em suas diferenças.
Algumas empresas já se inspiram em colônias de abelhas ou formigas onde todos são importantes, da rainha às operárias. Em uma empresa como na natureza, essa visão que valoriza o papel de todos, do CEO ao estagiário, só traz benefícios aos resultados.
Para entender um pouco mais sobre a importância e os benefícios de uma cultura colaborativa, leia aqui no blog a matéria “Ambiente colaborativo: seu local de trabalho está preparado para ser um?”
Bioinspiração no empreendedorismo
Para quem está começando um pequeno negócio, pode ser difícil aplicar o biomimetismo em produtos ou novas tecnologias que demandem grandes investimentos em pesquisa e desenvolvimento.
Contudo, esta não é uma fonte que pode ser descartada. O empreendedor pode começar em pequenas soluções mais intangíveis, mais fáceis e mais acessíveis como a gestão bioinspirada de pessoas e processos.
Para acelerar essa experiência, uma alternativa e inserir sua empresa em sua equipe em um espaço que já viva, por exemplo, uma cultura colaborativa em sua essência, como os espaços de trabalho compartilhado, os coworking.
Um exemplo é a Mango Tree, um coworking no Centro de São Paulo que já nasceu preparado para dar espaço a empresas inovadoras e colaborativas.
Para entender na prática como isso funciona, você pode agendar um visita à Mango Tree, que fica próxima à estação República do Metrô, e até mesmo utilizar uma diária cortesia que oferecem para quem deseja viver essa experiência.
Curiosidade: coisas do seu dia a dia que nasceram da biomimética
Tinta autolimpante: o efeito que evita que líquido ou sujeira grudem na superfície foi inspirado nessa característica das asas da borboleta-seda-azul.
Trem-bala japonês: seu design para evitar o máximo de atrito com o ar e ruídos foi inspirado no bico e no mergulho do pássaro martim-pescador.
Sistema de ventilação: um shopping da África criou um sistema de ventilação inspirado em cupinzeiros que utiliza até 10% menos energia com o ar condicionado.
Telas de led: esses dispositivos ganharam muito mais economia quando ganharam tecnologia inspirada na formação dos olhos dos mosquitos que possuem uma camada antirreflexiva que elimina a perda de luz, aumentando a eficiência.
Para conhecer mais exemplos ou saber mais sobre a biomimética, faça uma visita à página Ask Nature do Biomimicry Institute que nasceu para estimular todo o mundo a buscar na natureza a solução de desafios.
E, não se esqueça, que todos nós fazemos parte da natureza e desse ecossistema. Também podemos aprender uns com os outros estando atentos à todas aquelas características que nos fazem humanos, nossas fortalezas, fraquezas e diferenças.