Como motivar seus funcionários a serem mais produtivos? Se você nunca se perguntou isso, está na hora de fazer! De acordo com um levantamento da consultoria Gallup, 85% daqueles no mercado de trabalho estão desmotivados com suas funções. E existem formas de mudar esse cenário sem precisar fazer grandes investimentos, basta você acreditar mais no poder da gentileza.
E falamos sério quando afirmamos a importância da gentileza. De acordo com um estudo realizado pela Universidade Estadual da Pensilvânia, até os pequenos gestos contam. Eles descobriram que demonstrações singelas de afeto no ambiente profissional são capazes de diminuir o estresse dos seus colaboradores.
Um pequeno gesto de gentileza
Em um primeiro momento, a metodologia do levantamento consistiu em estimular empresas de ônibus chinesas a adicionarem uma pequena fruta na dieta dos seus funcionários. Precisamos considerar que essa é considerada uma das profissões que mais exigem mental e fisicamente de seus profissionais na China.
Durante um período de três meses, os pesquisadores realizaram uma série de pesquisas e entrevistas para acompanhar como a ação havia impactado na rotina dos colaboradores. O resultado foi impressionante. Eles não apenas demonstravam um grau de confiança maior, como também estava mais produtivos.
Os pesquisadores também notaram uma diminuição nos sintomas de depressão entre os participantes do estudo.
Mas era só uma fruta!
Sim, realmente. Tudo que a empresa fez foi adicionar uma pequena fruta, que provavelmente custou centavos, na dieta dos funcionários. Entretanto, o resultado foi além do simples benefício na alimentação.
Os colaboradores encararam aquela adição com um gesto de gentileza de seus empregadores. Coisa que se provou muito significativa. Afinal, todo o estresse adquirido durante seu expediente geralmente vai para “a conta do chefe”. Se não fosse por ele, você não estaria naquela situação, não é mesmo?
Portanto, todos esses sentimentos negativos estão concentrados na figura da empresa – que muitas vezes não consegue ter controle daquilo que está incomodando seus colaboradores. Demonstrar gentileza é uma forma de dizer para os profissionais que você se importa com eles e está atento ao seu bem-estar.
Ações contam mais do que palavras
Dar uma fruta não fez a carga de trabalho desses profissionais diminuir. Não tornou os passageiros mais educados ou o trânsito menos estressante. Mas serviu de alívio ao mostrar que eles não estão sozinhos naquela situação.
O sentimento de mudanças, de novidade e atualização, também é foi um fator importante na pesquisa realizada na China, conforme afirma Bu Zhong, autor do estudo. “Com essa pesquisa, percebemos que os funcionários tendem a reagir positivamente à pequenas mudanças em seus ambientes de trabalho.”
Mas não devemos nos deixar enganar. Dar uma fruta na maioria das vezes não é o suficiente para demonstrar para seus colaboradores o quanto você se importa com eles.
O poder da gentileza
É possível “direcionar esses atos de gentileza” de forma que eles fiquem cada vez mais assertivos. Primeiramente, é preciso entender o contexto em que seus colaboradores estão incluídos. O que está os estressando? É uma carga de trabalho muito grande? Baixa remuneração? Um ambiente pesado?
Com base nesses dados, você pode elaborar uma estratégia que resolva os problemas da sua equipe e demonstre gentileza ao mesmo tempo. Que tal diminuir a carga de trabalho em alguns dias da semana? Ou adicionar um período de descanso maior no meio do expediente. Construir um espaço relaxante, onde os colaboradores podem relaxar, pode ser uma alternativa para diminuir a carga do ambiente de trabalho.
E essas coisas sequer requerem que você repense a liquidez do seu negócio, por exemplo. Dar um tempo maior de descanso vai resultar em mais produtividade nos horários de trabalho, o que irá compensar qualquer tipo de atraso na produção que você possa ter devido essa medida.
Criar um espaço de descanso parece investimento demais? Uma boa alternativa pode ser alocar seu negócio em um coworking. A Mango Tree, por exemplo, conta com equipamentos de lazer e um espaço comum amplo e iluminado para garantir conforto para sua equipe.
A gentileza como parte da cultura corporativa
Podemos considerar a gentileza como um padrão de mercado atualmente – pelo menos em setores que exigem mais inovação e agilidade, como o de tecnologia. A prova disso foi um estudo conduzido pelo Google em 2012. Eles queriam descobrir quais são os segredos por trás de suas equipes mais eficientes.
Os pesquisadores estudaram mais de 120 equipes, as medindo por dezenas de parâmetros (que incluem organização interna, idade, habilidades complementares, interesses em comum, etc). Entretanto, para a surpresa dos envolvidos, não se chegou a nenhum resultado que comprovasse que a composição das equipes influenciasse de alguma forma nos resultados. Ou seja, não importa os perfis de profissionais que você misturava dentro de uma mesma força tarefa, isso não teria impacto na produtividade do coletivo.
Eles só começaram a ter pistas de como melhorar a produtividade das equipes quando eles analisaram as chamadas “normas”.
O que são normas?
Normas é o termo usado por gestores para definir a mistura de tradições, comportamentos e regras não escritas que definem como um grupo funciona. Elas têm um papel muito importante na dinâmica da equipe e vão muito além da personalidade dos indivíduos.
O simples fato de estar em equipe faz com que as pessoas sigam essas normas. Tanto que elas se comportam de forma diferente quando estão sozinhas do que quando estão com seus colegas de trabalho.
Observar isso é entender como aqueles colaboradores pensam e enxergam seu trabalho. Logo, é algo muito importante na hora de elaborar uma estratégia.
O que as “super equipes” possuem em comum?
O estudo do Google identificou as duas características que suas principais equipes possuem. São elas:
- Todos possuem a mesma liberdade para falar. Os pesquisadores da gigante de tecnologia descobriram que, quando necessário, todos os membros dessas equipes possuíam a oportunidade para falar. Isso tornava aquele ambiente mais democrático e intelectualmente confortável.
- A empatia era presente entre todos. Essas equipes possuem uma sinergia muito boa. Todos os profissionais eram capazes de compreender os sentimentos desses pares. Mais do que isso, eles também eram capazes de tomar ações que, muitas vezes, os davam mais trabalho com o único intuito de ajudar seus colegas.
A gentileza é essencial nas grandes empresas
A combinação entre a capacidade de se expressar e a gentileza cria um ambiente de “conforto psicológico”. O professor Amy Edmondson, da Escola de Negócios de Harvard, explicou esse fenômeno no seu TED Talk, que você pode conferir (em inglês) abaixo.
De acordo com o especialista em gestão, o conforto psicológico é a “crença de que ninguém será punido ou humilhado por falar suas ideias, fazer perguntas, expressar suas preocupações e admitir seus erros”. Esse ambiente de conforto psicológico é o ideal para a manifestação da gentileza.
E a melhor parte é que você não precisa fazer um grande investimento para isso. Basta começar a espalhar essas ideias na cultura corporativa da sua empresa. Imagina só, você liderar uma corporação de super equipes apenas com o poder da gentileza?