O Centro de São Paulo sempre foi um importante polo gastronômico mundial concentrando diversos tipos e origens de cozinha, do fast food à alta gastronomia, da parrilla argentina ao lámen japonês.
Com a revitalização e redescoberta da região, restaurantes históricos, como o Paribar e o Terraço Itália, passaram a dividir espaço e as atenções com casas mais contemporâneas, como a disputadíssima Casa do Porco ou até com as recém-inauguradas como o Cora, uma das novidades que se tornou queridinha dos paulistanos.
Você sabia?
O Centro de São Paulo não é um bairro único, é uma região que contempla os distritos Bela Vista, Bom Retiro, Cambuci, Consolação, Liberdade, República, Sé e Santa Cecília que ficam sob a jurisdição da Subprefeitura Sé.
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de toda essa área é de 0,928, o que é considerado muito elevado. Está acima da média do IDH da cidade, que é de 0,805.
Assim como uma gastronomia extremamente variada, o público que frequenta a região também é igualmente diverso. Contudo, a região e os negócios que nela estão recebem de braços abertos a todas as tribos.
Um roteiro gastronômico diferente no Centro de São Paulo
Em uma cidade efervescente como São Paulo, roteiros de restaurantes são encontrados aos montes na internet ou em revistas especializadas, como a Veja São Paulo.
Todos eles, classificam os estabelecimentos pelo tipo de cozinha, nacionalidade de origem, regiões da cidade, preços ou outras características mais tradicionais da culinária.
Como, apesar da proliferação de prédios residenciais, inclusive de alto padrão, o Centro de São Paulo ainda é um importante polo empresarial e de negócios. E toda essa rede de restaurantes acaba atendendo os trabalhadores da região, faremos um guia diferente.
Aqui no blog, vamos classificar os restaurantes do nosso roteiro gastronômico pelo ponto de vista, comportamento e necessidades de quem trabalha imerso nesses bairros.
Abaixo, você pode conferir nossas dicas ou apenas se inspirar nelas para novos achados, já que o Centro conta com infinitas opções e uma das coisas mais interessantes é poder explorá-lo.
Almoço em grupo de colegas
Sabe aquele dia que todo mundo resolveu se unir para almoçar em um restaurante diferente. Quando for o seu caso, a dica abaixo pode ser uma ótima opção.
Esquina Peruana
Um verdadeiro fenômeno, o Rinconcito Peruano nasceu no Centro e se espalhou em uma rede com 10 unidades existentes por toda a cidade. Contudo, as duas casas da região central ainda são as mais charmosas e conhecidas.
Nos dias úteis, não costuma encher tanto quanto nos finais de semana. Por isso, se torna uma opção perfeita para grupos conseguirem uma mesa grande rapidamente. Afinal, almoço de trabalho dura apenas uma hora, não é mesmo? Ninguém quer encarar demoradas filas de espera.
A cozinha, como o próprio nome diz, é peruana, reconhecida mundialmente pelo sabor inconfundível. No Rinconcito, não é diferente.
R. Aurora, 443 – Santa Ifigênia – São Paulo
Av. Vieira de Carvalho, 86 – República
www.rinconcitoperuano.com.br
Hora feliz
Em uma região tão agitada, ao sair do trabalho em uma tarde quente, principalmente em uma sexta-feira, é um convite para reunir os colegas para um bate-papo com boa comida e boa bebida.
Família
Representante icônico dos lugares históricos do Centro, o Paribar é um restaurante com cara de bar, ou seja, um ótimo local para beber e, se resolver comer algo, o cardápio tem opções deliciosas de pratos para jantar ou apenas petiscar.
A casa conta com mesas na área externa, em plena praça Dom José Gaspar, bem ao lado da Biblioteca Monteiro Lobato.
Luiz Campiglia, proprietário e chef, é um pesquisador da culinária paulistana. Então, prepare-se para encontrar um menu cheio de referências e releituras de pratos tradicionais da cidade, inclusive o prato do dia que muda diariamente e não faze parte do cardápio.
Praça Dom José Gaspar, 42 – República – São Paulo
@restparibar
Vontade de comida ogra
Para quem não sabe, comida ogra é aquela farta, não apenas em quantidade, mas em gordura, açúcar, etc. Não muito saudável mas, mesmo assim, de vez enquanto, bate aquela vontade de sair da dieta, principalmente em dias mais difíceis no escritório e na véspera do fim de semana.
Bullguer
Normalmente, às sextas-feiras os espaços de comida rápida e ogra, como as hamburguerias, ficam bem cheios. A vantagem do Bullger nessa hora é que a casa é bem grande, tem dois andares. Inclusive, o salão superior tem vista para o Edifício Copan.
A Bullger é uma das primeiras hamburguerias do Brasil a trabalhar com o conceito smash, um disco de carne um pouco menor que o convencional e que agrada muito as pessoas que não gostam da carne mais avermelhada dos burgers gourmet tradicionais.
O menu é bastante variado e, além dos diversos tipos de hamburguers, você vai encontrar dois tipos de hot-dogs e acompanhamentos como as irresistíveis batas fritas com creme de queijo e temperos.
Avenida Ipiranga, 197 – República – São Paulo
https://bullguer.com
Impressionar um cliente
Sabe aqueles dias em que você recebe um cliente importante no escritório e a reunião acaba bem na hora do almoço? Não tem jeito, vai ter que convidá-lo e, dessa vez, ter que caprichar no local para impressioná-lo.
Terraço Itália
É impossível alguém não se impressionar com a estrutura, cardápio e vista panorâmica da cidade do Terraço Itália que fica no 41° andar do edifício Circolo Italiano, mais conhecido como Edifício Itália, e que está entre os mais altos do país.
Para quem é pego de surpresa por um cliente ou uma visita importante na hora do almoço é uma opção interessante por ser mais tranquilo nesse horário, nos dias úteis, ao contrário dos jantares e finais de semana. Mesmo assim, se já estiver se preparando com antecedência, vale garantir fazendo uma reserva.
O menu é inspirado na culinária italiana e no almoço oferecem opção do menu executivo que já inclui o antepasto, a entrada, o prato principal e a sobremesa. Os preços são um pouco acima da média, mas vale muito a experiência.
Av. Ipiranga 344, 41° andar – República – São Paulo
www.terracoitalia.com.br
Comemorações em equipe
Toda equipe sempre tem algum motivo para comemorar, seja o aniversário de alguém, um bom resultado nos negócios, o início de férias ou da aposentadoria de algum colega. Momentos como este pedem um lugar espaçoso, gostoso e divertido.
Boteco 28
Uma das novidades da cidade está dentro do Farol Santander, prédio ícone da cidade, exatamente no 28° andar. O bar e restaurante é mais uma opção para apreciar uma vista de tirar o fôlego.
Seu salão conta com algumas mesas grandes para receber grupos, mas para garantir que vá consegui-las, caso esteja em muitas pessoas, é recomendável chegar cedo, o acesso ao andar é por ordem de chegada e abre a partir das 11h30.
Apesar do nome, o Boteco 28 conta com um menu muito bem elaborado e assinado pela chef Mayra Aguiar com pratos e petiscos que celebram a culinária típica paulista, inclusive a de identidade caipira.
Rua Joao Bricola 24, 28º andar – São Paulo
www.bardacidade.com.br
Visita de colegas de outras cidades
Quem trabalha em empresas que conta com escritórios espalhados pelo país ou atende clientes de outros estados já sabe que, quando recebe visita, precisa providenciar um almoço de negócios e ao mesmo tempo turístico.
Casa do Porco
Em casos como esse, que tal levar seu convidado para um dos restaurantes mais badalados do momento? A Casa do Porco fica no Centro de São Paulo e figura na lista dos melhores restaurantes do mundo.
As vezes, a fila é um pouco demorada, mas para quem é de fora, até a espera se torna uma experiência interessante. De qualquer forma, quem conseguir se programar com antecedência pode fazer uma reserva pelo site do restaurante.
Para conhecer realmente a cozinha autoral do chef Jefferson Rueda, a melhor opção é o menu degustação batizado de “Da Roça Para o Centro”. E, apesar da fama dos torresmos, quem não come carne não precisa se preocupar pois a casa também oferece a opção vegetariana.
R. Araújo, 124 – Vila Buarque – São Paulo
www.casadoporco.com.br
Desbravando novidades
Muitas vezes, em regiões efervescentes como o Centro de São Paulo, alguns grupos de colegas saem para desbravar novos lugares. Afinal, é possível encontrar uma novidade quase que diariamente.
Cora
O Cora é um dos restaurantes mais recentes que caiu no gosto do pessoal da região, tem um ambiente descolado no hooftop de um prédio que está se transformando em point de modernos. O local apostou em uma vista para o famoso “Minhocão” (Elevado Costa e Silva) que, dizem, um dia se transformará em um parque suspenso aos moldes do Skyline, em Nova York.
Pablo Inca, o chef do Cora, gosta de variar seu menu e trabalhar com muitos ingredientes sazonais. Então, é previsível que em uma segunda visita você não encontre os mesmos pratos da anterior.
É por isso que o menu é sempre muito enxuto e chama a atenção as diversas opções de pratos que podem ser compartilhados.
R. Amaral Gurgel, 344, 6° andar – Vila Buarque – São Paulo
@cora.sp
Almoçando sozinho
Sempre tem aqueles dias que a gente se enrola com o horário ou por qualquer outro motivo acaba indo almoçar sozinho. Neste caso, muitas vezes apelamos para o delivery, mas nem sempre queremos ou podemos comer no escritório.
O Gato Que Ri
Outro restaurante bastante tradicional da cidade é O Gato Que Ri. Exatamente por isso, tem muitos habitués na região que são presença constante, inclusive sozinhos. Então, é um dos poucos espaços importantes da cena gastronômica que ninguém vai estranhar quando pedir mesa para uma pessoa.
Funcionando desde 1951 no mesmo local, no Largo do Arouche, é uma casa de massas que às quartas e sábados também serve um famoso buffet de feijoada, dias em que costuma estar um pouco mais cheio.
As massas dos pratos são produzidas no próprio restaurante que também conta com um balcão onde funciona um pastifício vendendo massas frescas e molhos para levar para casa.
Largo do Arouche, 37 – República – São Paulo
www.ogatoqueri.com.br
Entrega
Por mais que o Centro de São Paulo seja um convite para um passei a pé, sempre chegam aqueles dias que o tempo está corrido e não conseguimos sair para almoçar ou fazer um lanche na rua. Nessas horas o delivery é a salvação mas, nem por isso, você precisa deixar de lado uma boa gastronomia tradicional paulistana.
Ponto Chic
O Ponto Chic é outra casa tradicionalíssima da cidade e uma de suas unidades mais antigas fica no Centro. Seu serviço de delivery é destaque porque, apesar de estar disponível em todos os serviços de aplicativo, conta com uma equipe própria de entregadores que são funcionários da casa.
Quem já conhece o menu da casa sabe que a sua marca registrada é o famoso Bauru. Diz a lenda que ele nasceu após um pedido especial de um estudante de direito do Largo São Francisco nascido na cidade que dá nome ao sanduíche. Alguém prova o resultado e grita: “garçom, me vê um igual esse do Bauru”.
Você pode provar esse carro chefe que é feito no pão francês com finas fatias de rosbife da casa, tomate em rodelas, pepino em conserva e uma mistura de quatro tipos de queijos fundidos. Você pode escolher se quer quente ou frio e a entrega na região é rápida.
Largo do Paissandu, 27 – Centro Histórico – São Paulo
www.pontochic.com.br
Viver no meio desse mundo gastronômico
Por mais que a gente tente explicar como é viver imerso nesse pulsante mundo gastronômico, só mesmo estando na região e visitando seus restaurantes é possível entender essa experiência.
Quem mora e trabalha em outras regiões da cidade deve ter ficado com muita vontade de estar imerso nesse universo que é o Centro de São Paulo ou, no mínimo, ficou com fome, não é mesmo?
Além da gastronomia, a região está cercada de pontos turísticos e históricos. Recomendamos alguns aqui no blog no post “Turismo no Centro de São Paulo: um mundo de infinitas possibilidades”.
Pois saiba que, se você quiser, você pode fazer parte de tudo isso. Uma das soluções é buscar um coworking no Centro, um espaço de trabalho compartilhado como é a Mango Tree, que fica entre a Av. São João e a Praça da República com a acesso a pé a todas as sugestões que fizemos acima.
Um coworking no Centro de São Paulo é uma opção, não apenas para empreendedores e profissionais liberais, como também pode ser utilizado por funcionários em sistema de home office que precisam de um espaço fora de casa e com uma boa estrutura para trabalhar.
A Mango Tree te oferece um “aperitivo” para poder viver essa experiência. O coworking oferece uma diária cortesia que você pode agendar ou apenas dar uma passada para um café!