Garantir o bem-estar dos funcionários é um dos requisitos para criar um ambiente de produtividade na sua uma empresa. É isso que aponta um estudo realizado pela consultoria Gallup em parceria com a Sharecare. Os resultados mostram que colaboradores que estejam se sentindo bem são 83% menos propensos de procurar outro emprego. Nesses casos, o presenteísmo também é reduzido, podendo ser até 24% menor. Mas, para que isso seja possível diversos fatores precisam ser considerados. Nesse artigo você vai entender como trabalhar no centro de São Paulo pode melhorar a produtividade das suas equipes.
Mas vamos com calma. Primeiramente precisamos entender quais são os outros fatores influenciam no bem-estar dos colaboradores. Claro, boas remunerações, benefícios e carga de trabalho adequada entram nessa discussão. Mas muitos empreendedores subestimam o valor do ambiente nessa equação.
Um ambiente de trabalho diferenciado
Como já falamos nesse blog, o ambiente de trabalho tem um impacto grande no bem-estar dos seus funcionários. Entretanto, para que isso seja possível, alguns fatores precisam estar presentes. Primeiramente, o ambiente deve conter todas as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de suas funções. Por outro lado, um colaborador também deve se sentir confortável e estimulado no lugar em que está trabalhando.
As características que um ambiente de trabalho deve ter para alcançar esse resultado são diversas. Precisamos considerar o espaço, que precisa ser grande o suficiente para promover conforto e individualidade para as equipes. Mas até a iluminação também tem seu papel. Ela deve ser natural e preencher todo o ambiente.
Gestores precisam estar atentos a todos esses aspectos. No desenvolvimento dos espaços da Mango Tree, por exemplo, esse foi um dos principais fatores considerados. O ambiente do nosso coworking foi arquitetado de forma que a luz solar consiga entrar, preenchendo os corredores e diminuindo a exposição dos colaboradores à iluminação artificial.
Ao mesmo tempo, oferecer as ferramentas necessárias para uma rotina de trabalho ágil também é importante. Ferramentas como escritório virtual e aluguel de espaços sob demanda nasceram com esse propósito. Assim, empreendedores e equipes podem levar seu escritório para onde quiserem ao mesmo tempo que cortam custos com manutenção e locação.
Mas a localização também é outro ponto importante para a Mango Tree. Escolher o centro de São Paulo se mostrou uma decisão estratégica, e os motivos você confere abaixo.
Como o centro de São Paulo pode beneficiar minha empresa?
Podemos definir o ambiente de trabalho ideal como “prático e agradável”. Entretanto, a discussão não se limita a ter uma cultura corporativa moderna e horário flexíveis. Muito pelo contrário, a praticidade se manifesta em coisas aparentemente pequenas, que muitas vezes passam despercebidas pelos gestores. Por outro lado, esses aspectos fazem a total diferença no cotidiano das equipes.
Imagine o trajeto para seu trabalho, por exemplo. Quanto mais longo, mais desagradável ele será. Afinal, se locomover é um ato físico e exaustivo. Ao percorrer longas distâncias, colaboradores tendem a chegar no trabalho com menos energia e com o humor abalado. É por isso que aqueles que possuem escritórios no centro de São Paulo têm grandes vantagens. Eles contam com um ambiente mais acessível e prático, onde diversas opções de transporte coletivo estão disponíveis.
Além da locomoção, trabalhar no centro da maior cidade do país possibilita praticidade e economia na alimentação, com um vasto catálogo de restaurantes disponível à custos reduzidos. A região também oferece fácil acesso a bancos, lotéricas e supermercados, garantindo que todas as necessidades básicas dos colaboradores possam ser supridas em pouco metros de distância. O resultado é uma experiência mais enriquecedora, onde desafios comuns (como achar um lugar para passar o tempo durante os intervalos) deixam de ser um problema.
Os equipamentos culturais do centro de São Paulo
Essa é uma visão compartilhada por Marcone Moraes, conselheiro e sócio-diretor da Galeria do Rock. “A minha experiência de viver no Centro de São Paulo é superpositiva. Eu vejo que aqui tem muita diversidade, um comércio pujante, bons restaurantes, lugares para morar e para visitar – como os Centros Culturais”, diz.
Fundada em 1963, a Galeria do Rock é um bom exemplo da capacidade do centro de São Paulo em promover a praticidade para aqueles que frequentam a região. O prédio histórico abriga comércios de diferentes tipos, indo desde restaurantes até lojas de roupas. Entretanto, a característica mais marcante é a pegada cultural do estabelecimento. Lojas especializadas em artigos de música, cultura alternativa e pop enchem os corredores da galeria, atraindo paulistanos e turistas. Imagine só ter um lugar como esse à disposição para passear durante seus intervalos?
Segundo Marcone Moraes, é isso que muitos dos trabalhadores da região estão fazendo. “Seja passeando, vendo vitrines ou até comendo nos restaurantes, muitos trabalhadores da região procuram passar seus intervalos na galeria pelo alto astral que existe no espaço.”
O centro de São Paulo e a produtividade
Como falamos, a produtividade se baseia em diversos fatores. A cultura da empresa e o ambiente desempenham um importante papel para isso. Por outro lado, é impossível ignorar o impacto que a localização possui no bem-estar dos colaboradores. É isso que afirma a pesquisa Alelo Hábitos do Trabalho, realizada pelo Instituto Ipsos nas 12 maiores cidades do país em janeiro de 2020.
Cerca de 70% dos entrevistados pelo estudo afirmaram que o trajeto até o trabalho afeta em seu rendimento. Esse resultado dialoga com o de outra pesquisa, realizada em 2017 pela Alelo em parceria com a Conectas. Nela, 61% dos entrevistados afirmaram que preferem receber um salário melhor se conseguirem morar perto de casa.
Obviamente uma empresa não pode contratar funcionários apenas baseada em sua localização. Assim como é inviável trocar de escritório constantemente, só para ficar próxima dos colaboradores. O centro de São Paulo como a decisão mais estratégica nesse caso. Por estar no coração da cidade, a região consegue se igualmente acessível para moradores de diferentes regiões.