“Amigo é coisa para se guardar debaixo de sete chaves”, cantou Milton Nascimento. “Meus amigos são tudo para mim”, entoou Emicida. Essas são apenas duas das centenas de canções que falam sobre a importância de uma amizade.
Mas, se a amizade faz tão bem para as pessoas, por que o ditado “amigos, amigos, negócios à parte” ainda é muito popular? Já está na hora de deixar essa crença de lado e colocar em prática todos os benefícios que uma boa amizade pode trazer para os negócios.
Neste Dia do Amigo, celebrado sempre no dia 20 de junho, a Mango Tree, um coworking no centro de São Paulo, elencou as vantagens de ter amigos também no ambiente de trabalho. Confira!
As vantagens de unir amizade e negócios
-
Cumplicidade e boa comunicação
Amigos costumam saber como lidar uns com os outros, seja na forma correta de falar o que é importante, seja no momento de ouvir o que o outro tem a dizer. No dia a dia de uma empresa isso vale ouro, afinal, as equipes que trabalham unidas e possuem uma boa comunicação são as que entregam os melhores resultados.
Claro que nesse momento você pode estar pensando “a intimidade entre os amigos pode levar também a discussões calorosas”. Isso é verdade, mas o poder de uma boa amizade não permite que isso seja um empecilho para seguir entregando bons resultados. Após uma boa conversa tudo se resolve.
-
Ambiente de trabalho leve e feliz
Criar um ambiente de trabalho feliz é o desejo de muitos líderes, afinal, o bem-estar no trabalho é sinônimo de sucesso. Para isso, a pessoa precisa sentir-se pertencente e parte importante da empresa.
Nada mais eficiente para construir essa atmosfera do que uma amizade. Os momentos de descontração ao longo do dia são garantidos, assim como as trocas de conhecimentos e pensamentos.
-
Aumento da produtividade
Um artigo publicado pela Harvard Business Review afirma que trabalhar ao lado de amigos torna as pessoas mais produtivas. Os pesquisadores analisaram a rotina de uma empresa que fomenta a amizade entre os funcionários, levando em consideração os laços criados, os feedbacks das lideranças e questões como desempenho, estresse e burnout (nível de exaustão considerado uma doença do trabalho).
A percepção final foi que, por ter bons relacionamentos dentro da empresa, as pessoas se conversavam mais e pediam mais ajuda para superar desafios. O resultado: maior produtividade da equipe como um todo.
Por outro lado, pausas no trabalho para falar sobe a vida pessoal pode ser um problema. É aí que entra o papel do líder para manter todos engajados com o trabalho, respeitando o momento de concentração e aproveitando os de descontração.
-
Criatividade e inovação
No dia a dia, as interações positivas e as trocas de conhecimento criam uma equipe verdadeiramente colaborativa e, consequentemente, com mais chance de desenvolver a criatividade e trazer soluções inovadoras para a empresa.
Como cultivar amizades dentro do ambiente de trabalho?
A empresa que fez parte do estudo que deu origem ao artigo publicado por Harvard, citado anteriormente, possuía um sistema de rotação entre pessoas de diferentes equipes, o que fazia com que os colaboradores se relacionassem entre si independente da especialidade. Essa é apenas uma das formas de estimular um bom relacionamento entre funcionários.
Outra mais comum é a realização de eventos proporcionados pela empresa para os colaboradores. Happy Hour mensal, festa junina da empresa, festa de final de ano, workshops são ações que costumam criar novos laços de amizade.
No dia a dia o papel dos líderes também é fundamental nesse sentido. A partir do momento em que ele cria um ambiente empático, acolhedor e dinâmico, as pessoas tendem a conversar mais, conhecendo pontos em comum e construindo relacionamentos mais próximos.
O ambiente físico também é parte fundamental para isso. Além de ser bem equipado, o escritório da empresa deve estimular, seja pela arquitetura, seja pelas boas práticas, a troca entre pessoas. Aqui entram os coworkings, espaços de trabalho compartilhado que já nasceram com a ideia de cooperação.
Na Mango Tree, um coworking no centro de São Paulo, por exemplo, há salas de reunião de diferentes tamanhos e cores, biblioteca, espaço de descontração e outras facilidades para estimular o networking. Marque uma visita e venha nos conhecer.