Em tempos de home office, mais do que nunca pudemos perceber como o ambiente de trabalho é importante e tem uma influência significativa em nossa performance. Por exemplo, não é raro encontrarmos quem acreditava que a possibilidade do trabalho remoto seria algo extremamente agradável e, passados poucos dias, percebeu que a experiência não foi tão positiva.
Você conhece alguém nessa situação? São pessoas que puderam perceber e comprovar como o local onde trabalhamos reflete diretamente nos resultados do nosso trabalho.
Contudo, essa experiência negativa não é uma exclusividade do home office, afinal, até mesmo os escritórios das empresas podem oferecer condições que não sejam adequadas.
Muitas vezes, isso não é muito perceptível no dia a dia ou, quando é notado, acredita-se que não há uma solução possível. Pois, saiba que pequenos detalhes podem fazer toda a diferença na performance individual, assim como na das equipes como um todo e, consequentemente, nos resultados financeiros.
Como o layout do escritório pode interferir no seu trabalho
Quando falamos sobre o bem-estar no ambiente de trabalho, seja na própria empresa ou no trabalho remoto, a primeira coisa em que pensamos é na questão ergonômica, por exemplo, na falta de uma cadeira adequada.
Em 2017, um estudo realizado pela agência de pesquisas Sapio Research, do Reino Unido, apontou uma série de elementos que interferem na saúde física e mental do funcionário e, consequentemente, na qualidade de um dia de trabalho.
A pesquisa lista especificamente o movimento, a iluminação, a qualidade do ar, ruídos e acústica, e até como os colaboradores guardam seus itens pessoais no escritório.
Movimento
O estudo destaca que, em 2016, problemas musculoesqueléticos (dor nas costas, no pescoço ou membros superiores) foram o motivo de 30,8 milhões de dias de trabalho perdidos, apenas no Reino Unido, onde a pesquisa foi realizada. Problemas que ficaram em segundo lugar no ranking de faltas por motivo de saúde, atrás apenas das gripes e resfriados.
Os pesquisadores perceberam que empresas mais produtivas, lucrativas e criativas ofereciam uma estação de trabalho que, além da ergonomia adequada para evitar problemas posturais também contavam com um design que estimulava a movimentação de seus trabalhadores durante o dia.
Iluminação
Também tema de análise, o resultado da pesquisa mostra que uma luz forte ou muito brilhante oferece chances maiores de distração entre funcionários, ao contrário daqueles que estão em espaços com uma iluminação mais leve e suave.
Nas empresas de melhor performance e que têm esse tipo de cuidado foram encontrados até mesmo dispositivos que permitiam controlar a intensidade e a cor da luz de acordo com o momento do dia, uma das grandes inovações nesse tema.
Qualidade do ar
O ar fresco, com boa ventilação e boa qualidade foi mais um item que a pesquisa encontrou em comum nas empresas de maior sucesso na produtividade de seus colaboradores.
A conclusão foi que uma má administração do ar e da ventilação no ambiente de trabalho é altamente prejudicial, não penas à saúde das pessoas, como aos resultados das empresas.
Ruídos e acústica
Os pesquisadores consideraram o ambiente silencioso um dos fatores que mais diferenciaram as empresas de alto ou baixo desempenho. Além disso, o ambiente sem barulho foi algo em comum nas empresas mais inovadoras e criativas.
No entanto, não podemos confundir que isso seja uma forma de desaconselhar um espaço aberto para conversas e discussão de ideias. Uma área específica onde o ruído é permitido nesses casos também se mostrou mais presente nas empresas mais lucrativas.
Armazenamento de itens pessoais
Este fator foi acrescentado à lista pois, ao serem questionados sobre o que mudariam no seu ambiente de trabalho, mais de um quarto dos entrevistados citou o espaço onde podiam guardar seus itens de uso pessoal. O acesso difícil aos seus pertences ficou em segundo lugar no ranking de maiores distrações.
Como justificativa, um exemplo dado pelos pesquisadores afirma que as pessoas estão carregando consigo itens cada vez mais caros, como carregadores de celular, equipamentos de atividade física ou de segurança para quem anda de bicicleta. Um ponto de atenção que pode ser resolvido simplesmente com a instalação de lockers individuais.
Tendências de layout e as empresas mais modernas
O que podemos aprender observando empresas de sucesso consideradas modernas é a busca por um layout estratégico que garanta o bem-estar dos colaboradores em duas frentes simultâneas: a cultura corporativa e metodologia de trabalho.
Cultura corporativa
A cultura corporativa pode ser definida como tudo aquilo que molda as características e formas de agir de uma empresa, como valores, crenças, comportamentos, procedimentos, etc. E parte importante desse ecossistema é a forma como a estrutura física do escritório é formatada.
Aqui no blog, já trouxemos o tema cultura corporativa e, se quiser entender um pouco mais sobre a sua importância, clique aqui que te levaremos diretamente para esse outro post.
Metodologia de trabalho
Quando falamos sobre a metodologia de trabalho, estamos nos referindo a como a empresa organiza os seus processos, principalmente para um trabalho em equipe. E isso, também, tem tudo a ver com o layout de um escritório.
Por exemplo, nas empresas que adotam as metodologias ágeis, ao invés de os colaboradores serem agrupados em estações de trabalho por áreas de atuação, eles passam a ficar próximos de pessoas de áreas diferentes, mas que atuam em um mesmo projeto.
Também já trouxemos a metodologia ágil em um texto aqui do blog no qual poderá conhecer um pouco mais desse conceito e de suas vantagens, inclusive para as pequenas e médias empresas, é só clicar aqui.
O cuidado com o ambiente de trabalho não é privilégio das grandes empresas
Quando citamos pesquisas e dados que foram coletados em grandes empresas, não queremos dizer que o cuidado com o layout do escritório, com o ambiente de trabalho para o bem-estar dos funcionários seja um privilégio delas ou que sejam necessários grandes investimentos.
Um empreendedor que deseja oferecer um espaço moderno, que estimule a troca de ideias com outros profissionais e até mesmo o networking pode encontrar a solução em um coworking, que são escritórios compartilhados que em seus projetos já tiveram essa preocupação por você.
Um exemplo é a Mango Tree, um coworking no centro de São Paulo que já nasceu disruptivo com salas privativas, espaços de trabalho compartilhado, diversas salas de reunião com diferentes configurações para diferentes perfis de empresas, clientes e encontros profissionais.
Recomendamos que você visite um coworking para conhecer o sistema e entender como é possível ter acesso a instalações como as das melhores empresas do mundo com um investimento que cabe no seu bolso. Se você é de São Paulo, a Mango Tree oferece uma diária cortesia. Venha tomar um café com a gente!