O home office ou o trabalho remoto a partir de espaços compartilhados como coworkings têm ganhado cada vez mais espaço no mundo corporativo. A alternativa tem sido adotada como modelo oficial e, também, começa ser parte importante nas estratégias de crescimento e de gestão de pessoas.
Tal tendência tem colocado os holofotes apontados para o espaço físico onde trabalhamos e a sua influência em nossa performance, nosso bem-estar e, até mesmo, em nossa felicidade.
“Nós, seres humanos, somos adaptáveis a qualquer tipo de situação e um dos fatores que influenciam o nosso estado de espírito é o ambiente”, nos contou Helo Yamashiro, arquiteta que tem um grande portfolio de projetos para ambientes comerciais e corporativos, e que convidamos para nos ajudar a entender essa conexão.
Ambiente de trabalho vs. lugar de descanso
O isolamento social causou uma espécie de desarranjo em nossa cabeça. Os ambientes de trabalho e de descanso em casa que antes eram distantes e com o limite entre eles bem definido, passaram a ser separados por uma linha muito tênue e as vezes se confundiram..
“As empresas, antes da pandemia, em sua maioria, eram tratadas como um local de trabalho e as casas de descanso. Como toda a movimentação do home office, as casas se transformaram em um misto de todas as atividades e as empresas precisaram iniciar um curso diferente na percepção do espaço para que as pessoas se sintam confortáveis e felizes nos ambientes que estão, ou seja, criar ambientes nos quais as pessoas sintam prazer de estar”, destaca Helo.
Aqui no blog, também já falamos sobre essa relação do ambiente com a performance no trabalho, para ler essa outra matéria na íntegra clique aqui.
Influência dos elementos da decoração no bem-estar no Coworking
Para que isso seja possível, a arquiteta nos lembra que alguns elementos do projeto de um ambiente são essenciais, com papeis importantes quando o propósito é o bem-estar das pessoas que estarão ali.
Escolha das cores
Uma boa escolha das cores é algo fundamental. Também já falamos sobre o significado de cada uma delas e uma outra matéria aqui do blog que você pode ler clicando aqui. Abaixo, Helo acrescenta como elas podem ser trabalhadas e como respondemos a elas.
“Cores neutras, que tragam aconchego, são sempre importantes para a base do espaço. Para trazer a sensação de felicidade, a cor amarela é ideal para ser usada em alguns detalhes do espaço. Mas, cuidado com excessos, afinal, em grande quantidade, ela pode se tornar um caos visual”.
Iluminação
A iluminação é algo muito importante para o conforto visual, principalmente em um local onde passamos muitas horas, como no escritório. Para a arquiteta, sempre que possível devemos contar com uma fonte de luz natural.
“As luzes têm um papel fundamental, pois com ela conseguimos criar atmosferas diferentes. Contudo, não há nada melhor do que termos chance de utilizar a iluminação natural, quanto mais conseguirmos utilizá-la, maior será a sensação de bem-estar”.
Materiais
Tipo e qualidade dos materiais que vão compor os mobiliários também precisam de atenção, afinal, além de nossa visão por meio da cor e luz, eles também estimulam o nosso sentido tátil.
“A escolha dos revestimentos ou móveis é outro fator importante, por exemplo, o uso de elementos naturais como pedra e madeira traz um ar de frescor e natureza”, conta Helo.
Vegetação
Todo mundo concorda que as plantas dão muito mais vida a qualquer ambiente. Contudo, elas têm um papel ainda mais importante, como explica a arquiteta.
“Estudos apontam que a produtividade aumenta em pelo menos 15% em ambientes que contam com plantas. A presença delas alivia o stress e nos estimula ao contato com a natureza. Exatamente por isso, a vegetação tem sido o item mais pedido nas empresas no pós-pandemia”.
Experiências e convivência do Coworking
Além dos elementos listados por Helo, ela também destaca que espaços de convivência e que ofereçam algum tipo de experiência descontraída também são importantes.
“Os diferentes elementos em um projeto ajudam as empresas bem-estar e felicidade aos seus funcionários. Sensações que podem ser potencializadas incorporando espaços com lay out diferenciados como como salas de reuniões informais, espaços de descompressão, sala de jogos, refeitório mais humanizado e espaços abertos como terraços que proporcionam ventilação natural”.
Por que isso é importante?
Um dos fatores que causam a felicidade é um equilíbrio químico em nosso cérebro. Esses estímulos do ambiente influenciam nos níveis de serotonina, oxitocina e dopamina levando à sensação de bem-esta.
Uma matéria da revista HSM Management, cita uma pesquisa da Universidade da Califórnia que afirma que colaboradores felizes tem um rendimento 31% maior e vendem 37% mais.
Dicas são valiosas também para o microempreendedor
Todas essas dicas que Helo Yamashiro nos trouxe não são um privilégio apenas de grandes empresas ou de quem tem muitos recursos para investir em um projeto.
Qualquer empreendedor ou microempresário pode desfrutar dos benefícios de um ambiente construído para atender a esses objetivos, por exemplo, levando sua empresa ou seus colaboradores para um coworking.
Os coworking são escritórios compartilhados que podem receber empresas e equipes de qualquer tamanho, desde um profissional liberal até grandes operações. Um exemplo é a Mango Tree, um coworking no Centro de São Paulo.
Para que você consiga conhecer um ambiente preparado para o seu bem-estar, você pode fazer uma visita à Mango Tree. Aqui, oferecemos uma diária cortesia para que possa viver realmente essa experiência e comprovar os benefícios de um ambiente que estimula a felicidade.