Abrir uma empresa, o número de empresários cresce cada vez mais no Brasil. Apenas no primeiro semestre de 2022, foram mais de 2 milhões de empresas abertas, equiparando ao mesmo período do ano anterior. Os dados da pesquisa realizada pela Contabilizei, a partir de informações da Receita Federal, mostram que os brasileiros continuam buscando investir no próprio negócio.
Porém, abrir uma empresa vai muito além da parte burocrática de criar um CNPJ e gerar notas fiscais. Antes de tudo, é preciso entender que tipo de negócio será aberto, a qual ramo ele pertencerá e quais serão as estratégias utilizadas para que o investimento de tempo e dinheiro seja realmente rentável.
Histórias de empresas de sucesso que fazem parte do dia a dia dos brasileiros atualmente explicam melhor a necessidade desse entendimento. O Airbnb, por exemplo, teve início quando Brian Chesky e Joe Gebbia perceberam a pouca oferta de hotéis na cidade onde moravam – São Francisco, nos Estados Unidos. Por ser um local que recebia muitos eventos, os estudantes decidiram colocar três colchões de ar na sala de casa e alugá-los junto a oferta de café da manhã.
Os primeiros hóspedes pagaram U$ 80 e, empolgada, a dupla que passava dificuldades para pagar o aluguel decidiu abrir um site simples para divulgar a oferta. O negócio foi crescendo e, atualmente, é um unicórnio, ou seja, uma startup que vale mais de 1 bilhão de dólares.
O que Chesky e Gebbia fizeram foi identificar dores de pessoas que viajavam e precisavam de uma hospedagem, e de pessoas que possuíam propriedades e precisavam de uma renda extra. Com o modelo de negócio desenhado e uma plataforma criada, passaram a divulgar a solução e colher os frutos.
Esse case é uma lição para todo empreendedor iniciante: para construir um negócio de sucesso é preciso ter objetivos bem definidos, saber qual valor a empresa entregará para os clientes, testar o modelo de negócio e buscar sempre melhorá-lo, mantendo o foco para conquistar resultados.
Nesse sentido, a Mango Tree, um coworking localizado no centro de São Paulo, separou os primeiros passos que todo empreendedor deveria seguir ao abrir uma empresa.
Passo a passo para abrir uma empresa
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Planeje o negócio que será aberto
Para manter o foco e investir tempo e dinheiro de forma eficiente, o empreendedor precisa conhecer bem o negócio que vai abrir e, mais do que isso, acreditar que ele terá sucesso. Assim, além de definir o ramo, é preciso garantir que existe uma afinidade pessoal com o mercado em questão.
Outro ponto é definir muito bem as personas que o negócio tentará atingir. Ou seja, desenhar personagens fictícios, com características reais, que representem os clientes dentro do público-alvo desejado. Dessa forma, será possível criar uma estratégia de comunicação personalizada para atingir e atrair cada perfil em particular.
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Faça um benchmarking
Outro ponto importante é saber o que está sendo feito no mercado e analisar as empresas concorrentes. Realizar um benchmarking ajuda a entender como o setor funciona, conhecer as melhores práticas para replicar no próprio negócio e buscar inovações que tragam diferenciais para os produtos ou serviços oferecidos.
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Construa um modelo de negócios
Com negócio definido e benchmarking realizado, é hora de construir um modelo de negócios. Colocar todas as ideias no papel ajuda a ter uma visão mais ampla do negócio em si, das estratégias que serão usadas nele, do investimento necessário e do tempo de retorno desse investimento. Esse documento será o melhor amigo do empreendedor, ajudando a guiá-lo no dia a dia da empresa.
Antes de colocar a mão na massa, se possível, converse com as suas potenciais personas e veja se o modelo desenhado tem ajustes ou oportunidades não percebidas. O sócio da Mango Tree Coworking, Alessandro Paes dos Reis, tem um livro publicado chamado “O mapa do seu negócio” que pode lhe ajudar muito nessa fase.
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Abra a empresa
Regulamentar o negócio e ter um CNPJ é mais um passo importante ao abrir uma empresa. No Brasil, há a possibilidade de abrir diferentes tipos de empresa, desde MEI a Sociedade Simples, com diferentes regimes tributários. Além disso, há questões como atividades permitidas para cada tipo.
Estudar as possibilidades e escolher a opção que mais faz sentido dentro do plano de negócios também faz parte do início do sucesso dos negócios.
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Garanta uma estrutura adequada ao trabalho
Ter um endereço comercial é importante já no momento de abrir a empresa. Essa questão pode ser solucionada facilmente com a contratação do serviço de escritório virtual oferecido por coworkings. Assim, o empreendedor pode ter um endereço para colocar no cartão de visitas ou para receber correspondências a um custo acessível.
Porém, em muitos casos, apenas isso não basta. É preciso ter um escritório, um local para fazer reuniões com fornecedores e clientes. Os coworkings aparecem como a melhor opção também nesse sentido. Espaços de trabalho compartilhado, eles oferecem opção de mesas compartilhadas, salas privativas, auditórios e salas de reunião.
Tudo isso com internet e outras facilidades inclusas em um contrato flexível e sem burocracias, que deixa o empreendedor livre para focar no próprio negócio.
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Não seja um empreendedor solitário; faça networking
Muitas vezes o empreendedor possui uma rotina solitária, porém, para aguentar toda a pressão de abrir um novo negócio e trabalhar em busca do sucesso, ele precisa de apoio. Conversar sobre momentos do mercado, tendências, ideias ou somente para distrair é essencial na rotina de quem empreende.
A troca entre as pessoas que frequentam os coworkings é diária e fomentada por um espaço planejado para o networking. Nesses espaços, é possível, inclusive, encontrar parceiros de negócios ou clientes.
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Conheça a Mango Tree coworking
A Mango Tree é um coworking no centro de São Paulo, na República, que é rodeado por uma rica malha de transportes, variedade de restaurantes e atrações culturais, que oferece todas essas vantagens e facilidades para o novo empreendedor.
Agende uma visita e conheça o espaço que pode ser o diferencial para construir uma empresa de sucesso.