A disciplina está entre as características mais importantes de um empreendedor. E não se trata apenas das horas trabalhadas ou prazos cumpridos, mas sim da capacidade de manter o foco nos objetivos principais. Investir tempo, dinheiro e esforços no que realmente importa é um dos ensinamentos do minimalismo, mindset que ajuda uma empresa a ter melhores resultados.
Gianini Gochize, professor, consultor e autor do livro e do canal do YouTube “Mente Minamalista”, conta que as empresas possuem um modelo maximalista, ou seja, estão sempre buscando fazer muito com pouco. No dia a dia, um número infinito de projetos em andamento, pessoas sobrecarregadas e a falta de foco acabam com a energia para gerar resultados. Não à toa, o Brasil é líder mundial em ansiedade, segundo em burnout e quinto em depressão.
“Se o empreendedor entende que não há tanta coisa importante para ser feita e separa o que realmente importa, ele vai compreender que é possível fazer menos, porém, melhor. O minimalismo é fazer o mínimo esforço e alcançar o máximo de resultado. É uma ilusão achar que encher as pessoas de trabalho e responsabilidade vai gerar mais resultado”, afirma Gianini.
Dessa forma, o minimalismo trata-se de um mindset, ou seja, uma mudança de mentalidade que pede o autoconhecimento. Ter plena consciência dos próprios valores e objetivos, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional, torna as escolhas mais simples, ajuda a manter o foco e, consequentemente, conquistar mais com menos esforço.
O mindset minimalista
Vivendo em um mundo frágil, ansioso, não-linear e incompreensível – características que formam o acrônimo BANI –, as pessoas começam a buscar formas de adaptação às mudanças cada vez mais repentinas e, mais do que isso, ganho de resiliência. Nesse sentido, desafiar o sistema e conquistar certa autonomia ao imprimir a própria identidade no mundo aparece como caminho. O mesmo vale para as empresas.
“O mundo já possui um monte de crenças e valores que condicionam a nossa mente para um jeito de viver, que impõe formas de sucesso. Ser feliz é conquistar, é ter as coisas. Isso coloca a gente em algumas armadilhas. Então, o minimalismo é o convite para repensar a vida, sair do piloto automático desses valores colocados em uma sociedade preparada para o consumismo. A partir disso, modifica-se a mentalidade, altera-se comportamentos e reformula-se o que faz sentido”, explica Gianini.
A ideia é que, durante essa jornada de conhecimento, prioridades sejam determinadas. Com isso, conquista-se responsabilidade e estabilidade financeira, a comparação com o outro deixa de fazer parte do entendimento do que é felicidade e o tempo livre passa a ser maior.
“Vale lembrar quer minimalismo não é voto de pobreza, não é viver de maneira precária, ser ‘muquirana’ ou ‘mão de vaca’. É usar os recursos de maneira mais inteligente, respeitando, inclusive, a questão da natureza, da sustentabilidade, em relação ao seu padrão de consumo. É ter uma vida mais consciente, mais cidadã e colher os benefícios disso”, destaca o autor.
Construindo uma empresa com base no minimalismo
Ao adotar o mindset minimalista e implementá-lo no dia a dia do trabalho, o empreendedor passa a ter uma visão melhor do negócio e ser assertivo nas decisões e estratégias. Mas, por onde começar? Gianini explica que é preciso repensar o negócio.
“O que eu vou fazer agora para concentrar energia e ter impacto a longo prazo? Deixar de fazer um monte de coisa ao mesmo tempo, dentro da ideia de multitarefa, para saber o que dá certo ou não. É identificar o que está roubando energia, distraindo pessoas, desviando do propósito, e manter o foco e a disciplina no que importa para atingir os objetivos, sem abandonar. Ter resiliência e ser flexível”, diz.
Nesse mindset, os espaços de coworking ganham destaque. Afinal, os empreendedores entendem que é possível tocar os negócios sem a necessidade de um espaço próprio, reduzindo custos e terceirizando responsabilidades como limpeza e pagamento de contas fixas (água, luz, internet).
Na Mango Tree, um coworking no centro de São Paulo, por exemplo, o empreendedor encontra uma estrutura de mesas de trabalho compartilhadas, salas privativas, salas de reunião, copa, minibiblioteca e espaço de descontração, que pode ser utilizada de forma flexível e sem burocracia. Tudo desenhado para manter o foco nos objetivos do negócio e, ainda, manter o contato com pessoas de diferentes áreas, que podem trazer insights e novas oportunidades.
Assista ao vídeo da conversa com Gianini Gochize para entender melhor como aplicar o minimalismo nas vidas pessoal e profissional, a fim de manter o foco e alcançar melhores resultados.