Como muitos espaços urbanos famosos ao redor do mundo, a região central da cidade de São Paulo sempre foi um local com diversos polos de interesse turístico.
Nesta matéria, vamos utilizar nossa experiência na região e também o conhecimento de um especialista convidado para te ajudar explorar o Centro da melhor forma, aproveitando todo o seu potencial de entretenimento.
Para isso, convidados alguém que conhece a região como ninguém. Trata-se do empresário, historiador e guia turístico Fábio Mascherano. Ele é fundador da “São Paulo, Meu”, uma plataforma especializada em passeios culturais pela cidade.
“Os bairros que compõem o centro da cidade são os locais onde, seguramente, encontramos o maior número de novidades em experiências urbanas na cidade. Um programa que os visitantes podem repetir sempre, afinal, a transformação do espaço é constante e temos a cada dia novas surpresas para o público frequentador dessa região”, conta Mascherano.
Espaço para crescer ainda mais
De acordo com o Observatório do Turismo, a cidade de São Paulo arrecadou, em novembro deste ano, R$ 21,7 milhões em impostos provenientes do turismo. Isso representa um aumento de 78% do que foi arrecadado no mesmo período do ano passado. O acumulado desde janeiro, já soma R$ 157,6 milhões.
No entanto, o turismo em São Paulo ainda tem muito espaço para crescer, principalmente em regiões cheias de potencial como os bairros do Centro. Esses valores representam apenas 1,1% de tudo o que foi arrecadado via ISS pelo município.
Turismo em nossa própria cidade
O fundador da “São Paulo, Meu” também destacou que a busca por seus roteiros guiados tem sido grande por parte da população local. Muitas vezes, os paulistanos estão familiarizados com a cidade, mas não a conhecem a fundo. Por exemplo, desconhecem a história de transformações e imigrações de todo o mundo, elementos que fazem de São Paulo o que ela é.
Esse interesse dos próprios paulistanos tem crescido com a proximidade do fim da pandemia do coronavírus.
“Com o avanço da vacinação e a volta da circulação de pessoas pela cidade, acabamos por descobrir lugares novos e um olhar diferente sobre os que já conhecíamos. Veja o caso do Farol Santander, um ícone em constante transformação. De sede de um banco converteu-se num centro de exposições culturais com um mirante no rooftop, café, bar e restaurante com cardápios assinados por chefs renomados”.
O historiador lembra que essa tendência de constante renovação se repete em diversos lugares.
“Nessa mesma linha, temos o Theatro Municipal que, há muitos anos, já conta com um restaurante e mais recentemente abriu o Bar dos Arcos, que se localiza embaixo da sala de espetáculos, onde estão os arcos de sustentação do edifício”.
Dicas para turistar no Centro de São Paulo
“As possibilidades de passeios pela região são tantas que normalmente criamos roteiros temáticos. O Centro pode receber bem qualquer perfil de turista, como os interessados em compras, cultura, boemia, paisagens para fotos, etc. Sejam da própria cidade, grupos vindos do cinturão do interior do estado e até mesmo visitantes de outros países”, conta Mascherano.
Veja abaixo algumas recomendações do especialista que listou um exemplo de destino na região em alguns dos possíveis roteiros temáticos:
Roteiro cultural: Theatro Municipal
Além de uma intensa programação de concertos, o Theatro Municipal conta com uma agenda de visitas guiadas nas quais é possível conhecer sua história e sua arquitetura.
End.: Praça Ramos de Azevedo, S/N – Sé (Próximo à Estação Anhangabaú do Metrô).
Roteiro de compras: Galeria do Rock
A Galeria do Rock é um centro comercial famoso por reunir diferentes tribos em busca de suas lojas, estúdios de tatuagem, programação de shows ao vivo ou apenas caminhar para ver vitrines e encontrar amigos de interesses comuns.
End.: Av. São João, 439 – República (Entre as Estações República e Anhangabaú do Metrô)
Roteiro religioso: Museu de Arte Sacra de São Paulo
O museu ocupa a ala esquerda térrea do Mosteiro de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Luz e a antiga Casa do Capelão. Conta com acervo permanente e também abriga exposições itinerantes de itens religiosos, incluindo documentos e livros raros.
End.: Av. Tiradentes, 676 – Luz (Próximo à Estação Luz do Metrô)
Roteiro São Paulo vista de cima: Terraço Itália
O Terraço Itália é um programa imperdível para quem visita à cidade. Conhecer o espaço também é um sonho para muitas pessoas que moram por aqui. Um ícone da gastronomia e do turismo paulistano que conta com um restaurante, um bar e um mirante com uma vista incrível que você pode acessar apenas para apreciar, comprando um ingresso, sem precisar consumir na casa.
End.: Av. Ipiranga, 344, 41° andar – República (Próximo à Estação República do Metrô).
Roteiro gastronômico: A Casa do Porco
A gastronomia paulistana é incrivelmente vasta, com representantes de todos os lugares do mundo. Trouxemos a A Casa do Porco, do chef Jefferson Rueda, por ser um dos locais de maior fama da atualidade, além de ser o brasileiro mais bem colocado no ranking internacional The World’s 50 Best Restaurants.
End.: Rua Araújo, 124 – República (Próximo à Estação República do Metrô)
Roteiro LGBT: Museu da Diversidade
O Museu da Diversidade é o primeiro equipamento cultural da América Latina relacionado à temática. O espaço conta com uma agenda de atividades culturais, educativas e expositivas, além de ficar bem próximo à Rua Vieira de Carvalho, um polo de bares e restaurantes de frequência LGBT que pode complementar o passeio.
End.: Dentro da Estação República do Metrô, atrás da bilheteria – Piso Mezanino, loja 518.
“Estes são apenas alguns exemplos dentro da vastidão da região e, o mais interessante, é que tudo está sempre bem próximo de alguma estação de trem ou do Metrô. Você poderá explorar bairros inteiros, como a Liberdade e o Bom Retiro, e até mesmo descobrir o seu próprio itinerário”, finaliza Mascherano que oferece os passeios guiados em roteiros prontos ou personalizados no “São Paulo, Meu”.
Você pode fazer parte de tudo isso
Além do fortalecimento da cidade como um polo de turismo, o Centro de São Paulo também tem sido retomado como um importante centro empresarial, não apenas da cidade, mas de todo o país.
Você já imaginou como seria estar no meio de tudo isso, a poucos passos de tantas atrações que você poderia fazer uma visita até mesmo durante o horário do seu almoço?
Essa é uma rotina comum de quem utiliza o espaço de trabalho compartilhado da Mango Tree. Um coworking no Centro de São Paulo que fica no coração dessa região pulsante e que estimula uma vida profissional mais colaborativa, criativa e que pode até melhorar a produtividade de suas equipes.
Já falamos um pouco sobre o reflexo positivo da região no trabalho em outra matéria aqui do blog que você pode ler clicando aqui.
Gostaria de experimentar como essa mágica acontece? Agende uma visita à Mango Tree e utilize o espaço durante um dia como cortesia. Temos certeza que sairá daqui tão apaixonado pela região quanto nós.