Hoje em dia, um dos fatores essenciais para uma empresa ter uma boa performance e, consequentemente, bons resultados é oferecer aos seus profissionais um ambiente de trabalho colaborativo.
Os antigos escritórios, com muitas salas ou baias que priorizavam a individualidade, estão obsoletos e não atendem às novas demandas de um novo mundo, no qual as empresas precisam ser cada vez mais criativas e inovadoras.
Para que esse objetivo seja alcançado, as equipes precisam estar conectadas em uma interação contínua e espontânea, na qual as colaborações individuais dão espaço a uma expressão coletiva.
E isso é possível apenas se a cultura corporativa e o espaço físico criarem condições e o estímulo a esse comportamento de colaboração.
Como criar um ambiente colaborativo?
Abaixo, listamos algumas dicas de como criar um espaço de trabalho que estimule a colaboração entre os profissionais:
-
Qualidade de vida
Antes de tomar qualquer decisão ou atitude, é preciso cuidar da qualidade de vida e do bem-estar de seus colaboradores. Afinal, eles precisam estar engajados para aderir às novidades.
Dependendo do setor de atuação, função e perfil de trabalhador, diferentes ferramentas podem ser utilizadas para potencializar a satisfação de um profissional. E, essa, é uma preocupação ainda maior com o “novo normal” nas empresas neste período pós-pandemia.
Alguns exemplos e modelos adotados pelas empresas: planos de carreira, programas de metas e recompensas, possibilidade de home office, bolsas de estudo, programas de estímulo à saúde como descontos em academias, entre outros.
-
Preparação dos líderes de equipes
Em empresas que ainda não são colaborativas é muito comum encontrarmos lideranças centralizadoras e que tomam todas as decisões de forma unilateral. Essa é uma das culturas que precisa acabar imediatamente.
Antes de tudo, é necessário conscientizar esses profissionais que eles são líderes e não chefes mostrando a eles como devem conduzir suas equipes com uma postura mais humanizada e atitudes que inspirem as pessoas.
Quando uma empresa tem sucesso na preparação de seus líderes para uma nova fase mais colaborativa, tem início um importante efeito cascata que vai contaminando de forma positiva a todos os colaboradores.
-
Estrutura e espaço físico
Na introdução dessa matéria já demos um pequeno spoiler comentando que, ao lado da cultura corporativa, o espaço físico é um do pontos mais importantes para se estimular a colaboração. Até mesmo a escolha das cores na decoração do escritório tem influência na criatividade e nos resultados.
Este também é um tema muito comum quando falamos em metodologia ágil, que depende totalmente de um ambiente colaborativo para ser eficiente.
Por exemplo, antes as empresas agrupavam os profissionais pelas áreas de atuação. Atualmente, as instituições mais inovadoras, priorizam a proximidade de profissionais de diferentes atuações, no entanto, que estejam trabalhando em um mesmo projeto.
-
Processos
Acima destacamos como as empresas mais inovadoras formatam o layout de seus escritórios. Essa é uma atitude que tem como objetivo transformar o espaço em um facilitador dos processos.
Então, uma empresa que esteja preparando essa transição precisa de uma revisão completa de seus processos de trabalho que devem priorizar o coletivo, a troca de informações e a cocriação.
-
Objetivos definidos
Colaboradores trabalhando de forma coletiva precisam ter suas metas e objetivos muito bem definidos e claros para que possam tomar as melhores decisões e buscar meios de entregarem o resultado que é esperado deles.
Além do objetivo do projeto em que trabalham, também é importante que conheçam os propósitos e objetivos de toda a empresa.
Um comportamento interessante e que também representa bem uma empresa colaborativa é construir esses objetivos em conjunto com cada um dos envolvidos, criando metas pessoais que o próprio colaboradora ajuda a definir.
Exemplos de locais que privilegiam o ambiente colaborativo
Para que possa entender ainda melhor como é o dia a dia em um espaço colaborativo, separamos alguns exemplos:
Gigantes da tecnologia
Muita gente tem curiosidade em saber como é a rotina de trabalho em lugares como Google, Facebook, Netflix, etc. Quando pensamos nessas empresas, lembramos que esses lugares oferecem flexibilidade de horário, salas de descanso com mesas de ping pong e vídeo game, lanches e frutas à disposição, entre outros benefícios.
No entanto, o que essas empresas têm em comum e o que as tornaram líderes e referência mundial é o ambiente de trabalho colaborativo.
Isso significa que se você não prepara uma mudança real de cultura e de engajamento, de nada vai adiantar instalar um tobogã no seu escritório. Não é isso que faz uma empresa ser inovadora.
Espaços de coworking
Um exemplo ótimo de ambiente colaborativo são os escritórios em formato de coworking. Por exemplo, a Mango Tree, um espaço de trabalho compartilhado no centro de São Paulo, nasceu há cerca de um ano já criando um espaço para receber empresas inovadoras e com DNA de colaboração.
Além disso, um coworking é uma alternativa muito interessante para pequenas empresas e empreendedores que ainda não podem investir em um novo escritório. Ou até poderiam, contudo, preferem esses locais onde encontram uma estrutura pronta para recebê-los.
A Mango Tree está aberta para visitas e também oferece diárias de trabalho como cortesia para quem deseja viver essa experiência. Uma oportunidade imperdível para conhecer o que significa tudo o que destacamos nessa matéria.
Incubadoras
Aqui, além das incubadoras, podemos considerar as aceleradoras e laboratórios de inovação. São espaços que incentivam e dão suporte ao empreendedorismo concentrando várias startups em um mesmo local onde vivem em colaboração e recebem apoio que pode ser educacional e até mesmo financeiro.
O ambiente colaborativo permite uma melhor validação das ideias, processos, produtos e serviços.
E você, acha que o local que trabalho dá espaço a colaboração entre os colegas?