Você já ouviu falar em “economia colaborativa”? Mesmo que acredite não saber nada a respeito ou não se lembre, se você já utiliza o serviço de Uber, hospeda-se via AirBnb ou frequenta feiras de pequenos produtores, você já vive imerso nesse modelo de negócio que também pode ser chamado de “economia compartilhada”.
Trata-se de um conceito que foi facilitado pela tecnologia e cada vez mais adotado pelas empresas. Ele consiste no compartilhamento de recursos com o objetivo de reduzir custos e ter acesso a melhores ferramentas que permitem oferecer uma experiência diferenciada aos seus clientes.
Isso significa que todos os lados dessa relação, enquanto clientes ou fornecedores, só têm a ganhar.
Além de um caminho interessante para facilitar o crescimento das empresas, é um modelo que já tem um papel importante na economia do país e no qual muitos negócios se apoiaram para sua recuperação durante a pandemia.
E o que deixa tudo isso ainda mais interessante é que o compartilhamento de recursos é uma forma muito mais sustentável de se empreender, o que é uma ótima notícia para o planeta!
O seu negócio se encaixa na economia colaborativa?
Mais do que nunca, os empreendedores estão compreendendo que ter à sua disposição algo que ajude o seu negócio não significa, necessariamente, que eles precisam ser os donos do recurso.
E também não significa que sempre vamos utilizar algum dinheiro nesse processo. Veja só o modelo da plataforma “Tem Açúcar?”, que partiu da tradição do compartilhamento entre vizinhos para evitar compras desnecessárias.
Uma versão desse mesmo modelo, só que para empresas, é a “Permute”, na qual empresários podem realizar trocas de produtos ou serviços.
Outro exemplo que tem crescido bastante são os espaços de coworking, como a Mango Tree. Durante a pandemia e a consolidação do home office, muitas empresas perceberam como era um desperdício os espaços nas empresas que se tornaram ociosos.
Mesmo com a retomada, o retorno aos poucos e de forma híbrida, o coworking tem sido uma opção para compor os novos modelos de trabalho e de relação das empresas com seus colaboradores.
Para saber mais como o coworking pode ajudar a começar o seu negócio, leia aqui no blog da Mango a matéria “Como um coworking pode te ajudar a tirar os projetos do papel”.
Benefícios da economia colaborativa
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Economia
Como já vimos, um dos alicerces da economia colaborativa e a economia de recursos. E, quando uma empresa gasta menos, ela tem melhores resultados em seu faturamento.
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Sustentabilidade
Quando falamos em recursos, não estamos nos limitando ao dinheiro. Também estamos falando sobre bens que, compartilhados, reduzem o impacto ambiental.
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Facilidade para empreender
A colaboração, permite acesso mais fácil a ferramentas, serviços, produtos e tecnologias que demandariam altos investimentos em outros modelos para a entrada no mercado.
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Atender às exigências de um novo perfil de consumo
A economia colaborativa é uma mudança cultural que estamos presenciando, inclusive no comportamento de compra. Consumidores estão cada vez mais atentos ao posicionamento das empresas.
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Mais eficiência e menos burocracia
O modelo permite que a relação entre a oferta e a procura possibilite melhores experiências e de forma mais ágil.
A economia colaborativa ainda tem muito espaço para se desenvolver
Agora que você já entendeu um pouco melhor o que significa a economia colaborativa, você deve estar começando a perceber que já está imerso nesse modelo de várias formas.
Contudo, o formato ainda tem um espaço gigante para de desenvolver e se explorado. Ainda existem muitas formas de melhorarmos a vida das pessoas por meios disruptivos do status quo.
Antes do Uber você pensaria em entrar no carro de um estranho no meio de uma metrópole? Antes da AirBnb você receberia um estranho em sua casa? São exemplos claros de como uma disrupção pode transformar o mercado.
Uma matéria da revista britânica The New Economy trouxe dados da consultoria PwC que, em todo o mundo, a economia colaborativa deve gerar uma receita de US$ 335 bilhões até 2025.
Coworkings estimulam a colaboração
Além de ser um negócio que representa o modelo da economia colaborativa, os coworkings também são espaços que estimulam a colaboração entre as empresas e profissionais que circulam por lá.
São ambientes preparados para facilitar a troca de ideias e experiências entre os coworkers, criando uma cultura corporativa importante, principalmente para empresas que estão começando e não teriam acesso a uma estrutura como essa.
Para saber um pouco mais sobre a importância da cultura corporativa nas pequenas empresas, leia a matéria “Cultura corporativa: por que isso é importante para o empreendedor?”, aqui no blog da Mango.
E, por falar em Mango, um coworking que fica no Centro de São Paulo. Aqui, contamos com um espaço de trabalho compartilhado próximo à estação República do Metrô que você pode fazer uma visita para conhecer um ecossistema pulsante da economia compartilhada.