Em um país supersticioso como o Brasil, você já deve ter ouvido falar que as cores têm significados e podem atrair sorte ou azar. Por exemplo, no réveillon a grande maioria das pessoas usa branco por acreditar que seja símbolo da paz e há quem aposte em outras alternativas como o vermelho, cor do amor e da paixão, ou o verde, da esperança.
No marketing, essa espécie de mensagem que as cores transmitem é levada muito a sério na composição de logotipos e projetos de comunicação visual.
Os designers criaram um verdadeiro manual que chamam de psicologia das cores, porque elas são escolhidas estrategicamente com o objetivo de causar algum tipo de impacto nos consumidores.
O que representam as cores no marketing
Rosa: feminilidade, respeito, criatividade, calma, leveza.
Vermelho: ação, energia, força, paixão, aventura, calor.
Laranja: otimismo, liberdade, juventude, entusiasmo.
Roxo: justiça, fantasia, mistério, espiritualidade, imaginação.
Azul: sucesso, poder, verdade, lealdade, propósito.
Amarelo: positividade, claridade, alegria, felicidade, diversão.
Verde: harmonia, segurança, prosperidade, sorte, natureza.
Por isso, no marketing, escolher as cores certas em um projeto pode ajudar a transmitir a identidade e valores de uma marca ou produto e criar uma melhor conexão com seu público consumidor.
Uma pesquisa chamada “Influence of Colors as a Key Element in Consumer Marketing” (Influência das cores como elemento-chave no marketing de consumo, numa tradução livre), apontou que para 85% das pessoas, a cor é o principal aspecto visual que exerce influência sobre a decisão de compra e 73% acreditam que a cor é um dos fatores mais importantes no marketing.
Cores dos ambientes
Esse poder das cores sobre a nossa percepção e até sobre o nosso comportamento não se limita apenas ao marketing. Nos ambientes, a escolha de uma cor também é extremamente importante e estratégica, não podendo ser reduzida apenas a uma questão de gosto ou conforto visual. Afinal, elas tem uma conexão direta com a sensação que buscamos em cada cômodo.
Neste caso, a escolha tem como objetivo criar uma harmonia entre o ambiente e a sensação que buscamos dentro dele. Por exemplo, o relaxamento na sala de estar ou a recuperação de energias e tranquilidade no quarto.
Neste caso, designers costumam seguir o que diz, além da psicologia das cores, a cromoterapia. Uma terapia alternativa que acredita que as cores possuem vibrações e propriedades terapêuticas.
Se as nossas sensações e nossas emoções podem ser estimuladas pelas cores, podemos entender, então, que em nosso ambiente de trabalho essa escolha pode ter uma relação com a nossa produtividade e nossos resultados.
Energia, criatividade e foco podem ser estimulados pelas cores
Essa influência das cores no humor, energia e produtividade dos funcionários já foi confirmada por pesquisadores do tema, como no estudo “Work week productividy, visual complexity, and individual environmental sensivity in three offices o different color interiors” (Produtividade da semana de trabalho, complexidade visual e sensibilidade ambiental individual em três escritórios de diferentes cores interiores, em tradução livre), da Universidade do Texas.
A pesquisa mostrou que escritórios cinzas, beges ou brancos, considerados “sem graça” por muitos, induzem os colaboradores a sentimentos de tristeza e depressão, principalmente entre as mulheres.
Contudo, essa interpretação das cores não é tão complicada quanto parece. Em uma entrevista ao portal Huffington Post, a especialista em cores do Pantone Color Institute, Latrice Eiseman, explicou que a nossa percepção das cores está conectada com a forma que elas se manifestam e como nos relacionamos com ela na natureza.
Por exemplo, desde criança conhecemos o céu azul como algo positivo, o tempo está bom para atividades ao ar livre e que não devem ocorrer tempestades. Por isso, ele é associado à calma e à estabilidade.
As cores ajudam a preparar o ambiente para os resultados que buscamos
É por isso que nem sempre é a sua cor favorita que poderá ser a ideal para o seu escritório ou seja qual for o seu ambiente de trabalho. O portal da revista americana Entrepreneur publicou um infográfico mostrando como cada cor utilizada no ambiente pode melhorar a produtividade no trabalho.
A cor azul é universalmente conhecida como a cor da produtividade, da estabilidade e da calma e ótima para ajudar os trabalhadores a terem foco em suas tarefas. É uma boa opção para se usar em todo o escritório e combinar com outras cores nas mesas e cadeiras.
O verde é uma boa opção para ambientes em que pessoas trabalham por longos períodos. É uma cor que não causa cansaço à visão e estimula ao mesmo tempo a calma e a eficiência.
O amarelo é conhecido como uma cor otimista e que estimula a criatividade. Por exemplo, é uma boa opção estar integrado em ambientes para designers e outros profissionais que dependem da criatividade em seu trabalho.
No trabalho que envolve atividade física, o vermelho é uma cor que estimula a frequência cardíaca, o fluxo sanguíneo e evoca emoção e paixão. Se algo no ambiente de trabalho precisa chamar a atenção, o vermelho é uma boa opção.
Contudo, estes acima são apenas alguns exemplos de infinitas possibilidades de uso não apenas escolhendo uma cor, mas fazendo combinações entre elas por meio de elementos de decoração e mobiliário.
Combinando cores para diferentes perfis de profissionais
Mais acima, destacamos uma explicação de Latrice Eiseman, da Pantone Color Institute, sobre nossa percepção e reposta ao estímulo das cores de acordo com nossa memória de como elas se manifestam na natureza. Como cada um de nós temos diferentes experiências pessoais, apesar de pesquisadores tentarem unificar o que cada uma das cores representam, isso também pode ter uma variação de pessoa para pessoa.
Veja como aqui na Mango Tree, um coworking no Centro de São Paulo, trabalhamos com a combinação de cores de forma harmônica e diversa preparando o ambiente, que é um espaço compartilhado de trabalho, para receber profissionais das mais diversas áreas e perfis que encontram por aqui o conforto e o estímulo necessário para as suas atividades.
Se você avalia a possibilidade de utilizar um coworking como seu local de trabalho, também poderá ler o post “Espaço de coworking: como escolher o melhor para o seu negócio” aqui do blog no qual, além de dicas, também poderá conhecer um pouco mais sobre a estrutura da Mango Tree.
E se também quiser experimentar como a boa energia que as cores e ambientes da Mango Tree podem colaborar para o dia a dia do seu trabalho, venha tomar um café com a gente.