Na disputa acirrada por conquistar a atenção dos consumidores a regra é clara: é preciso estar onde o cliente está. E as redes sociais são um desses lugares, afinal, de acordo com levantamento da Comscore, o Brasil é o terceiro país que mais usa redes sociais no mundo.
A pesquisa levantou que, em média, os 127,4 milhões de usuários únicos do País navegaram nas redes sociais por 46 horas cada um, apenas no mês de dezembro de 2022. O tempo gasto chega a ser maior do que o dedicado ao trabalho ou a streamings de entretenimento.
Portanto, a mensagem está clara: toda empresa ou prestador de serviço precisa marcar presença nas redes sociais – principalmente as mais populares, Instagram, Facebook e YouTube. Mas, como criar um conteúdo com potencial para se destacar entre os bilhares de posts realizados diariamente?
Trata-se de um desafio, mas com constância, criatividade e estratégia é possível criar uma comunidade valiosa dentro do mundo digital. A Mango Tree, um coworking no centro de São Paulo, separou algumas dicas práticas para conquistar relevância nas redes sociais. Confira!
Dicas práticas para ganhar relevância nas redes sociais
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Defina o público-alvo
Conhecer com quem você está falando e ter bem definido o perfil de pessoas que deseja atingir é essencial para um bom planejamento de conteúdo nas redes sociais. Para isso, utilize os dados de navegação disponibilizados pelas próprias plataformas para criar personas.
Esses “perfis ideais” de seguidores servirão como um guia para a produção do conteúdo que será divulgado, desde o tema abordado, até o layout e a linguagem utilizados. Trabalhar com nichos é a melhor forma de aproximar-se verdadeiramente dos clientes em potencial.
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Faça um bom benchmarking
Você sabe o que os seus principais concorrentes estão fazendo nas redes sociais? Esse conhecimento também é importante para planejar o seu próprio conteúdo, afinal, os consumidores estão sempre comparando as empresas para decidir com qual relacionar-se.
Busque entender as estratégias que já estão sendo utilizadas e procure fazer melhor, surpreendendo e engajando os clientes.
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Seja criativo
Nas redes sociais, se destaca quem faz diferente e usa a linguagem correta para chamar a atenção dos internautas. Para isso, é importante colocar a criatividade em prática. E para quem diz que não é criativo, a habilidade pode ser desenvolvida no dia a dia – você encontra dicas para isso em outro artigo da Mango Tree.
Um bom começo é estar sempre antenado às trends e aos conteúdos virais, buscando entender o que está funcionando em cada rede e o que pode ser replicado pela empresa.
O perfil da Cimed no TikTok e o sucesso de Karla Felmanas, VP da farmacêutica, na mesma plataforma são exemplos que podem servir de inspiração. A forma como a Netflix utiliza os memes para divulgar seus lançamentos também é outra estratégia interessante.
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Crie um conteúdo interessante e que gere valor
Por que as pessoas irão interagir com o seu conteúdo? A resposta para essa pergunta pode determinar se uma postagem terá sucesso ou não. Mais do que apenas divulgar um produto ou serviço, o conteúdo das redes sociais precisa agregar algum valor – seja de entretenimento ou conhecimento.
Quando a empresa consegue criar um propósito que apoiei e interesse o cliente através das redes sociais, ela gera engajamento e ganha mais seguidores ativos.
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Mantenha a constância
O sucesso nas redes sociais também tem a ver com a constância das publicações. Nesse sentido, nenhum extremo é bom – ou seja, não adianta postar de vez em quando, mas também não vale fazer dezenas de publicações no mesmo dia. O ideal é achar um equilíbrio que mantenha a periodicidade do conteúdo, permita uma produção de qualidade e que a rede social entregue.
As empresas costumam trabalhar com um planejamento para redes sociais, o que ajuda a guiar o trabalho e manter a constância. Mas, lembre-se: não leve o planejamento “ao pé da letra”, ou você pode acabar perdendo o timing para aproveitar um meme e produzir um conteúdo viral.
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Interaja com o público
O próprio nome já diz, a rede é social. Não adianta apenas realizar as postagens e não responder aos comentários dos seguidores ou ignorar as mensagens enviadas. Facebook, Instagram e outras mídias se tornaram canais de relacionamento com o cliente, use-os também para isso.
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Respeite as diferentes características de cada rede social
Cada rede social possui uma proposta diferente. Os perfis de público também variam entre uma e outra. Por isso, é preciso planejar o conteúdo e interagir de forma estratégica.
O Instagram, por exemplo, é uma rede social mais voltada para fotos e momentos do dia a dia. Investir em imagens boas e naturais (não pode parecer propaganda!) para as postagens, vídeos curtos para o reels e storytelling para os stories pode ser um bom caminho.
Já o YouTube e o LinkedIn estão mais voltados para conteúdos aprofundados. No primeiro é possível explorar formatos de entrevistas, tutoriais e até web séries. No segundo, textos analisando tendências ou estratégias utilizadas pelo negócio costumam funcionar bem.
O importante é entender quais são as redes sociais que tem maior aderência com o seu público-alvo e investir nelas.
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Divirta-se!
Planeje e produza o conteúdo que será publicado nas redes sociais se divertindo. Se está maçante para você, provavelmente também estará para o seu cliente.