BBB, está no ar a 22ª edição do Big Brother Brasil que, como em outras edições, se transformou em mais um sucesso de audiência e de repercussão.
O dia a dia dos confinados se tornou tema frequente em rodas de conversas de todo tipo e aqui no blog não seria diferente. O BBB é nossa pauta dessa matéria, contudo, por um viés um pouco diferente do entretenimento.
Laboratório
Reunir em um mesmo local pessoas tão diferentes em origens, culturas, classes sociais, posicionamentos, gêneros e sonhos se transforma em um verdadeiro laboratório do comportamento humano.
O programa propõe diversas tarefas que exigem trabalho em equipe, comunicação, muitas vezes empatia para aceitar que o parceiro não está nas mesmas condições físicas e está na hora de desistir.
Por tudo isso, a convivência traz diversos insights e inspirações sobre as relações humanas em busca de um mesmo propósito, ou seja, exatamente como é o caso das empresas suas equipes.
E, para te ajudar a ter esse olhar crítico ao assistir o BBB, aproveitando para aprender enquanto se entretém, listamos abaixo quatro importantes lições que o dia a dia dos brothers confinados nos ensinam.
-
A posição não faz o líder
Ser líder da semana no BBB é uma das conquistas mais almejadas dentro do confinamento. O participante ganha o direito a diversas regalias como um quarto abastecido com bebidas e petiscos, a chance de levar seus amigos para o VIP e o poder mais importante de todos, indicar alguém ao paredão.
Contudo, talvez o nome dado a esse título na hierarquia da casa não seja o mais indicado à posição de privilégios criada pelo programa. Na verdade, até mesmo quem não venceu a “prova do líder” pode acabar exercendo muito mais a liderança em sua essência.
De acordo com o portal da Sociedade Latino-Americana de Coaching, “Ser líder é exercer o seu papel com excelência, de modo a interceder na maneira de pensar e agir das pessoas à sua volta”.
Sendo assim, o verdadeiro líder do BBB é aquele que consegue influenciar a forma como outros confinados veem e reagem ao jogo, e até mesmo em quem votam.
Diferenças entre um chefe e um líder
Transportando esse comportamento para a realidade das empresas, chegamos ao antigo, mas pertinente, debate sobre as diferenças entre um chefe e um líder.
Nesse caso, a definição de “chefe” está mais conectada apenas à posição que a pessoa ocupa, enquanto o significado de “líder” tem mais a ver com o comportamento e as habilidades desse profissional.
Por isso, existe um consenso entre os especialistas de que, alguém com habilidades de liderança, sempre poderá ocupar a posição de um chefe. No entanto, nem todo chefe pode se tornar um líder.
-
Trabalho em equipe
Durante grande parte da convivência na casa do BBB, as conquistas e até mesmo a sobrevivência e o bem-estar dependem do trabalho em equipe. Desde duplas ou grupos em desafiadoras provas de resistência até o compartilhamento de mantimentos e de estalecas para abastecer a despensa, principalmente na xepa.
Em primeiro lugar é importante destacar que a capacidade de trabalhar em equipe é uma habilidade nobre e desejada pelas empresas, principalmente em ambientes mais colaborativos e de metodologia ágil.
Leituras do blog recomendadas:
– Seu local de trabalho está preparado para ser um ambiente colaborativo.
– Metodologia Ágil: processos focados em pessoas e resultados.
Habilidades necessárias para se trabalhar em equipe
Quando um grupo de pessoas precisa trabalhar unido em prol de um objetivo em comum como o BBB por exemplo, ao mesmo tempo que temos as vantagens de se contar com a cooperação e complementação de conhecimentos e experiências, também temos muitos desafios que demandam algumas habilidades, como:
Empatia: a capacidade de se colocar no lugar do outro, de criar a emoção ou o sentimento que sentiria se estivesse na situação em que o outro se encontra.
Liderança: uma equipe deve contar com um líder que passe confiança, segurança, inspiração e estímulo ao grupo.
Escuta ativa: saber compreender e interpretar o que está por trás daquilo que ouvimos.
Comunicação: não existe trabalho em grupo, em harmonia, sem comunicação clara entre os membros da equipe.
Flexibilidade: é preciso estar disposto a experimentar novas formas de agir e de ver as coisas.
Conseguimos perceber claramente cada uma das características elencadas acima nos brothers que alcançam melhor performance dentro do programa. Exatamente, por isso, as chamadas “plantas” não resistem até as semanas finais.
-
Decisões difíceis de forma rápida
“Eu preciso da sua resposta agora”! Esta é uma frase que ouvimos com bastante frequência dita pelo apresentador do BBB: Tadeu Schmidt, principalmente nas transmissões ao vivo. Afinal, o tempo no horário nobre da televisão custa muito, muito caro.
Isso acontece, na maioria das vezes, quando os brothers são pegos de surpresa para um voto ou uma decisão importante imediata. É cobrado deles um raciocínio e resposta muito rápidos.
Em alguns momentos, empresários e outros profissionais também se veem de frente à necessidade e à urgência de uma resposta rápida, sem tempo para o medo de falhar, sem tempo para as emoções e sem tempo para consultar outras pessoas como ocorre no BBB.
Escolhas são influenciadas pelas emoções
Quem mandar para o paredão, a pessoa que você tem menos proximidade ou a pessoa que pode garantir o seu futuro de forma mais tranquila dentro do confinamento?
As nossas escolhas são totalmente influenciadas pelas nossas emoções. Isso é algo inevitável e inerente à natureza dos seres humanos. Contudo, pesquisadores já desenvolveram algumas ferramentas.
Algumas delas são bastante eficientes, como a “matriz de decisão” e o “mapa mental”. Porém, não se aplicam a escolhas que precisam ser rápidas e urgentes. Afinal, esses métodos consistem, por exemplo, em listar suas alternativas, seus critérios de decisão e pontuá-los com diferentes pesos. Algo impraticável nos poucos segundos em os BBB’s que estão ao vivo.
Nesses casos, seja na TV ou na vida profissional real, a solução mais adequada é a prevenção, se abastecer com o máximo de informações possíveis, conhecer com antecedências as diversas possibilidades. Aliado a isso, praticar o autoconhecimento e o autocontrole emocional.
-
Aprender convivendo com o diferente
O confinamento imerso em um grupo de pessoas diversas como o do BBB, tem se mostrado uma ótima oportunidade para quem está disposto a aprender e a desconstruir tabus e preconceitos.
Não é raro vermos conversas sérias e importantes sobre questões raciais, de gênero e de sexualidade. Os participantes acabam criando laços, sentimentos que se sobrepõem aos seus preconceitos. Assim, observamos o efeito de se conhecer alguém além de seus rótulos e aparências.
Já existe prova científica que, quando esse tipo de relação acontece entre os colegas de trabalho dentro da empresa, a performance de todos melhora, os resultados alcançados surpreendem. Por isso, essa convivência e respeito pelo diferente deve ser estimulada aí no seu negócio.
Leituras do blog recomendadas:
– Diversidade nas empresas: quais as vantagens e como alcançá-la?
Como criar um ambiente diverso em uma pequena empresa
Quando falamos em diversidade nas equipes e o modelo de trabalho colaborativo, uma dúvida é comum entre os empresários que estão começando ou já lideram um pequeno negócio:
“Como posso aproveitar os benefícios de viver na diversidade e em um ambiente colaborativo se ainda estou começando e tenho uma equipe muito pequena ou não tenho um escritório?”
Para esses empreendedores uma solução perfeita são os espaços de trabalho compartilhado, os chamados coworking.
Leituras do blog recomendadas:
– Sala comercial ou coworking, qual a melhor opção para o seu negócio?
Como funciona um coworking
Um exemplo bastante interessante que já nasceu preparado para oferecer um ambiente colaborativo entre as empresas sediadas lá, além de valorizar a diversidade e estimular o neworking, é a Mango Tree, um coworking no Centro de São Paulo.
A Mango Tree conta com áreas de trabalho compartilhado, salas privativas de diversos tamanhos, salas de reunião com toda a infraestrutura para diferentes perfis de encontros profissionais e uma área de convivência com copa equipada, biblioteca e área para descanso ou refeições.
Aproveite que a Mango Tree oferece uma diária cortesia e agende um dia para viver essa experiência ou passe por lá para tomar um café e saber como podem ajudar a sua empresa a crescer.
Leituras do blog recomendadas:
– Dois anos de Mango Tree: conheça a essência que a faz um dos melhores coworking da cidade.